O papel dos influenciadores digitais no marketing de conteúdo

O papel dos influenciadores digitais no marketing de conteúdo

Desde sua origem, o marketing de conteúdo tem ganhado cada vez mais espaço nas estratégias de marketing e, o que não faltam, são motivos para investir nele. Apenas no Brasil, aproximadamente 70% das empresas já utilizam Marketing de Conteúdo nas suas estratégias de marketing digital. A grande tendência do momento é que as empresas estão aliando essas estratégias à pessoas formadoras de opinião, conhecidas como influenciadores digitais.

Antigamente os influenciadores utilizados em campanhas publicitárias por grandes marcas, costumavam ser exclusivamente um grupo de pessoas escolhidas unicamente pela mídia, por meio de jornais, televisão, rádio e cinema. Acontece que os tempos mudaram! As pessoas que atuam como influenciadores atualmente, são especialistas em determinados temas e desta forma, são referência em assuntos específicos. Atualmente, um cidadão aparentemente “comum” têm o poder de influenciar milhares de pessoas por meio da internet.

Confira nesse post o que é o marketing de conteúdo e qual é o papel dos influenciadores no marketing digital!

Detectando influenciadores digitais

Os influenciadores digitais normalmente são pessoas comuns que se tornam “famosas”, atingindo um número gigantesco de seguidores em pouco tempo, graças à produção de conteúdo de alta relevância, divulgados em mídias sociais como o Instagram, Facebook, Twitter, Youtube e outros.

Normalmente esses influenciadores trabalham com um público-alvo específico. Este público costuma ser determinado naturalmente, pelos gostos e hábitos do próprio influenciador. Por exemplo: o público-alvo da Martha Gabriel é constituído na maior parte por homens e mulheres, que têm interesses em assuntos de marketing digital e mídias sociais. A Martha é reconhecida como influenciadora pela relevância dos conteúdos postados e por sua autonomia ao trabalhar com estes temas.

Veja que:

“O que o que determina um influenciador digital, não é ter um número gigante de seguidores apenas, mas sim, ser plenamente reconhecido pelo trabalho que ele realiza. É preciso ser referência naquilo que faz!”.

Para detectar o influenciador digital ideal para ajudar sua marca a tornar-se referência é preciso observar:

  1. O influenciador é reconhecido por seus seguidores pelo tipo de assunto que ele costuma tratar?
  2. Os posts ou vídeos do influenciador consegue despertar um alto nível de engajamento?
  3. Existe uma periodicidade nas suas publicações?
  4. Como é o envolvimento do influenciador nas mídias sociais? Ele está presente nas mídias em que os consumidores da sua empresa estão? As pessoas costumam compartilhar seus posts e citar seu nome quando abordam os mesmos assuntos que o influenciador?

Se bem utilizados, os influenciadores podem trazer muitos ganhos para a sua empresa. Veja como isso acontece no próximo tópico.

O impacto dos influenciadores digitais no marketing de conteúdo

Sempre foi comum utilizar formadores de opinião em campanhas publicitárias já que as empresas que o fazem geram muito mais resultados. Segundo o estudo “Celebridades Marcas e Consumo” realizado pela Ipsos 72% das mulheres se envolvem mais com o tema da campanha quando ocorre a utilização de algum influenciador.

O que mudou é que hoje os influenciadores digitais são tão utilizados quanto pessoas que atuam nas grandes mídias, como televisão, jornal ou cinema. Isso acontece porque os influenciadores costumam trabalhar com uma audiência muito mais específica e segmentada. Desta forma, algumas vezes, os influenciadores digitais, combinam muito mais com o público-alvo segmentado na campanha do que outra personalidade.

Atualmente a utilização dos influenciadores digitais já é bastante comum e, em alguns casos, os próprios influenciadores, são também empreendedores e desta forma, eles têm utilizado sua influência digital para promover seus negócios. Por exemplo a Tesla: seu principal influenciador Elon Musk é também um dos co-fundadores da empresa. Elon é reconhecido nos assuntos de inovação e admirado pelas pessoas que acompanham suas redes sociais. Isso impacta positivamente a empresa, pois gera uma alta proximidade com a marca e a rotina de Elon.

O impacto de utilizar pessoas que são admiradas por ser uma referência nas ações de marketing de conteúdo do mesmo segmento em que a empresa atua, gera muito mais credibilidade perante o público-alvo do que alguém que não entende do assunto e conquistou a fama por outros motivos.

Confiança é tudo! As pessoas escolhem seus influenciadores por acreditarem no seu trabalho e quando uma marca alia a confiança depositada no influenciador à determinada campanha, isso faz com que o consumidor passe a confiar naquilo que a marca está dizendo por meio do influenciador.

Fique atento!

Pontos de atenção na hora de escolher um influenciador para suas campanhas:

Na hora de escolher o influenciador para suas campanhas de marketing digital, verifique:

  • O influenciador atende o mesmo público que você quer alcançar?
  • Os valores propostos por sua empresa e os valores do influenciador são os mesmos?
  • As mesmas mídias sociais em que o influenciador atua são as mesmas que os consumidores da sua empresa?
  • Os temas abordados pelo influenciador têm haver com o negócio ou com a marca da sua empresa?

Outro ponto importante que deve ser avaliado na hora de escolher um influenciador é:

  • Você e sua empresa estão dispostos a ouvir o que o influenciador tem a dizer?

Lembre-se que ele também conhece o público escolhido e deixar com que ele tenha liberdade criativa nas campanhas pode ser muito benéfico para sua empresa. Analisar esses pontos é muito importante para acertar na escolha do influenciador.

Exemplo: se sua empresa é do setor de tecnologia, analisando os pontos citados acimas, é fácil encontrar influenciadores em potencial. Como por exemplo Cezar Taurion que atua nesse ramo desde a década de 70 e têm grande reconhecimento nos assuntos envolvendo tecnologia da informação.

Utilizar marketing de conteúdo, oferecendo assuntos do interesse de seus consumidores e utilizar o influenciador certo para divulgá-lo, traz muitos ganhos para sua empresa. Confira no próximo tópico.

Benefícios de utilizar influenciadores digitais.

Agora que você já sabe a importância dos influenciadores e como escolhê-los, veja como isso impacta os resultados da sua empresa.

OS principais benefícios gerados pela estratégia de utilizar influenciadores digitais associados ao marketing de conteúdo da sua empresa são:

  • Maior visibilidade do seu conteúdo;
  • Credibilidade envolvendo as ações da sua marca;
  • Aumento do faturamento;
  • Reconhecimento no mercado como referência nos produtos e serviços oferecidos;
  • Maior engajamento com seus consumidores;
  • Proximidade entre seus consumidores e sua empresa;
  • Aumento da popularidade da sua marca.

Agora que você sabe a importância dos influenciadores digitais, não deixe de avaliar a utilização deles na hora de definir suas estratégias de marketing de conteúdo!

marketing de conteúdo calendario publicações

Veja Também:

Ter o melhor conteúdo não garante o melhor resultado: o segredo está em como usá-lo! “Conteúdo é rei”. Uma expressão bastante utilizada na área de marketing, é provável que você já tenha ouvido falar nela por aí. Com a evolução tecnoló...
Marketing para startups: organize seu conteúdo com calendário editorial Todo profissional de que trabalha com marketing para startups já deve ter se deparado com algumas dúvidas na hora de preparar conteúdo e publicá-lo. Q...
Executivos de marketing ainda estão desconectados, segundo pesquisa Existe um contraste surpreendente entre como os profissionais de marketing digital dedicam seu tempo livre, verba e recursos criando conteúdo versus o...
Marketing de conteúdo com foco em dispositivos mobiles O marketing de conteúdo, tem sido aplicado cada vez mais por empresas de diversos tipos, como por exemplo: startups de tecnologia, consultórios na áre...

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

wpDiscuz