O que podemos aprender com o Agile Marketing?

Marketing Digital

O que podemos aprender com o Agile Marketing?

17 de julho de 2017

Não é nenhuma novidade que hoje em dia é primordial trabalhar com marketing de conteúdo, pois esse tipo de ação traz resultados positivos para as empresas. No Brasil cerca de 70% das empresas já utilizam marketing de conteúdo nas suas estratégias de marketing. O problema para algumas empresas é que, marketing de conteúdo dá resultado, mas de uma forma lenta. Uma maneira de ganhar resultados mais rapidamente e também, fortalecer a eficiência do time de marketing, para essas empresas que têm mais urgência, é passar a adotar estratégias de agile marketing.

O que é Agile Marketing?

Agile Marketing ou Marketing Ágil em português, nada mais é do que uma metodologia de marketing, que adota procedimentos ágeis para desenvolver os projetos de marketing. O principal objetivo dessa estratégia de marketing é alcançar resultados em curto prazo focando na experiência do usuário e na coleta e análise de dados, sendo essas duas características, os pontos mais fortes de toda essa estratégia.

A metodologia ágil teve origem com os programadores de softwares, que sentiam grande frustração em seguir o modelo de processo padrão, onde perdiam muito tempo na elaboração de seus projetos. Esses programadores desenvolveram então, uma metodologia que possibilitou que entregassem seus projetos de uma forma muito mais rápida e consequentemente, acabaram com a imagem de que TI era algo muito demorado, caro e cheio de problemas que nunca se resolviam.

Agile Marketing x Marketing Tradicional: principais diferenças

As estratégias do modelo de marketing digital tradicional traz muitos resultados para as empresas, como a estratégia de marketing de conteúdo por exemplo, que produz três vezes mais leads por cada dólar investido se comparado às empresas que não produzem conteúdo.

Mesmo assim, existem casos que mesmo com todos esses ganhos a longo prazo, é necessário adquirir resultados mais rapidamente e aí que adotar estratégias de agile marketing se tornam uma excelente opção. Essa metodologia também serve para aquelas empresas que não estão muito satisfeitas com os resultados obtidos com o marketing atual, e que ainda não conseguiram identificar o que estão fazendo de errado e aprender com esses erros.

Confira as principais diferenças entre o modelo tradicional e o modelo ágil na tabela abaixo.

Agile Marketing Marketing Tradicional
  • Pequenos testes com baixo investimento
  • Age principalmente sobre a ótica de dados mensurados 
  • Se comunica com um nicho muito menor de pessoas a partir dos dados recolhidos
  • Resultados obtidos de forma ágil
  • Investimento maior nas campanhas padrão
  • Se baseia  em análises do mercado em geral e não de suas próprias campanhas
  • Se comunica com um número maior de pessoas
  • Resultados positivos são obtidos porém com mais investimentos de tempo e dinheiro


Benefícios de adotar o Ágile Marketing na sua empresa

Muitos benefícios são adquiridos pelas empresas que implementam ações de agile marketing, sendo os principais benefícios:

  • Os projetos são mais curtos e possuem um ciclo rápido de aprendizado
  • A equipe de marketing se torna auto gerenciável, disciplinada, multidisciplinar adquirindo muito mais eficiência dentro da empresa
  • O time de marketing adquire capacidade de se adaptar rapidamente à mudanças
  • As estratégias das ações de marketing são definidas essencialmente pelas equipes internas
  • Os objetivos a serem alcançados se tornam mais claros e melhor definidos
  • A equipe de marketing adquire mais comprometimento com as metas do negócio
  • Os projetos podem sofrer ajustes em um período menor de tempo, o que permite uma espera menor na tomada de decisão de correção ou de ajuste de “rota”
  • A empresa e o time de marketing ganham um aumento significativo na interação com o cliente
  • A equipe de marketing adquire mais motivação  por saber que seu trabalho afeta diretamente os resultados do negócio

4 passos práticos para aplicar o Agile Marketing na sua empresa

Falado dos benefícios de adotar a metodologia ágil nos processo de marketing, você deve estar se perguntando como fazer isso na prática dentro de sua empresa. O marketing ágil se baseia em três premissas principais:

  • Testar: nessa etapa são feitos pequenos testes seja de campanhas, iniciativas ou projetos.
  • Aprender: nessa etapa ocorre uma análise dos dados obtidos com os testes anteriores e se separa aquilo que foi bem sucedido do que aquilo que não deu certo.
  • Efetivar: nessa etapa aquilo que foi bem sucedido nas etapas anteriores é efetivado e começa sua busca por ganho de escala.

Baseados nessas etapas, confira agora quatro passos práticos para implementar a cultura do agile marketing e conquistar resultados mais rapidamente.

1-  Comece a trabalhar com testes

É muito importante que os projetos passem por essa fase de teste. Normalmente o time de marketing realiza testes A/B em “sprints” de uma semana ou no máximo quinze dias. Os objetivos desses testes podem ser definidos conforme as necessidades da sua empresa. Por exemplo, podem ser feitos testes para descobrir como aumentar a taxa de leads ou a taxa de vendas dentro do seu site.

2- Analise os dados obtidos com os testes

Testar é muito importante, mas analisar os dados obtidos com esses testes é ainda mais. A análise de dados serve para identificar com precisão dores, problemas e oportunidades de determinado nicho de pessoas.É aconselhável que sejam feitas reuniões no início das manhãs e que seja passado rapidamente um relatório do que foi feito e identificado no processo anterior e que discutam o que será realizado a seguir.

3- Defina o que será feito a partir das análises

Após a análise de dados é a hora de definir estratégias com alta precisão em cima do que foi identificado. Para cada tópico identificado o time desenvolve metas para melhorar os problemas identificados, a experiência do usuário e aproveitar as oportunidades que surgiram. É importante que nessa etapa sejam definidos indicadores de desempenho (KPIs) para que cada ação possa ser medida posteriormente.

4 – Implementar os projetos e monitorar os resultados obtidos

Após definir as metas, é hora de implementar cada uma delas e monitorar os seus resultados com base nos KPIs definidos. É aconselhável que esse monitoramento seja feito com bastante cuidado e que não seja “abandonado” no meio do processo. Assim o desempenho de cada uma dessas ações poderá ser medido com precisão e o líder do time poderá identificar aquilo que realmente for promissor e partir para ganhar escala daquela ação.

Para as ações que não saírem como o esperado, podem ser efetuados novos testes e então, o ciclo se iniciará mais uma vez.  É importante que no final de cada “sprint” a equipe se reúna e discutam sobre o que foi aprendido e o que pode ser melhorado nas próximas ações. É aconselhável que nessa hora os resultados adquiridos sejam expostos e que sejam alinhadas as prioridades da empresa com base nesses resultados.

DICA BÔNUS:

As equipes precisam caminhar juntas com foco no mesmo objetivo!

Uma regra fundamental para o Agile Marketing funcionar é que as as expectativas, metas e objetivos estejam perfeitamente alinhados dentro do time de marketing. É preciso que haja comunicação e que tudo esteja claro para todas as pessoas do time, pois só assim terão condições de trabalhar com colaboração e contínua.
Mesmo que sua empresa já tenha resultados positivos com ações de marketing de conteúdo, o Agile Marketing pode otimizar e muito o time de marketing da sua empresa e garantir resultados mais rapidamente para o seu negócio. Ao adotar essa metodologia, não esqueça de definir prazos curtos para cada projeto e de incluir o cliente no centro do seu planejamento e de suas decisões. Esse conteúdo foi importante para você? Deixe seu comentário e torne essa troca muito mais valiosa!

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