Por que a curadoria de conteúdo se tornou tendência?

Por que a curadoria de conteúdo se tornou tendência?

Está na hora de pensar com cuidado na estratégia de marketing digital, levando em conta a realização de curadoria de conteúdo. Ainda mais em um cenário onde a produção tanto para blogs como para redes sociais atinge números assombrosos.

Como posicionar-se e chamar a atenção entre tantas opções de informações?

A cada segundo no mundo:

2,8 milhões de e-mails enviados

10 novos vídeos no Youtube

25 textos postados em blogs

Fonte: Go-Globe

A curadoria é sua melhor grande aliada na batalha diária por mais visualizações!  

O estudo In News We Trust”, feito em 2018 pela Teads, empresa especializada em soluções publicitárias, entrevistou 16 mil pessoas, sendo duas mil no Brasil sobre seus hábitos de consumo de notícias e a relação com as fake news. O levantamento apurou que, mundialmente, a disseminação de notícias falsas aumentou em 75% a probabilidade de procurar notícias em sites de qualidade. Já aqui no País esse número chega a 90%.  

Percebeu como as pessoas têm dúvidas em quais conteúdos confiar e assim procuram cada vez mais canais de credibilidade? Então, um blog corporativo e também as redes sociais de uma empresa podem ser uma fonte de informação fiel.  

A matemática é simples:

Conteúdos já existentes vindos de veículos conhecidos que é aprimorado, editado e postado + a transparência pela qual a empresa é conhecida =  confiança no que é publicado

Por isso a curadoria de conteúdo está em alta.  

# A realidade da produção de conteúdos hoje

“Você é o que come”, segundo o nutricionista Victor Lindlahr. E como a alimentação de uma pessoa ajuda a definir sua saúde, o mesmo pode ser dito do que ela tem acesso quando assunto é informação. A comparação não é novidade, tanto que o escritor Clay Johnson já fez esse paralelo no livro A Dieta da Informação.

A mensagem é clara: quem consome conteúdos rasos, mal construídos e até mentirosos possui uma maior chance de não formar um senso crítico profundo e presente.

O volume de conteúdos disponíveis também ajuda a confundir ainda mais o consumidor. Segundo Johnson, inclusive, o contato sem propósito com o acúmulo de informação pode resultar em ansiedade e perda de tempo.

O fato é que quem constrói conteúdo tem uma falsa percepção que é uma ação fácil, levando a uma queda na qualidade. Sim, vivemos em um mundo social onde todos têm voz, mas isso leva a textos que não dizem nada, cheios de erros de português.

Quantas vezes você já não se deparou com eles? E é justamente disso que uma estratégia voltada para resultados precisa fugir. É necessário focar em conteúdo de qualidade.  

# Por que investir em curadoria de conteúdo?

Investir em curadoria ajuda a sua persona a não se sentir perdida entre tantos conteúdos. Por exemplo, uma empresa que faz um software para a área logística pode ‘curar’ notícias que mostrem os rumos do governo sobre esse assunto como tributação e fretes.  

Já um escritório de contabilidade pode falar sobre o futuro e os desafios da profissão de contador, como também dar dicas de aplicativos que ajudem na organização e planejamento das finanças. Os materiais sobre esses assuntos publicados por canais da área são fartos!

Confira, abaixo, outros 4 motivos:  

  • Constrói relacionamentos com influenciadores do mercado: A curadoria de conteúdo digital quebra o gelo. Citar pessoas que sejam importantes para o negócio e provocá-las a dar uma resposta é uma porta de entrada para troca de contatos e futuras parcerias;
  • Economiza tempo: Se sua equipe é enxuta e você precisa de volume de conteúdo, então a curadoria é realmente uma solução, já que ela leva menos tempo para ficar pronta. Mas exige tanta atenção quanto a criação de conteúdo;
  • Amplia o conhecimento: Uma marca não pode ter especialistas para todos os assuntos relacionados ao seu nicho. Mas com a curadoria, é mais fácil produzir materiais que levem os mais diversos conhecimentos à persona;
  • Melhora o tráfego do site: De acordo com dados da pesquisa Content Trends, empresas que publicam mais de 12 conteúdos por mês geram o dobro de tráfego em seu site.

Agora que você já sabe porque a curadoria está em alta e os motivos para investir nesse tipo de conteúdo especializado, conheça mais sobre os conceitos de curadoria de conteúdo e também a como construir conteúdo curado na prática!

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