Voice Search: uma estratégia para o marketing de conteúdo

Voice Search: uma estratégia para o marketing de conteúdo

Você já procurou um posto de gasolina em uma pesquisa por voz no celular? Ou então já conversou com o famoso aplicativo Siri (assistente pessoal da Apple) pedindo algum contato da sua agenda telefônica? Se passou por alguma situação semelhante, já tinha se imaginado fazendo uma busca desta forma há dois anos?

Há 6 anos, o Google liberou sua primeira pesquisa por voz, por meio browser do Google, o Chrome, em português. A mesma tecnologia foi disponibilizada para smartphones com 48 dialetos disponíveis. Mesmo com essa grande “revolução” não imaginávamos que, em tão pouco tempo, diversas tecnologias no mesmo formato, mas mais otimizadas, estariam disponíveis.

O fato é: vivemos uma nova era – principalmente no que diz respeito à informação. A maneira como as pessoas pesquisam informações online está mudando. Cada vez mais a pesquisa por voz em smartphones, tablets ou assistentes de voz – como dispositivos Alexa/Amazon Echo ou Google Home – está aumentando. A Siri é outro exemplo, que pode ser  seu melhor amigo se você estiver usando um dispositivo Apple.

Uma pesquisa publicada na Search Engine Land diz que por meio da Siri são realizadas mais de 1 bilhão de pesquisas por semana, e pelo Google aproximadamente 10% de todas as suas buscas são realizadas por meio da pesquisa por voz.

O que isso significa? Já é mais do que hora dos profissionais de SEO começarem a pensar sobre conteúdo de forma diferente.

Como você cria um conteúdo e estratégia de SEO para o novo formato de pesquisa?

Um novo mundo se apresenta para pesquisa

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(Fonte: Pixabay)

Percebemos que dispositivos móveis, smartphones e dispositivos inteligentes com assistentes digitais como Siri, Alexa e Assistente do Google estão invadindo nossas vidas. E essa nova forma de pesquisa torna mais fácil do que nunca que as pessoas simplesmente façam perguntas e obtenham informações que desejam.

Isso permite uma maneira mais natural de interagir com máquinas usando uma voz conversacional. A interconectividade entre vários dispositivos é uma parte interessante da tecnologia de pesquisa por voz. Você pode conferir um exemplo bem interessante aqui

É importante lembrar que todo o propósito dessas novas tecnologias é que o dispositivo forneça os melhores resultados. Para fazer isso, os dispositivos tentam encontrar peças de conteúdo facilmente identificáveis, curtas e relevantes para servir ao pesquisador.Uma tarefa complexa, mas que pode ser feita com muita qualidade, porém, para isso, antes da produção do conteúdo todas as etapas de pesquisa até o planejamento devem ser cuidadosamente trabalhadas.

O que as pessoas estão procurando?

De acordo com o Internet Trends Report 2016, as pessoas estão usando a busca por voz para pesquisas das mais variadas. Quando se pensa em SEO, é preciso  elaborar estratégias para a pesquisa por voz também

Um exemplo é otimizar as palavras-chave. Agora, elas não são mais apenas key-words. As palavras-chave no mundo da pesquisa por voz são long-tail +. O “plus” refere-se às frases conversativas que você precisa adicionar ao otimizar a pesquisa de voz conversacional.

Fique atento às perguntas feitas pelos seus clientes e potenciais clientes. Documentar  as palavras exatas que eles usam em uma pesquisa é muito relevante para construir uma estratégia de conteúdo por voz e garantir que a sua empresa seja encontrada com facilidade.

É um mundo novo para o SEO e toda sua estratégia de marketing digital! A pesquisa por voz está chegando com força e é hora de se preparar para manter-se competitivo. 

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