Como convencer seu chefe a manter o marketing digital no orçamento

Como convencer seu chefe a manter o marketing digital no orçamento

Em tempos de instabilidade econômica, é cada vez mais importante ser preciso sobre os investimentos de marketing frente às metas planejadas. Em meio à tantas ações de marketing digital, convencer seu chefe sobre as ações mais impactantes exige muita preparação e entendimento do assunto para ter bons argumentos, certo?

No momento econômico atual, você não está sozinho, as verbas de marketing estão encolhendo, porém, o mesmo não ocorre com as metas certp? Sim, nós sabemos! Por isso, estamos aqui para garantir que é sim essencial que se mantenha as ações de marketing digital.

São elas que irão auxiliar sua empresa de tecnologia a superar seus desafios e seguir melhorando seus resultados mesmo durante a crise. Mesmo com o orçamento de marketing apertado, os argumentos certos irão convencer até o mais cético dos diretores a manter os investimento em marketing digital na sua empresa. Confira:

#1 Investimento menor: quando pensamos em estratégias de marketing digital e marketing tradicional, o primeiro parâmetro de comparação que se tem é o financeiro. Segundo a pesquisa O Estudo do Inbound Marketing no Brasil 2015, o custo do lead é até 47% mais barato com inbound marketing, uma das estratégias digitais mais assertivas do mercado; e 62% das empresas entrevistadas citaram os valores como fator determinante na escolha da estratégia. Além disso, segundo a  DemandMetric, estrategias de marketing de conteúdo são até 62% mais econômicas os modelos tradicionais.

#2 É mais efetivo: o fato é que o as estratégias de marketing digitais exigem mais criatividade e esforço que dinheiro. Enquanto nos modelos tradicionais gasta-se altas quantias para atingir um grande grupo de pessoas, as estratégias digitais visam atingir a pessoa certa, no momento certo. Pense na seguinte situação: você precisa comprar um tênis de corrida para começar a fazer exercícios por conta própria. Você sai de casa em busca de um outdoor sinalizando uma grande promoção de calçados esportivos ou liga a televisão em busca de uma anúncio? Não, você faz uma rápida busca na internet e encontra exatamente o que quer, conteúdo relevante e útil para sua decisão.

Mas não se preocupe, você não está sozinho: segundo a comScore, cerca de 74% dos brasileiros pesquisam na internet antes de comprar qualquer produto. Talvez essa seja a razão de 82% dos profissionais de marketing que postam em blogs perceberem um ROI positivo. Portanto, se sua empresa busca um retorno positivo em suas ações, investir nas plataformas digitais é a solução ideal.

#3 É totalmente mensurável: é claro que, para convencer seus dirigentes a investir, ou manter seus investimentos nos meios digitais, suposições não serão o bastante e será preciso apresentar os retornos da estratégia. Nos modelos tradicionais, outbound marketing, é um desafio mensurar as resultados de sua estratégia e compará-los ao investimento feito. É impossível, por exemplo, dizer com precisão quantas pessoas matriculam seus filhos em determinada escola por causa de um comercial no rádio. Com marketing digital, porém, essa mensuração é muito mais simples, quase toda plataforma conta com ferramentas que permitem uma visão clara e objetiva dos resultados alcançados.

Resultados mensuráveis, além de ajudar no acompanhamento do rendimento do seus esforços e certificar-se de que a estratégia escolhida foi a melhor foi a melhor entre as opções disponíveis, também permitem constatar o que funcionou e o que  não funcionou em sua campanha. Dessa forma, pode-se antecipar-se a possíveis erros futuros.

#4 Marketing digital ajuda o time de vendas: estratégias digitais como o marketing de conteúdo são também aliadas do time de vendas. Desde o primeiro contato com sua empresa, o cliente em potencial passa pela jornada de compras. Nela, ele receberá conteúdo relevante e útil, aprendendo sobre a solução que sua empresa oferece e como ela pode ajudá-lo no dia a dia. Ou seja, o esforço do time de vendas é infinitamente menor, afinal, o contato é feito por um lead que já sabe que precisa da solução oferecida.

Segundo pesquisa da HubSpot, leads nutridos registram uma média de 20% de aumento em oportunidades de vendas. Além disso, o lead chega ao momento da compra mais consciente da sua solução e do seu negócio, certo de que está fazendo uma boa escolha e garantindo um ciclo de vendas mais rápido.

#5 Traz maior visibilidade: ubiquidade significa estar o tempo todo, em todos os lugares, onipresença. A Internet oferece essa possibilidade, permitindo expor sua marca em diferentes plataformas online, 24 horas por dia, o que é impossível nos modelos de marketing tradicional.

Tão importante quanto ser visto, é atingir clientes em potencial. Com marketing de conteúdo em sua estratégia de marketing digital, além de obter maior visibilidade, sua marca chegará até a pessoa certa. Para isso, é necessário saber com quem sua empresa deseja se comunicar. Um estudo detalhado sobre quem é seu público ideal, como se comporta, como interage, ajudará a desenvolver sua persona, um perfil fictício para o qual seu conteúdo será direcionado.

#6 Google exige conteúdo: já parou para pensar quantas vezes por dia você usa o google para procurar alguma informação? Sabemos que, segundo o próprio Google, o site recebe aproximadamente um bilhão de buscas diárias.

De acordo com a Chitika Insights, empresa especializada em pesquisas de mercado para o segmento de tecnologia, 33% dos cliques são direcionados às postagens que aparecem na primeira posição na página de buscas do Google. A segunda colocada recebe, em média, 17%.

Dessa forma, é incontestável o potencial de divulgação que o site de buscas oferece. Porém, ficar nas primeiras posições exige muito trabalho para consolidar sua marca como autoridade no assunto. O Google conta com um algorítimo inteligene que “lê” os conteúdos concorrentes, avaliando alguns pontos importantes para serem comparados. Assim, as publicações com melhor desempenho de SEO ficam com as melhores posições no rankeamento. Tire aqui algumas dúvidas de SEO e, com uma boa otimização de SEO com um bom marketing de conteúdo e leve sua empresa de TI ao topo.

#7 A empresa administra sua própria imagem: uma das vantagens de investir nos meios digitais, é que a empresa edita, com toda a liberdade, sua imagem em todos os canais nos quais atua, dificilmente há a interferência de terceiros.

Isso é extremamente positivo, especialmente, por permitir um contato direto com a audiência. Por exemplo, no caso French’s x Heinze, quando toda uma cidade boicotou os ketchups da Heinze. A empresa ignorou o boicote. Um posicionamento nas redes sociais, onde o assunto estava em alta, significaria conversar diretamente com seu público, aproximando-se dele. A empresa tinha à disposição todas as plataformas digitais para esclarecer dúvidas e amenizar a crise. Como não houve qualquer posicionamento, a crise cresceu a ponto de exigir intervenções da prefeitura local. 

#8 Possibilidade de combinar estratégias: um dos motivos para manter suas ações em marketing digital é possibilidade de convergência que o meio digital oferece. É impensável investir em diferentes plataformas de marketing tradicional. Em contrapartida, no digital elas funcionam melhor quando combinadas, sem pesar no seu orçamento de marketing.

Basta produzir conteúdo qualificado e, a partir daí, distribuí-lo por diferentes meios. Por exemplo, pode-se produzir conteúdo para blog, otimizar seu SEO para alcançar um melhor posicionamento no Google, ou até mesmo pagar por links patrocinados no site de buscas; além de divulgar nas redes sociais e e-mail marketing. 

Por fim, observe o que seus concorrentes estão fazendo para obter mais leads. Com certeza, sua empresa não pode ser passada para trás, não é mesmo? Então, use o marketing digital para estar um passo a frente e chegar primeiro até o cliente, e continue acompanhando nosso blog para mais informações! E se precisar de um parceiro em sua estratégia, conte com a Motor de Conteúdo!

 

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