Por que marketing de conteúdo é realmente importante?

Por que marketing de conteúdo é realmente importante?

A Internet é composta de conteúdo e você sabe disso! Pense, você está continuamente lendo coisas, assistindo vídeos, olhando fotografias, imagens e passando por slides, em vários sites e blogs.

Mesmo os motores de busca estão rastreando de forma contínua, indexando e classificando páginas que contêm conteúdo para você. Então, basicamente tudo na Internet, é sobre conteúdo ou marketing de conteúdo.

Isso quer dizer que os conteúdos não só se tornaram “passatempo” de quem está online, mas também um novo formato de marketing para as empresas conquistarem clientes e venderem seus produtos. Afinal, assim como o mundo não é mais o mesmo, as pessoas que fazem parte dele também não e, dessa forma, possuem exigências e experiências específicas.

Exatamente por esse motivo, as marcas e as empresas precisam aumentar seus esforços de marketing de conteúdo para envolver, inspirar e converter. Mas, calma que já vamos explicar melhor sobre isso!

No mundo digital acelerado de hoje, o marketing de conteúdo é o coração do marketing. Quando se trata de aumentar a conscientização da marca, conectar-se com seu público-alvo, criar confiança e mostrar sua autoridade, não há método mais poderoso.

Mas antes de aprofundar, vamos explorar um pouco.

(Fonte: Giphy)

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo abrange uma abordagem de marketing estratégico focado na criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público-alvo claramente definido. Resumindo: o marketing de conteúdo é a criação e compartilhamento de conteúdo – artigos, vídeos, white papers – que é relevante para o seu público-alvo.

Mas, claro, não é simplesmente produzir um material e jogá-lo na internet. Tem todo um estudo de campo antes. Um dos objetivos centrais do marketing de conteúdo é posicionar a marca no mercado, por meio do conteúdo online, como forma de atrair e reter clientes.  

Esse conteúdo disponibilizado varia de acordo com o que a empresa oferece. Uma empresa de eventos empresariais, por exemplo, deve procurar colocar conteúdo adaptado a um público corporativo e relevante.

O marketing de conteúdo inspira confiança

“O conteúdo ajuda seu público a confiar em você”. Com isso, é fácil ver como o marketing de conteúdo impulsiona as vendas. Simplesmente por tranquilizar os consumidores, um conteúdo bem colocado pode destacar sua marca em um mercado com tantas opções.

Com as tecnologias digitais em constante evolução, nunca houve mais oportunidades para que marcas e empresas tomassem novos rumos, obtendo novas perspectivas, com conteúdo inovador e inspirador.

E tem mais, o marketing de conteúdo é a chave principal para conquistar os clientes – ou seja, ele deve ser parte da estratégia da comunicação para quem deseja alavancar a marca e obter ainda mais sucesso. Veja bem alguns motivos:

#1 Até 2020, os smartphones representarão 50% de todos os dispositivos globais. Até 2018, mais de 75% dos usuários do Facebook irá acessar a plataforma a partir de um dispositivo móvel. A entrega de conteúdo otimizado para dispositivos móveis de qualidade aos seus clientes irá assegurar o sucesso a longo prazo.

#2 De acordo com um estudo da Audience Network, a publicidade nativa dominará o celular até 2020, tornando-se uma busca essencial para aumentar o tráfego hoje, amanhã e além. Precisamente 70% dos consumidores gostam de aprender sobre os produtos por meio de conteúdo!

#3 84% dos consumidores digitais dizem que confiam mais nas opiniões online quanto nas recomendações pessoais.

#4 A as empresas que usam automação de marketing para liderar leads tem uma média de aumento de 451% em leads qualificados. Com tantas plataformas para usar redes sociais e e-mail marketing para conteúdo interativo, a capacidade de automatizar os esforços é essencial.

Por que eu preciso entender a importância do marketing de conteúdo?

É por meio do implacável (contanto que seja bem definido) marketing de conteúdo que você aumenta a sua visibilidade sem invadir os espaços pessoais das pessoas. É a sua estratégia de marketing de conteúdo que coloca seu conteúdo em locais estratégicos para que as pessoas possam acessá-lo quando eles realmente precisam acessá-lo.

Empresas como Coca-Cola e IBM  têm divisões completas cuidando de suas estratégias de marketing de conteúdo. É constante o investimento na geração e transmissão de conteúdos que incentivam o envolvimento dos leitores.

Com essas lições, é possível ver que é o seu esforço de marketing de conteúdo que traz as pessoas – seu público-alvo e clientes – para o seu site voluntariamente. Você fornece conteúdo que os leva ao seu site. Quando eles chegam ao seu site, eles têm uma idéia clara do que eles estão procurando e do que você está oferecendo.

Mesmo que eles cheguem ao seu site sem ter informações suficientes sobre sua marca, a pesquisa e o conteúdo que eles encontram em seu site, acaba por melhorar significativamente sua taxa de conversão.

Isso realmente significa alguma coisa, ou é apenas uma buzzword legal?

Marketing de conteúdo significa muito – mesmo que muitas agências e empresas estejam fazendo sem estratégias, ele ainda é o melhor caminho para conquistar seu público-alvo e para se manter à frente da concorrência. Vamos te dar um exemplo:

O Google agora classifica sua empresa pelo valor que seu conteúdo fornece e a qualidade das recomendações e links de volta que o valor encoraja. Não é mais sobre ajustes e truques. Publique conteúdo de alto valor e disponibilize-o o mais facilmente possível através de vários canais.

Aumente seu envolvimento em redes sociais e sites para que sua marca possa estar relacionada ao conteúdo que você associe. Você vai ver que todo o processo de otimização de mecanismo de pesquisa tornou-se um subconjunto da sua estratégia global de marketing de conteúdo.

(Fonte: Giphy)

Mas, de fato, o marketing de conteúdo ajuda a alcançar os objetivos?

Se você estiver fazendo da forma correta, sim, ele ajuda – e muito! Em um post sobre A Better Lemonade Stand, o fundador Richard Lazazzera e o vice-presidente Ross Paul destacaram um estudo da Demand Metric, que mostrou que o marketing de conteúdo:

 

  • Pode gerar 3x mais leads do que o marketing tradicional
  • Custos 62% menos do que o marketing tradicional
  • Constrói mais confiança, com 70% dos consumidores sentindo uma conexão mais próxima com a marca – resultado de conteúdo personalizado.

 

Os benefícios do marketing de conteúdo são abundantes: ele constrói a visibilidade da marca nas pesquisas, eleva a consciência da marca entre os consumidores e reduz os custos de aquisição de seus clientes. Muitas marcas alcançaram um tremendo crescimento e sucesso, apoiando-se em seu marketing de conteúdo.

Este é o caso, por exemplo, da empresa ContaAzul, que é uma empresa de gestão e controle financeiro de corporações. Os investimentos e marketing de conteúdo geraram o triplo de visitantes do que tinham antes de investir. O resultado? 300 mil visitantes e 4 mil leads mensais em seu blog. Eles produziam 12 artigos por mês, todos otimizados com o padrão Search Engine Optimization (SEO).

A MRV Engenharia também obteve bons resultados no investimento em marketing de conteúdo – com 12 artigos por mês. Foram quase 100 mil leads apenas no primeiro mês. O trabalho foi feito em parceria com uma agência terceirizada, que criou toda a estratégia de marketing de conteúdo.

E quais são os benefícios do marketing de conteúdo?

Criar uma estratégia de marketing de conteúdo não só ajusta sua equipe para o sucesso, mas pode causar um impacto positivo na linha de fundo da sua empresa. Aqui estão três dos inúmeros benefícios que você pode esperar encontrar para ver sua empresa crescendo com o marketing de conteúdo:

#1 Uma boa estratégia de marketing de conteúdo define a quantidade de conteúdo que deve ser produzido, onde deve ser publicado, e quando, além da estratégia para criar conteúdo de metas.

Isso significa que sua equipe tem um cronograma e não precisa começar do zero em cada conteúdo que eles criam. Assim, eles criam peças de de forma mais eficaz.

#2 Quem investe em marketing de conteúdo experimenta 7 ou 8x mais tráfego do site do que os que não usam a estratégia. O conteúdo valioso que atrairá seus clientes começa com uma estratégia definida de marketing de conteúdo.

#3 Sua empresa pode ter melhores rankings de mecanismos de pesquisa graças ao conteúdo focado. A criação de conteúdo de qualidade especificamente para o público pretendido aumenta o tráfego para seu site, o que melhora a autoridade e a relevância do seu site.

(Fonte: Giphy)

E na prática, como funciona o marketing de conteúdo?

Vamos ao princípio: é importante definir com precisão os objetivos que deseja alcançar através do marketing de conteúdo. É um fato estabelecido de todo o negócio que quer vender e ser reconhecido.

As técnicas clássicas de marketing  nem sempre conseguem os resultados desejados e acabam tornando-se ineficazes. Então qual é a solução?

  • Conhecer o seu público é essencial

Inicie uma pesquisa de mercado para conhecer seu público e desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo direcionado. É extremamente necessário saber quem é o seu público e que tipo de conteúdo os atrai.

Informações como idade, sexo, preferências, localização, entre outros detalhes irá ajudá-lo a descobrir canais que são mais relevantes para sua campanha de marketing de conteúdo. Sim, as redes sociais, por exemplo, possuem público específicos divididos até entre título socioeconômico.

Só depois disso, você pode criar uma estratégia de marketing de conteúdo altamente relevante. Então vamos lá:

  • Mantenha-se relevante e versátil

Um dos propósitos da pesquisa de mercado é entender o tipo de conteúdo que seu público pode gostar. Seus visitantes esperam receber informações simples, interativas e relevantes sobre seus produtos e serviços.

Além disso, você tem que pensar além de criar conteúdo escrito. As pessoas atualmente gostam de receber informações na forma de vídeos, webinars, infografia e whitepapers. Certifique-se de que seu conteúdo aborda de forma abrangente os problemas que seu público está buscando resolver.

  • Esteja atento a sua identidade

Não tente fugir muito dos seus valores, muitas empresas tentam se adaptar a formatos que não combinam com a verdadeira identidade delas. O ideal é desenvolver conteúdo e estratégias de marketing que sejam, de fato, a ‘cara’ da sua marca.

Como uma das ferramentas mais eficazes de marketing, o marketing de conteúdo concentra-se em chamar a atenção de potenciais clientes, fornecendo informações valiosas. Seu conteúdo é sua identidade na internet. Faça com que pareça atraente. Se quiser podemos te ajudar a aplicar essa estratégia à sua marca. Fale conosco!

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