Ter o melhor conteúdo não garante o melhor resultado: o segredo está em como usá-lo!

Ter o melhor conteúdo não garante o melhor resultado: o segredo está em como usá-lo!

“Conteúdo é rei”. Uma expressão bastante utilizada na área de marketing, é provável que você já tenha ouvido falar nela por aí. Com a evolução tecnológica, o acesso global à internet e às redes sociais, o fato é que hoje qualquer pessoa é capaz de criar conteúdo. Mas, e conteúdo de qualidade, será que é fácil de produzir?

Em um mercado cada vez mais competitivo, as marcas que se destacam são aquelas que acrescentam valor à experiência do cliente e, neste quesito, a produção de conteúdo é definitivamente, protagonista. Entretanto, não se trata simplesmente de ter qualidade, mas também em saber dar o direcionamento certo para cada conteúdo produzido. E é aí que o inbound marketing entra na história.

A seguir, veja algumas dicas de como melhorar, tanto a qualidade como a distribuição dos seus conteúdos!

Defina a persona

Antes de mais nada, vale ressaltar o que traz qualidade para um conteúdo: o seu desenvolvimento pensado para a persona que se pretende atingir. Ela representa a personificação de um cliente ideal da sua empresa, e deve ser definida ainda na etapa de planejamento da estratégia de inbound marketing. Com base em pesquisas de mercado e análise de dados, você compreende as necessidades e interesses do seu cliente e se torna muito mais assertivo na hora de criar conteúdos relevantes para ele.

Pense como a sua audiência

Na hora de criar um conteúdo, pare alguns minutos e se coloque no lugar da audiência. Pergunte a si mesmo: o que o seu público ganharia com este conteúdo? Ele é útil para eles? Existe alguma informação relevante que possa ajudar a resolver os seus problemas? Respondendo essas questões, você consegue criar materiais mais atrativos e que podem motivar um maior engajamento do público.

Conteúdo multimídia

Se a maioria das empresas já faz conteúdo, está aí a sua chance para diversificar as formas de se comunicar com seus públicos. Em vez de escrever um artigo para blog, por exemplo, por que não optar por um vídeo no Facebook? A ideia é sempre trabalhar diferentes formatos na hora de publicá-los, não esquecendo, é claro, de alinhar a estratégia para atingir a sua persona. Outra dica é não replicar a mesma coisa em todas as redes sociais. Cada plataforma possui um perfil específico de público e de conteúdo, por isso, variar é a palavra-chave.

Objetivo claro e definido

Melhores resultados na qualificação de leads, vendas, retorno sobre investimento etc. Para produzir um conteúdo de qualidade é fundamental que você tenha em mente qual é a finalidade dele. Assim, com um bom planejamento, você garante que ele chegue até o consumidor, e que isso aconteça no momento mais apropriado.

Quando falamos em métricas, estamos nos referindo a vários indicadores que comprovam se a sua estratégia de inbound marketing está trazendo resultados ou não. Entenda: não adianta colocar em prática todas essas ações se você não tiver um norte de como direcionar os conteúdos para seus respectivos públicos. É como se não existisse conteúdo de qualidade sem uma estratégia de inbound, e da mesma forma o contrário.

Depois de entender o que é, de fato, um conteúdo de qualidade, confira o e-book onde falamos sobre a relação entre inbound marketing e marketing de conteúdo. É só clicar aqui!

 

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