O impacto do marketing de conteúdo nos aplicativos

O impacto do marketing de conteúdo nos aplicativos

Você já se perguntou como fazer para que o seu aplicativo seja percebido e que o usuário prefira de utilizá-lo em meio a tantos outros? O marketing de conteúdo pode ser a solução! Ao adotá-lo nas estratégias de marketing da empresa, os profissionais de marketing adquirem um poderoso aliado no crescimento dela.

O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais poderosas no marketing digital e pode ser seu principal aliado na hora de fazer com que seu aplicativo seja reconhecido afinal, o download de aplicativos é algo bem comum no Brasil. Uma pesquisa revelou que 94% dos brasileiros já baixou algum app no seu celular.  

Veja que:

Uma matéria publicada no início do ano destacou que o Brasil encerrou o ano de 2016 em 19º lugar no ranking mundial em downloads na app store, com um tempo gasto pelos brasileiros em aplicativos de 110 bilhões de minutos.

Esse tempo foi calculado contando apenas os smartphones Android e já mostra um grande potencial do mercado de apps no Brasil. Veja que compras em aplicativos já são realidade para 59% dos consumidores conectados e esse número vem crescendo ano após ano.

Como você tem se comunicado com seus consumidores e seus potenciais clientes? Você têm aproveitado esse tempo gasto em aplicativos para instruí-los? O marketing de conteúdo pode te ajudar a aproveitar esse tempo de utilização do usuário e garantir bons resultados para sua empresa.

Confira nesse post o papel dos aplicativos na sociedade atual, a importância do marketing de conteúdo e como implementá-lo nos seus apps.

O papel dos aplicativos na vida das pessoas

Desde que surgiram, por volta de 2007, os aplicativos têm ganhado cada vez mais espaço na vida das pessoas.  Uma pesquisa mostrou a frequência com que as pessoas baixam apps é alta, 47,6% dos entrevistados disse que a última vez que baixou um aplicativo, foi há mais de um dia e menos de um mês.

Existem aplicativos com diversas funcionalidades e por isso, são usados para diferentes atividades no decorrer do dia a dia. Pode se dizer que existem aplicativos para tudo que se possa imaginar e se não existe, provavelmente já deve estar em processo de desenvolvimento. Existem aplicativos de:

  • Saúde: como o Daily Yoga onde as pessoas podem escolher entre três tipos de treinamentos de 10 a 20 min de atividades por dia;
  • Finanças: nesse aplicativo é possível citar o Money Care que controla contas pagas, a pagar e em atraso, além de configurar um pagamento automático para elas;
  • Redes sociais: como por exemplo o Linkedin e o Facebook;
  • Música: alguns apps podem inclusive ser pagos mas também disponibilizam uma versão gratuita, como o Spotify por exemplo.

Eles ganharam o mundo sendo de grande utilidade na rotina das pessoas e isso proporcionou o surgimento de novos caminhos para serem explorados pelas empresas. O fato é que os aplicativos estão sendo cada vez mais usados nas estratégias de negócio das empresas.

Caso de sucesso

O setor bancário, que é bastante tradicional, também aproveitou a onda dos apps para se modernizar. Bancos e cooperativas de crédito, como o Banco do Brasil, Sicredi, CEF, entre outros, desenvolveram apps e tiveram muito sucesso!

Atualmente, os clientes dessas instituições não precisam mais se dirigir até suas agências para fazer simples atividades, como pagar um boleto ou fazer uma transferência.

Essas empresas além de proporcionarem comodidade para seus clientes, conseguiram reduzir despesas ligadas ao atendimento e focar em ações mais estratégicas. Por exemplo atualmente, para um cliente bancário que faz todas as suas operações simples do seu smartphone, tende a ir até sua agência apenas em casos especiais, como fechar um seguro ou consórcio, entre outros.

O grande desafio não é fazer com o seu aplicativo seja o app escolhido na hora de fazer o download, mas sim, torná-lo indispensável na rotina do consumidor. Afinal, quantos apps que estão no seu celular você realmente utiliza? Ou até mesmo, quantos apps você já baixou e deletou sem usar? É nesse momento que o marketing de conteúdo faz toda diferença. Entenda isso melhor no próximo tópico.

Entenda como o marketing de conteúdo faz toda a diferença nos seus aplicativos

O modelo de marketing mudou. As empresas que ainda hoje, simplesmente “jogam” seus produtos e serviços “na cara” do consumidor e não buscam entender se ele tem interesse ou não em ver aquela propaganda naquele momento, não têm mais o mesmo resultado que costumavam ter antigamente. Isso acontece porque o aumento do acesso à informação, deixou o poder da tomada de decisão em suas mãos e com isso, o consumidor se tornou muito mais seletivo do que era antigamente.

A fim de conquistar o consumidor, as empresas mudaram suas estratégias de marketing tradicionais e adotaram o que denominamos de Inbound Marketing. As três premissas do Inbound Marketing são:

  • Entender quais os tipos de conteúdo seus consumidores se interessam;
  • Entender qual o melhor lugar para oferecer esse conteúdo;
  • Entender qual o momento correto para oferecer cada tipo de conteúdo.

Se o conteúdo oferecido por sua empresa for interessante e estiver disponível no momento e canal adequados, seus consumidores se relacionarão muito melhor com a informação divulgada e por fim, terão uma interação muito maior com o seu negócio. Quanto maior for a interação entre seu aplicativo e seus clientes, mais fieis eles se tornarão à sua empresa.

Com o aumento da fidelidade à sua marca e ao uso do seu aplicativo, sua empresa adquire resultados muito positivos, como:

  • Aumento nos downloads do seu app;
  • Avaliações positivas na App Store e no Google Play;
  • Aumento do compartilhamento dos conteúdos envolvendo sua marca nas mídias sociais;
  • Maior confiança na sua marca e nos produtos oferecidos por ela.

Esses são apenas alguns exemplos dos benefícios gerados para sua empresa, ao aplicar marketing de conteúdo, mas em resumo, se sua empresa deseja crescer esse é o caminho. O marketing de conteúdo traz resultados, mas antes de começar com essa estratégia é preciso planejar.

Veja que:

A melhor maneira de mostrar para seus clientes a importância dos seus apps na vida deles, é criar conteúdos a fim de educá-los cada vez mais sobre os assuntos mais importantes relacionados aos apps. Por exemplo: um aplicativo de banco deve buscar educar seus clientes na área financeira enquanto um app de um software especializado em gestão deve buscar educar seus clientes nas áreas de gestão.

Com as ações de marketing de conteúdo, seus aplicativos ganham a confiança dos seus clientes e garantem um lugar especial na rotina de cada um deles. Comece agora a organizar e produzir seus conteúdos, e caso precise de uma ajuda, entre em contato com a gente.

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