No Marketing de Conteúdo, o mais importante é o engajamento

No Marketing de Conteúdo, o mais importante é o engajamento

É comum que, para mensurar os resultados de seu blog, muitas empresas de tecnologia utilizem os números de acessos, visualizações, curtidas e seguidores nas redes sociais. Porém, se basear somente nestes dados é bastante vago. Não é possível, a partir desse tipo de analise, avaliar a eficácia de uma ação no seu objetivo final, por exemplo: gerar leads.

Segundo a pesquisa Redes Sociais nas Empresas Brasileiras 2015, 49% das empresas com atividade em comunicação digital investiram nas redes sociais em 2015. A mais procurada foi o Facebook. Esse tipo de ação é bastante eficiente no trabalho de divulgação da marca. Contudo, números de acessos, curtidas e seguidores tem muito pouco a dizer sobre a qualidade do relacionamento entre a marca e o visitante. Afinal, quem clica em curtir, ou abre um link, não está necessariamente interessado em comprar o seu produto ou serviço.

Dessa forma, o marketing de conteúdo é a estratégia ideal para criar engajamento entre sua empresa de tecnologia e seu público. Além de ser mais econômico e lucrativo, o inbound marketing permite uma métrica mais transparente e confiável dos seus resultados. Veja, passo a passo, como incrementar o engajamento no seu blog:

#1- Conheça seu público: é essencial mapear a buyer persona que você quer atingir com seu conteúdo. Somente investir em divulgação em massa é levar o nome da sua empresa para pessoas desinteressadas e que descartarão a marca imediatamente.

#2- Ofereça qualidade: depois de alcançar o seu alvo, é hora de alimentá-lo com material qualificado. Seu cliente é, sobretudo, um indivíduo que tem vontade própria e objetivos de vida particulares. Ou seja, ele está preocupado com seus próprios interesses, não com sua empresa. Para atrair sua atenção, sua empresa deve seduzir o cliente, oferecendo o que ele precisa para conquistar seus objetivos.

#3- Divulgue: não adianta, porém, ter um material de qualidade se ninguém o lê, não é mesmo? Depois de conhecer o sua persona e produzir um conteúdo voltado a seus interesses, é a hora de fazê-lo chegar até ela. Criatividade e convergência com o modelo tradicional de marketing podem ser uma grandes aliadas para o sucesso do seu inbound marketing.

#4- Meça seus resultados: agora que você conhece seu público, produziu um conteúdo direcionado a seus interesses e o fez chegar até ele, é o momento de medir seus resultados. Essa medição pode ser feita não somente por números de curtidas, seguidores, ou acessos. É possível conferir quantos visitantes voltam a acessar o blog da sua empresa, mensurar pelos comentários do blog ou das redes sociais como vai o relacionamento entre o público e a marca e também calcular a taxa de rejeição, ou seja, quando as pessoas entram no seu blog e saem rapidamente.

Assim, é mais interessante investir em um conteúdo de qualidade, direcionado a um público segmentado e interessado, do que na divulgação massiva para um público disperso e indiferente. Um conteúdo qualificado e bem distribuído gera mais leads, engajamento e, portanto, resultados para sua empresa.

Veja Também:

Marketing para startups: organize seu conteúdo com calendário editorial Todo profissional de que trabalha com marketing para startups já deve ter se deparado com algumas dúvidas na hora de preparar conteúdo e publicá-lo. Q...
O papel dos influenciadores digitais no marketing de conteúdo Os influenciadores digitais estão transformando a maneira como as empresas podem se aproximar do seu público-alvo. Um relatório feito pela agência We...
​Como gerar leads para empresas de tecnologia Confira aqui 4 dicas para gerar mais leads para a empresa de tecnologia No inbound marketing, para alguém comprar um produto ou contratar um serviço ...
Ter o melhor conteúdo não garante o melhor resultado: o segredo está em como usá-lo! “Conteúdo é rei”. Uma expressão bastante utilizada na área de marketing, é provável que você já tenha ouvido falar nela por aí. Com a evolução tecnoló...

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

wpDiscuz