Marketing de conteúdo + SEO: garantindo um e-commerce de sucesso

Marketing de conteúdo + SEO: garantindo um e-commerce de sucesso

O setor de e-commerce vem crescendo muito no Brasil. Segundo dados divulgados pelo E-bit no relatório WebShoppers, em 2016 o setor arrecadou R$ 19,6 bilhões e obteve um crescimento de 5,2% em relação ao ano de 2015.

Para desfrutar desses resultados, as empresas de e-commerce do país têm investido cada vez mais em estratégias de marketing de conteúdo, utilizando key words e ações de SEO.  Desta forma, garantem um posicionamento nos primeiros lugares nos motores de busca, obtém mais tráfego orgânico e se destacam perante à concorrência.  

Aproximadamente 67% das empresas de e-commerce têm aplicado estratégias de marketing de conteúdo. E-commerces que aliam a produção de conteúdo com estratégias de SEO, têm alcançado as primeiras colocações nos motores de busca e com isso, têm conseguido participar das estatísticas de crescimento no país.

Confira nesse post, os benefícios de adotar ações de marketing de conteúdo e SEO no seu e-commerce!

Compreendendo o SEO e sua importância no e-commerce

Pode se dizer que estar entre os primeiros lugares no Google, é uma das maiores ambições das empresas que investem em marketing digital atualmente. Mas simplesmente ter um bom site, não garantirá que seu e-commerce esteja nessas posições.

Para alcançar essas posições, é preciso que seja efetuado também, um planejamento com ações estratégicas focadas para alcançá-las. É nesse momento que entra o papel do SEO.

SEO é a sigla que representa Search Engine Optimization (em português: otimização para mecanismos de busca) e pode ser definido como, um conjunto de técnicas que possuem como objetivo otimizar um determinado site, para obter melhores resultados orgânicos do Google.  A estratégia de SEO para e-commerces vai muito além da utilização de key words. É preciso ter uma estratégia muito bem definida para se fortalecer no mundo online.

Utilizar ações de SEO é essencial para ganhar destaque perante à concorrência, garantir uma maior visibilidade no meio digital, ganhar mais leads e assim, obter crescimento no negócio e consequentemente garantir um maior faturamento para o seu negócio.

Sendo assim, quanto mais houver investimento em SEO em determinado e-commerce mais otimizado ele será e quanto mais otimizado ele for, mais facilmente ele será encontrado pelo seu consumidor ao efetuar buscas no Google e aí está o ciclo do sucesso.

E-commerce: os benefícios das estratégias de SEO + marketing de conteúdo

O consumidor atual têm buscado cada vez mais informações na internet, antes de tomar suas decisões de compra e  90% das pessoas que utilizam o Google em suas pesquisas, clicam apenas em resultados que aparecem na primeira página do mecanismo.

Com o objetivo de influenciar estes consumidores na decisão de compra, muitas empresas têm adotado marketing de conteúdo em suas estratégias de SEO. Segundo os dados do SEO Trends 2017 84,7% das empresas que utilizam estratégias de SEO adotam o marketing de conteúdo.

Sabendo disso, os e-commerces que adotarem marketing de conteúdo de forma eficiente aliados à suas estratégias de SEO, terão chances de garantirem o primeiro lugar nos motores de busca e automaticamente gerar muito mais vendas

Isso acontece porque o site que estiver em primeiro lugar nas pesquisas do Google adquire cerca de 33% do tráfego todo para si, enquanto o site que estiver em segundo lugar fica com apenas 18% e assim por diante, diminuindo gradativamente a cada posição.

Quais são os principais ganhos para o seu e-commerce ao investir em SEO?

  • gerar mais tráfego orgânico
  • gerar tráfego qualificado
  • gerar uma maior credibilidade da sua marca no mercado


É importante que no seu
e-commerce suas estratégias de SEO estejam diretamente ligadas a uma boa estratégia de marketing de conteúdo. Suas estratégias devem priorizar qualidade e relevância nas informações divulgadas, com o objetivo de sanar as dúvidas de seus clientes, da melhor forma possível.

Desta forma seu site poderá entregar aquilo que seus clientes procuram, no momento que eles precisarem e consequentemente, fidelizar esses clientes, fazendo com que escolham produtos e serviços do seu e-commerce na decisão de compra.

Conhecendo a importância e os benefícios dessas práticas, confira cinco dicas no checklist que preparamos, para o seu e-commerce produzir conteúdo com foco em fortalecer seu SEO.

Checklist: produção de conteúdo para fortalecer o SEO do seu e-commerce

1- Dê a importância que seu conteúdo merece: seu conteúdo é muito mais poderoso do que você imagina, ele têm a capacidade de informar e educar, proporcionar entretenimento e também vender. Utilize esse poder a seu favor. Produza conteúdos estratégicos focando em temas que resolvam as dores de seus clientes.

2 – Defina key words relevantes: suas key words devem ser definidas com base no que suas personas costumam pesquisar. Lembrando que investir parte de seu planejamento em key words de cauda longa ajudam a ganhar um tráfego mais qualificado. Ferramentas podem te ajudar no planejamento dessas key words como o planejamento de key words do Google.

3 – Atenção ao definir os títulos de seus conteúdos: o título é uma das primeiras coisas que o Google avalia na hora de determinar sobre o que o conteúdo trata. Na hora de definir um título lembre-se de inserir a key word, descrever algo sobre o produto para convencer seu público a clicar e buscar não passar do limite de corte de caracteres do Google.

4 – Cuidado com o tempo de abertura de suas páginas: o tempo de abertura de sua página, é um dos principais pontos que o Google avalia na hora do seu ranqueamento. Sem contar que cada segundo perdido na hora de abrir uma página do seu e-commerce pode acarretar em prejuízo. Adquira o hábito de sempre se preocupar com o tempo de abertura de suas páginas e esteja sempre em busca de ações para otimiza-lo.

5 – De olho nas imagens: utilizar imagens deixa o conteúdo mais atrativo e prende a atenção do leitor, além de ser uma ótima ferramenta para expor os produtos do seu e-commerce, mas é preciso ter cuidado. Busque tornar suas imagens leves, pois isso implicará em uma diminuição no tempo de abertura dessas imagens. Outra ação importante ao lidar com imagens é torná-las rastreáveis, aplicando códigos para que o Google entenda o que aquela imagem representa.

Adotar ações de SEO + marketing de conteúdo nas estratégias de marketing digital do seu e-commerce requer muito trabalho e dedicação, mas definitivamente proporciona bons resultados.

Gostou do post? Deixe seu comentário e torne essa troca de informações mais valiosa!

marketing de conteúdo calendario publicações

Veja Também:

Marketing para startups: organize seu conteúdo com calendário editorial Todo profissional de que trabalha com marketing para startups já deve ter se deparado com algumas dúvidas na hora de preparar conteúdo e publicá-lo. Q...
O papel dos influenciadores digitais no marketing de conteúdo Os influenciadores digitais estão transformando a maneira como as empresas podem se aproximar do seu público-alvo. Um relatório feito pela agência We...
​Como gerar leads para empresas de tecnologia Confira aqui 4 dicas para gerar mais leads para a empresa de tecnologia No inbound marketing, para alguém comprar um produto ou contratar um serviço ...
Ter o melhor conteúdo não garante o melhor resultado: o segredo está em como usá-lo! “Conteúdo é rei”. Uma expressão bastante utilizada na área de marketing, é provável que você já tenha ouvido falar nela por aí. Com a evolução tecnoló...

Deixe um comentário

1 Comentário em "Marketing de conteúdo + SEO: garantindo um e-commerce de sucesso"

avatar

Sort by:   newest | oldest | most voted
Suzana
Visitante
10 meses 9 dias atrás

Meu site é mais relacionado para notícias, o mesmo sistema que usa no SEO e-commerce é usado para um site de notícia?

wpDiscuz