Pare de gastar tempo com curadoria de conteúdo!

Pare de gastar tempo com curadoria de conteúdo!

Não perca mais horas do seu dia fazendo curadoria de conteúdo. Saiba como a tecnologia pode auxiliar a sua empresa neste caso!

Você já deve ter pesquisado no Google sobre curadoria de conteúdo e certamente já se deparou com inúmeros benefícios, e encontrou dezenas de artigos que elogiam as vantagens que a curadoria pode trazer para o universo da produção de conteúdo.

De fato, este processo pode até pode economizar um tempo muito significativo para aqueles que se beneficiam dela. Mas, em contrapartida, se não for utilizada da maneira correta, ela pode também não economizar tempo algum. Afinal, um dos maiores desafios é a pesquisa das fontes e das informações.

Em um oceano de informações disponível na internet, não é tão fácil encontrar o que se deseja, e, se não for feito uma grande pesquisa de dados e informações, você pode estar apenas replicando mais um conteúdo, e replicar conteúdo não é fazer curadoria. Não basta apenas fazer a curação, mas saber como fazer curadoria! E como obter qualidade sem gastar muita energia?

Graças à tecnologia isso agora é possível. Já parou para pensar que muitas das redes de mídia social que você está utilizando agora pode oferecer tudo o que você precisa para fazer, com qualidade, a curadoria de conteúdo? Continue lendo o post que você vai entender e conhecer ferramentas que vão te auxiliar neste processo.

Como a Tecnologia Facilita a Curadoria de Conteúdo

Com a enorme quantidade de conteúdo e informações disponíveis online, pode ser uma tarefa monumental selecionar o conteúdo que funcionará para sua empresa específica. Depois de ter encontrado o conteúdo relacionado que você precisa, você terá que descobrir quais são os mais valiosos para destacar e compartilhar da maneira mais eficaz possível. Afinal, você terá que tornar o conteúdo selecionado seu de alguma forma, de modo que seja útil para o seu negócio!

Isso geralmente não é tão simples quanto apenas escolher o conteúdo. Envolverá também a análise, a avaliação do conteúdo e a garantia de que o que você escolheu é realmente relevante para seus negócios e leitores. E é aí que a utilidade da tecnologia para a curadoria de conteúdo entra em cena.

As ferramentas de curadoria de conteúdo são ferramentas on-line criadas especificamente para fazer este trabalho. Eles ajudam você a reunir postagens da mesma categoria a partir do seu próprio site e de outros sites relacionados ao seu nicho. Tudo o que você precisa fazer é criar uma conta com qualquer uma dessas ferramentas e inserir as palavras-chave relevantes do seu nicho. Essas ferramentas irão reunir e organizar os sites mais relacionados e as postagens relevantes relacionadas aos seus tópicos, nas quais você tem a opção de compartilhá-los.

Se você está planejando curar conteúdo em um nível profissional, existem algumas ferramentas de software eficazes disponíveis on-line que podem ajudá-lo a encontrar rapidamente histórias relevantes para seu público e gerenciar grandes quantidades de fluxos de dados. Entre essas ferramentas estão o ContentEngine, o Flipboard, o Feedly, o Pearltrees e o Trapit!

  • O ContentEngine é uma ferramenta premium criada para facilitar a curadoria. Nós selecionamos a ferramenta nos seguintes critérios, a saber: características, utilidade e facilidade de uso. O ContentEngine centra-se no conteúdo legal, científico e econômico e oferece às empresas todas as funcionalidades essenciais de que necessitarão para efectivamente a organização do conteúdo. O ContentEngine licencia seu conteúdo exclusivamente para serviços de pesquisa profissional baseados em assinatura que também inclui aplicativos de Inteligência Artificial e oferece mais de 300 títulos (publicações) para usuários, razão pela qual a distribuição de conteúdo é estritamente controlada.
  • O Flipboard é uma ferramenta de curadoria de conteúdo que agrega conteúdo de mídias sociais, feeds de notícias, sites de compartilhamento de fotos e outros sites. Ele permite que os leitores “folheiem” os artigos, imagens e vídeos que estão sendo compartilhados e vem em um formato de revista onde os usuários podem salvar e compartilhar histórias em seus sites. Flipboard é gratuito, mas requer registro. Em março de 2016, a empresa afirma ter curado cerca de 28 milhões de fontes.
  • Feedly é uma ferramenta de curadoria e sugestão de conteúdo paga. No entanto, os usuários podem experimentar qualquer um dos seus planos gratuitamente por 14 dias. Basta pesquisar um tópico e começar a encontrar conteúdos e artigos interessantes e relevantes sobre esse tópico. O Feedly vem com uma funcionalidade de compartilhamento que facilita a publicação de histórias interessantes no seu site ou perfis de mídia social. A Feedly faz a curadoria de conteúdo de mais de 40 milhões de fontes e fornece apenas o melhor conteúdo para os leitores.
  • O Trapit é outra ferramenta de curadoria de conteúdo eficaz e abrangente para empresas que oferecem descoberta, curadoria e publicação de conteúdo para canais da Web e de mídia social por meio de seu aplicativo da web. O Trapit faz a curadoria de fontes de texto e vídeo e oferece ferramentas integradas de análise e agendamento de mídia social.
  • Pearltrees é outra ferramenta gratuita de curadoria de conteúdo que possibilita que você organize, explore e compartilhe tudo o que lhe interessa. Sendo uma ferramenta visual e colaborativa, permite aos usuários arrastar e organizar URLs coletados em coleções e sub-coleções para seus leitores. . Ele também vem com uma funcionalidade bidirecional que permite aos usuários sincronizar suas contas com o Twitter e o Facebook, onde podem transmitir links compartilhados ou tweets.

A curadoria de conteúdo realmente é uma ótima maneira de manter seu site super ativo, já que você consegue coletar o máximo de informações relacionadas ao seu negócio e nicho sem precisar construir o conteúdo do zero.

Com essas ferramentas apresentadas acima, você pode trabalhar muito mais com conteúdo criativo e pode usar essas postagens para impulsionar ainda mais o seu negócio e fornecer ao seu site os mesmos níveis de exposição para o público-alvo. Se você está determinado em metas de longo prazo para o seu negócio, as ferramentas para curadoria de conteúdo são de grande ajuda e facilitarão as coisas para você.

Se você realmente deseja começar a fazer curadoria na sua empresa, mas não está tão certo sobre quais ferramentas ou técnicas funcionariam melhor fale conosco. Estamos à disposição para te ajudar!

Veja Também:

Dificuldade para conseguir entregar conteúdo especializado em tecnologia? Se você, em suas pesquisas pela web, passasse por uma agência especializada em conteúdo sobre tecnologia, saberia reconhecê-la? Pois é, a gente te ent...
Pessoal de e-commerce: ATENÇÃO para 7 tendências dos próximos anos Seu e-commerce está preparado para os desafios que se encontram no caminho nos próximos anos? Para que não haja surpresa nesta trajetória, listamos p...
No mar de dados, você oferece conteúdo que conecta ou é só mais um? Construir um conteúdo que conecta significa produzir conhecimento original, relevante e especializado. Não existe fórmula mágica para encantar consu...
Seis passos para criar a estratégia de marketing de conteúdo Pode não parecer tão simples, mas a estratégia de produção de conteúdo para o digital se resume em seis principais passos. Há quem imagine que market...

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

wpDiscuz