Calendário editorial – o que é, sua importância e como fazer

Calendário editorial – o que é, sua importância e como fazer

Para que seja eficiente e gere resultados satisfatórios, toda estratégia de marketing de conteúdo começa com um bom planejamento. E é nesse momento de organização em que é identificada a necessidade de se possuir um calendário editorial.

Dentro da realidade corporativa, onde o dia a dia agitado interfere no planejamento e organização de conteúdo, o calendário editorial é peça chave na otimização do tempo de todo o time de marketing. Mas antes de mais nada, vamos começar do ínicio.

O que é um calendário editorial?

O calendário editorial possui função vital na organização e alinhamento de conteúdo. É a partir dele que podemos estruturar todos os conteúdos que serão publicados, definindo o dia da publicação no blog, em qual rede social será divulgado, qual etapa do funil de vendas e persona o conteúdo será orientado, quais palavras-chave serão utilizadas, entre outras informações.

Em suma, o calendário editorial é um método de organizar toda a produção do seu marketing de conteúdo. Da redação até a data de publicação, todas as informações importantes deverão constar no seu calendário. Só assim para que a sua estratégia de conteúdo não sofra com oscilações, tanto em frequência de postagens como nos resultados gerados.

Por que elaborar um calendário editorial?

A partir do momento em que a estratégia de marketing de conteúdo é adotada, se torna obrigatória a nutrição do blog da sua empresa, certo? Mais do que isso, é de extrema importância manter a periodicidade do blog e possuir mais de um conteúdo publicado semanalmente, para garantir um bom rankeamento do seu site nos motores de busca.

Agora imagine o seguinte: um time está encarregado de cuidar do blog, pautas, redes sociais, e-mail marketing e afins. Sem o calendário editorial, fica quase impossível acompanhar o que cada pessoa está fazendo, qual conteúdo foi publicado, o que está pendente ou quem está produzindo no momento. É por conta desses desencontros que surgiu a necessidade de possuir um calendário editorial para acompanhar de perto o marketing de conteúdo das empresas.

Para ficar ainda mais claro, confira alguns pontos que mostram a importância de se possuir um calendário editorial:

  • Facilidade em organizar a produção

Uma das maiores dificuldades ao não possuir um calendário editorial é a falta de organização das pautas. Por exemplo: a partir do momento em que a estratégia de marketing de conteúdo é implementada, é preciso orientar os conteúdos conforme a etapa do funil de vendas, para que assim a sua empresa tenha conteúdo adequado para cada tipo de visitante. Com o auxílio do calendário, fica muito mais simples organizar e fazer esse tipo de orientação.

  • Visão única de todos os conteúdos

Se o seu marketing é composto por apenas uma pessoa, o calendário editorial é perfeito para organizar a produção de conteúdo. Caso o seu time de marketing conte com mais de duas pessoas, o calendário, além de servir como forma de organizar o conteúdo, também é uma maneira de unificar todas as informações úteis para o seu time.

  • Otimização do tempo

Na correria diária, ir atrás de informação pode atrasar – e muito – a produção de conteúdo. Tanto no blog, quanto nas redes sociais e e-mail marketing, unificar as informações em um único lugar torna mais fácil o trabalho de toda a equipe de marketing. Essa também é uma maneira de melhorar a produtividade de todo o time e, consequentemente, aumentar os resultados da estratégia.

  • Organização de ideias

O calendário editorial é o lugar perfeito para adicionar e discutir sobre as novas ideias para a produção de conteúdo. Sugestão de pauta e briefing dos conteúdos são pontos importantes que você pode incluir no seu calendário, facilitando assim no desenvolvimento dos materiais.

Como fazer um calendário editorial?

Antes de mais nada, é preciso encontrar a ferramenta ideal. Você pode, por exemplo, utilizar de planilhas online para criar o seu calendário editorial. Outra maneira é utilizando do Google Calendário, onde os dias, meses e datas importantes já estão presente. Caso você queira optar por uma plataforma mais completa e com maior capacidade organizacional, o Trello pode ser uma boa escolha.

Após a escolha da melhor ferramenta, chegou o momento de organizar o conteúdo. No entanto, não existe uma fórmula universal de estruturar o calendário editorial para o marketing de conteúdo, mas alguns tópicos são de extrema importância para que não apenas os redatores, mas toda a equipe de marketing tenha uma visão ampla da estratégia de conteúdo. Os tópicos são:

  • Título
  • Formato
  • Persona
  • Etapa do funil de vendas
  • Status
  • Palavras-chave
  • Data de publicação

Com o passar dos dias, sua equipe irá perceber a necessidade de incluir outras informações no calendário, e isso é ótimo! Cada equipe terá a sua prioridade e maneira de planejar o marketing de conteúdo. Diante disso, nada melhor do que organizar conforme a realidade do seu time de marketing.

Com o auxílio do calendário editorial, você conseguirá otimizar todo o seu time, aumentando os resultados gerados pelo marketing de conteúdo. Comece agora a organizar e produzir seus conteúdos, e caso precise de uma ajuda, entre em contato com a gente. 😉

calendario-publicacoes-marketing-de-conteudo-1

Veja Também:

Marketing para startups: organize seu conteúdo com calendário editorial Todo profissional de que trabalha com marketing para startups já deve ter se deparado com algumas dúvidas na hora de preparar conteúdo e publicá-lo. Q...
O papel dos influenciadores digitais no marketing de conteúdo Os influenciadores digitais estão transformando a maneira como as empresas podem se aproximar do seu público-alvo. Um relatório feito pela agência We...
​Como gerar leads para empresas de tecnologia Confira aqui 4 dicas para gerar mais leads para a empresa de tecnologia No inbound marketing, para alguém comprar um produto ou contratar um serviço ...
Ter o melhor conteúdo não garante o melhor resultado: o segredo está em como usá-lo! “Conteúdo é rei”. Uma expressão bastante utilizada na área de marketing, é provável que você já tenha ouvido falar nela por aí. Com a evolução tecnoló...

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

wpDiscuz