Marketing de Conteúdo e Finanças: qual a relação entre eles?

Marketing de Conteúdo e Finanças: qual a relação entre eles?

É muito comum que os profissionais de comunicação e marketing tenham grande habilidade com a oratória e a escrita. Geralmente, apresentam muito bem seus projetos e ideias, mas encontram dificuldade na hora de trabalhar com os números envolvidos, como na elaboração da verba necessária para as ações do departamento e no cálculo do retorno sobre o investimento, por exemplo.

A própria grade das universidades, especialmente na área de Comunicação Social, “foge” um pouco dos números, apresentando economia e finanças de modo mais superficial aos alunos. Aí, quando eles chegam ao mercado de trabalho e precisam provar que sua estratégia é a mais rentável para a companhia, sentem falta dessa base. Já aconteceu com você?

Veja um exemplo: com as equipes mais enxutas e a pressão por resultados, você está convencido de que o marketing de conteúdo é a melhor estratégia para aumentar a geração de leads na sua empresa de tecnologia e ainda reduzir os custos da área. No entanto, antes de colocar as ideias em prática, será preciso a aprovação da diretoria. E como provar que esse é o melhor caminho? Mostrando números, é claro!

Sem a evidência de resultados claros, as ações parecem vazias para a diretoria. Por isso, é preciso mostrar as vantagens do marketing de conteúdo: mostre o quanto será economizado em relação ao marketing tradicional, quantos leads serão captados e o impacto das ações na taxa de conversão e fidelização. Para te ajudar nessa tarefa, preparamos um infográfico completo com números que comprovam o resultado do marketing de conteúdo nas empresas de tecnologia. Baixe grátis aqui! 

Depois, com o plano de marketing de conteúdo em andamento, a equipe vai precisar monitorar os números e estabelecer relações de causa e efeito, criando cenários e buscando rotas alternativas quando necessário.

Por exemplo: se a ações geraram um ótimo tráfego para o site, mas a rejeição está alta, talvez seja necessário ajustar as palavras-chave escolhidas ou ainda utilizar palavras-chave de cauda longa para refinar os resultados das buscas. Ou ao contrário: o fluxo de visitas ao site cresceu menos do que o esperado, no entanto, a qualidade dos leads encaminhados para a equipe comercial aumentou e a taxa de conversão também. Pode ser que esse resultado seja mais interessante do que “bombar” o site e, com isso, vocês decidam manter a estratégia inicial.

Fique atento: para comprovar os resultados adequadamente, é fundamental saber quando medir o ROI do marketing de conteúdo, pois é um trabalho de longo prazo.

Como você viu, não é preciso ser especialista em finanças, mas saber ler e interpretar os números será um diferencial na sua carreira, conseguindo aprovar e conduzir projetos com mais facilidade.

Se você se identificou com a dificuldade em lidar com números, saiba que não está sozinho neste desafio! Importantes instituições de ensino já perceberam essa lacuna na formação dos profissionais de marketing e lançaram cursos interessantes como o Controladoria de Marketing (pós-graduação na FIA).

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