Como fazer conteúdo se transformar em em resultado na minha empresa?

Como fazer conteúdo se transformar em em resultado na minha empresa?

Esta pergunta ronda a mente da maioria dos profissionais de marketing das empresas de tecnologia. Você também a faz constantemente, não é mesmo? Não resta dúvida de que implementar uma estratégia de marketing de conteúdo neste setor é fundamental. Nós mesmos já falamos aqui no blog sobre os sinais que tornam urgente a adoção de conteúdo de qualidade para esta indústria. Conectar pessoas às soluções de forma simples e atrativa é sem dúvida um desafio enorme no setor de tecnologia.

Agora, dado que o marketing de conteúdo já é prioridade na sua empresa, o que você e seu time devem fazer para que ele gere resultados? Como fazer do conteúdo uma fonte de aumento de tráfego no seu site, de geração de leads qualificados e de fidelização dos seus clientes?

Este desafio demanda que cuidados especiais sejam considerados na hora de colocar o conteúdo na rua.

Em primeiro lugar, é fundamental ter uma estratégia de conteúdo formalizada, com metas claras, foco e audiência bem definidos e frequência de publicação. Segundo a pesquisa B2B Content Marketing 2014, desenvolvida pelo Content Marketing Institute (CMI) com 270 empresas B2B de tecnologia da América do Norte, ter uma estratégia de conteúdo bem definida aumenta drasticamente a confiança. Das empresas que contam com esta estratégia, 62% afirmam que os resultados e os conteúdos são muito efetivos.

Feito o primeiro passo, você deve reunir o time e, de posse do perfil das suas personas, escolher os canais por meio dos quais o conteúdo será distribuído. O blog corporativo é fundamental para trazer tráfego para o seu site: de acordo com estudo feito pela HupSpot , blog é o método número 1 para aumentar o tráfego do site, segundo 25% dos respondentes.

Junto ao blog, você pode utilizar as redes sociais e email marketing, além de campanhas online para promover as palavras-chave. Ao utilizar estes canais, segmente a base de contatos: enviar o conteúdo para a pessoa certa, no lugar certo é essencial. A pesquisa do CMI mostra um número significativo sobre o Linkedin: 97% das companhias respondentes, independente do tamanho, usam esta plataforma para distribuição do conteúdo. Em segundo lugar vem o Twitter, com 92%. A efetividade destes dois canais fica em 63% e 55%, respectivamente.

Pronto, você atingiu a sua audiência com conteúdo valioso, utilizando o melhor canal de comunicação com o seu público. Agora, você tem leads! E estes leads não podem ficar falando sozinhos, certo? É hora de fazer a nutrição destes leads. Significa que você deve estabelecer um diálogo com cada pessoa que teve a atenção atraída pelo seu conteúdo, e enviar mais conteúdos relevantes. E aqui entra também a jornada de compras.

Conteúdo e resultado

Resultado do conteúdo

Para cada etapa da jornada de compras da sua solução, envie conteúdos de níveis diferentes. Conteúdos que promovam aprendizagem atraem a atenção, servem como isca. Na sequência, alimente seus leads com conteúdos que promovam o senso de urgência, para ele tomar consciência do problema. Por fim, faça a nutrição com conteúdos que falem dos benefícios de ter uma solução que resolva o problema dele, para ajudá-lo na tomada de decisão. Cases de sucesso são muito bem vindos nesta última etapa da jornada!

Legal, agora você já tem ótimos conteúdos, para as pessoas certas, por meio do melhor canal para estas pessoas e já estabeleceu um diálogo com seu público. É hora de medir os resultados! Meça, analise, identifique pontos de melhoria e pontos de sucesso. Ajuste o que for preciso, e continue focando na sua estratégia de conteúdo. Venha bater um papo conosco e saiba mais sobre como produzir excelentes contéudos para seu público, e conectar pessoas às suas soluções de tecnologia!

 

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