Como montar seu orçamento de marketing e aprová-lo?

Como montar seu orçamento de marketing e aprová-lo?

O marketing digital é, muitas vezes, negligenciado nas empresas de tecnologia. Alguns diretores não compreendem a importância de estar bem posicionado nos meios digitais e, por isso, não conseguem visualizar os benefícios que estes podem trazer para sua empresa em termos de vendas, visibilidade, valorização e confiança na marca, entre outros.

Infelizmente, essa é uma realidade bastante comum em empresas onde os diretores enxergam o setor de marketing somente como um um custo obrigatório e de retorno questionável. Isso acontece quando não se tem à disposição métricas precisas que comprovem a eficiência das estratégias, ou seja, não há uma visão clara do que tem dado certo e do que deve ser aprimorado.

É por isso que, em momentos de instabilidade econômica, o setor é um dos primeiros a sofrer cortes. Contudo, não dar a devida atenção aos canais digitais pode levar a empresa a uma série de prejuízos, como ser ultrapassada pela concorrência e muito pior, jogar tempo e dinheiro fora com estratégias ineficazes e caras.

Sem dúvidas, não faltam argumentos para convencer seu chefe a apostar no marketing digital e apresentar  um bom orçamento de marketing vai ajudar bastante. Para isso, confira este passo a passo  para elaborar seu orçamentos de marketing e aprová-lo:

#1 Defina seus objetivos: em primeiro lugar, é importante saber exatamente onde se quer chegar. Por isso, planeje bem toda sua estratégia de marketing digital, tendo em vista os maiores desafios da sua empresa no momento. Por exemplo, uma empresa que está começando a apostar no marketing digital, pode colocar como meta a implementação total da estratégia, enquanto empresas com maior experiência irão buscar maiores taxas de conversão, convertendo leitores em leads e leads em vendas. Traçar objetivos específicos, ambiciosos e, ao mesmo tempo, realistas e mensuráveis, é essencial para aprovar o seu orçamento de marketing.

#2 Defina o que será necessário para atingi-los: com as metas traçadas, será possível estabelecer o que será necessário para se alcançá-las. Talvez seja necessário fazer algumas mudanças estruturais em sua estratégia, por exemplo:

  • redefinir a persona da sua empresa;
  • sua linha editorial;
  • frequência e profundidade do conteúdo;
  • repensar as plataformas de atuação;
  • implementar uma série de otimizações em diversas frentes;
  • priorizar estratégias mais assertivas de acordo com o acompanhamento dos resultados;
  • contratar ferramentas como: plataforma de marketing digital, ferramentas de análise de resultados;
  • contar com parceiros especializados em projetos de inbound;

Para facilitar o investimento de acordo com as ações de marketing digital:

Sua empresa pode alocar seus recursos de acordo com  a eficácia das ações. Uma boa dica para fazer isso é seguir a regra do 70 – 20 – 10, que estabelece que 70% dos recursos devem ser destinados a ações já testadas e de eficiência comprovada; 20% para novas ações, ainda não testadas, porém relativamente seguras; e os últimos 10% ficam para ações mais inovadoras, estratégias com uma certa margem de risco, porém com perspectivas de retorno positivo. Contudo, para que essa medida seja bem aproveitada, é essencial que se disponha de métricas precisas e confiáveis para avaliar cada ação.

#3 Organize um cronograma de necessidades, projetos e previsões de desembolsos: após ter os objetivos traçados e as demandas para alcançá-los, é importante organizar essas necessidades em uma ordem cronológica. Em um cronograma é possível visualizar de forma clara e ordenada os passos a serem dados e uma expectativa de tempo para serem cumpridos, de forma a evitar períodos de ócio e também – muito importante – a sobrecarga da sua equipe.

#4 Elabore uma planilha de orçamento de marketing: tendo em mente os projetos planejados e a os custos estimados para a sua estratégia, chegou o momento de montar uma planilha do seu orçamento de marketing. Geralmente, os recursos direcionados às estratégias de marketing digital são distribuídos em 6 categorias:

  • Pessoas: salários e encargos do time
  • Mídia: patrocínio em sites de busca, publicidade, entre outros.
  • Serviços: contratação de parceiros, como agências ou free lancers.
  • Ferramentas: plataformas que automatizem seus processos, por exemplo.
  • Capacitação: investimentos na otimização do seu time.
  • Infraestrutura: equipamentos e outros recursos necessários.

Dessa forma, desenvolvemos para você uma planilha modelo gratuita para elaborar o seu orçamento de marketing. <ID122> Nela, estão simulados alguns gastos estimados de diversos exemplos de ações que podem ser postas em práticas por sua empresa. Assim, será possível analisar se o que foi estipulado no cronograma se adéqua ao orçamento de marketing e fazer alterações de acordo com suas possibilidades.

Seguindo essas dicas, você poderá montar um orçamento de marketing muito mais praticável e coerente. Nosso modelo de orçamento, com certeza, simplificará a visualização geral da sua estratégia e também facilitará sua aprovação e execução. Caso precise de ajuda para gerar mais leads em sua campanha de marketing digital, conte com a Motor de Conteúdo!

Independente do seu segmento, este é um tema cada vez mais importante para garantir a sustentação e o crescimento das empresa. Por isso, continue  acompanhando nosso blog para manter-se atualizado!

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1 Comentário em "Como montar seu orçamento de marketing e aprová-lo?"

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Visitante
7 meses 17 dias atrás

Interessante e direto ao ponto, obrigado

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