Executivos de marketing ainda estão desconectados, segundo pesquisa

Executivos de marketing ainda estão desconectados, segundo pesquisa

Existe um contraste surpreendente entre como os profissionais de marketing digital dedicam seu tempo livre, verba e recursos criando conteúdo versus o que os consumidores esperam.

Conforme o marketing digital foi evoluindo com o decorrer dos últimos anos, os profissionais de marketing ainda estão em busca do tom adequado para produzir conteúdo de impacto para os consumidores.

Por isso, a NewsCred organizou um estudo, onde conversou com mais de 1000 profissionais de marketing de empresas como IBM, Verizon, JPMorgan Chase, MasterCard e Intel para o 2016 #ThinkContentSummit. A partir da pesquisa, foi possível examinar diferenças comportamentais entre o marketing e o desejo do usuário.

Profissionais de marketing também são consumidores!

Consultando a audiência: buscando uma segunda opinião

Ainda que 17% dos profissionais de marketing visitem o site de uma marca antes de fechar um negócio, 64% checam fontes de fora, que não fazem parte da marca, como fóruns, opiniões de usuários, entre outros. Isso significa que as marcas devem focar menos em conteúdo essencialmente comercial, e explorar informações que impactem na decisão de compra e ajudem os consumidores a decidir.

Análise de usuários: 64%
Site da marca: 17%
Canais sociais: 10%
Mídia e publicações: 5%
Blogs: 4%

Pesquisando antes de fechar um grande negócio

De acordo com a pesquisa, apesar da rotina atribulada, 97% dos profissionais de marketing dedicam ao menos uma hora para pesquisa antes de fechar uma grande compra. Com diferentes consumidores o comportamento também é similar.

2-4 horas: 46%
5-7 horas: 22%
11+ horas: 15%
8-10 horas: 14%
1 hora ou menos: 3%

Sai o velho, entra o novo – mas calma, leva tempo

Há tempos se escuta: “Conteúdo é o rei”. Ainda assim, segundo a NewsCred, a maior parte dos profissionais de marketing insistem em alocar sua verba majoritariamente em mídias tradicionais.

No entanto, quando os mesmos profissionais assumem a condição de consumidores, o que eles buscam é conteúdo, de preferência atrelado à opinião de outros consumidores.

Mais  27% dos profissionais afirmaram estar aplicando a maior parte da sua verba em conteúdo, e o número tende a crescer ainda mais.

Marketing tradicional: 45%
Conteúdo: 27%
SEM/SEO: 14%
Social: 10%
Display: 4%

Aplicando recursos para criar o conteúdo certo!

Ainda que alocando a maior parte da verba para marketing tradicional, os profissionais de marketing consultados gastam 32% de seu tempo criando conteúdo para blog. É hora de pensar como consumidores, e produzir conteúdo voltado para a persona!

Conteúdo para blog: 32%
Marketing do produto + estudo de cases: 30%
Conteúdo publicitário: 15%
Conteúdo para mídias sociais: 14%

Por isso, em sua estratégia de conteúdo, mantenha o consumidor em primeiro lugar!  Porque ao fim do dia, profissionais de marketing são consumidores também. Para gerar impacto e criar campanhas realmente efetivas, é preciso se colocar no lugar do receptor.

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