Construindo uma estratégia de SUCESSO de marketing de conteúdo com seu time interno

Construindo uma estratégia de SUCESSO de marketing de conteúdo com seu time interno

Ser visto para ser lembrado. Pode-se dizer que esta é uma boa máxima para nortear o inbound marketing e a tão necessária presença digital. E para ser visto – na vitrine do Google e das mídias digitais – sua empresa precisa de marketing de conteúdo, aliás, muito conteúdo!

Certamente há quem pense fazer marketing de conteúdo é tarefa simples, basta escrever. Publicar posts no blog da empresa, e pronto: a presença digital está garantida. Também há quem pense que tomar medicamentos sem a orientação de um médico especialista é normal, assim como fazer dieta sem o direcionamento de um nutricionista. Algum resultado – inicial e superficial – até pode acontecer, mas não se sustenta por muito tempo.

Então se sua empresa já faz marketing de conteúdo, sem o acompanhamento de especialistas, é provável que os resultados estejam abaixo do esperado. E se você ainda não faz, não caia nessa armadilha. Contar com o conhecimento de um especialista é fundamental.

Mas você não quer contratar um fornecedor para fazer os conteúdos para sua empresa. Pretende fazer tudo internamente, com o time de marketing e demais colaboradores. Afinal, eles conhecem tudo sobre o seu negócio, não é mesmo?

A Motor de Conteúdo é especialista em marketing de conteúdo para empresas de tecnologia e pode ajudar você a colocar em prática um processo “bem redondinho” de produção de conteúdo com seu time interno.

# Como o coaching de produção de conteúdo digital vai ajudar sua empresa

Para fazer marketing de conteúdo de qualidade, estratégia, método e técnicas são requisitos indispensáveis. E é aí que entra o coaching com um especialista como a Motor de Conteúdo.

No processo de coaching, você terá acesso às melhores práticas, com um especialista, que atende dezenas de empresas com marketing de conteúdo e com uma troca de idéias, vai poder implementar o que melhor se aplica à sua realidade.  

Entre as vantagens que sua empresa vai obter em um programa de coaching de produção de conteúdo com especialistas na área, estão:

  • Entender na prática como acontece a produção de conteúdos relevantes;
  • Implementar um processo adequado ao marketing de conteúdo;
  • Conhecer algumas das ferramentas mais práticas para implementação do processo de produção de conteúdo;
  • Aumentar a produtividade e a velocidade da produção de conteúdo;
  • Contar com templates e modelos já validados na prática;
  • Receber check-lists e demais orientações importantes para utilizar na validação do seu conteúdo;
  • Otimizar recursos com um processo bem estruturado;
  • Clareza  para apresentar à toda empresa empresa a importância do trabalho do time de marketing na criação de bons conteúdos;
  • Desenvolver e expandir suas estratégias de marketing;
  • Aumentar o nível de conhecimento do time interno na gestão do conteúdo;
  • Tornar o time de marketing ainda mais estratégico para a empresa.

Se você está se perguntando se realmente é necessário buscar ajuda de um especialista para colocar em prática ou melhorar seu processo de produção de conteúdo, continue a leitura deste post!

# Por que marketing de conteúdo não é simplesmente escrever?

Para fazer marketing de conteúdo não basta apenas conhecer o negócio e o segmento de atuação da sua empresa. É preciso conhecer as especificidades do mundo digital e o comportamento de quem consome o conteúdo. Lembrando que elas mudam com certa frequência.

Você que atua na área de marketing já deve saber disso, mas deve saber também como é difícil convencer os diretores da empresa sobre o tema.

Então trazemos aqui um apanhado geral sobre os itens mais importantes que envolvem o marketing de conteúdo para ajudar a elucidar a questão de uma vez por todas!

  • Definição da estratégia

O marketing de conteúdo precisa estar ligado aos objetivos da sua empresa, que podem variar de acordo com solução e a persona, por exemplo. Definir as metas do marketing em relação a estratégia da empresa será fundamental para direcionar os conteúdos, medir os resultados alcançados e assim chegar ao ROI das ações.

Se sua empresa deseja aumentar as vendas de determinada solução, por exemplo, essas ações de vendas dependem e precisam estar alinhadas com suas ações no marketing.

  • Escolha da solução e entendimento da persona

Sobre o que você fala e para quem são informações determinantes para traçar sua estratégia de marketing de conteúdo. Com base nelas você vai identificar quais dores do mercado e quais remédios oferecidos por suas soluções deverão ser abordados em seus conteúdos.

A sua solução você conhece bem, mas é crucial estudar as personas com quem deseja falar, para que de fato ela se identifique com seus conteúdos.

  • Elaboração do calendário e plano editorial

O calendário e o plano editorial são fundamentais para o sucesso do seu processo de produção de conteúdo. Sem eles, você vai perder datas importantes para seu negócio, como um evento sobre o qual devesse falar, ou o lançamento de uma solução. Além de organizar a vida dos seus redatores, com planejamento prévio e informações que direcionam o conteúdo.

Aqui, respeitar a jornada de compras, utilizar as palavras-chave certas e tom de voz daquela persona são imprescindíveis para engajar sua audiência.Ou seja, como você vai construir fluxos de nutrição interessantes sem um planejamento estratégico do seu conteúdo?

  • Produção do conteúdo

Estratégias compartilhadas, calendário e planejamento editorial prontos, e só então a produção do conteúdo em si será iniciada. Ainda não. O ideal aqui é padronizar modelos, check-lists e outras ferramentas para trazer produtividade e qualidade.

Na produção, além do redator, é importante sempre contar com um bom revisor, que vai validar se o conteúdo está bem escrito sob o ponto de vista da língua portuguesa e do marketing de conteúdo, e se a ideia do conteúdo está bem clara.

Vale salientar aqui dois pontos de atenção: a utilização das palavras-chave por conta do SEO, e o uso de call to action bem atrativas.

  • Ferramentas para organizar e suportar o processo

Essa talvez seja a parte mais fácil na hora de convencer sua empresa sobre os pilares do marketing de conteúdo: a utilização de ferramentas de apoio. Para organizar e suportar o processo de produção do conteúdo, nada melhor que tudo seja feito na nuvem e com um mínimo de automação.  

Você pode, por exemplo, utilizar o Trello para organizar o processo de produção e o Google Drive para produzir e compartilhar os conteúdos. Além disso, pode contar com plataformas para a gestão do seu plano editorial.

Estes são alguns exemplos. O importante é que você encontre a que melhor se encaixa no perfil e no orçamento da sua empresa, para garantir que seu marketing de conteúdo não pare.

# Por que contar com coaching em marketing de conteúdo

Viu como fazer marketing de conteúdo envolve muito mais do que simplesmente o ato de escrever? É por isso que estamos dizendo para você buscar ajuda com um especialista, mesmo que sua produção de conteúdo seja com um time interno.

Sua empresa já percebeu que fazer marketing de conteúdo de qualidade é fundamental em tempos de transformação digital, mas precisava de apoio para ampliar seus resultados ou até mesmo dar o primeiro passo?

Então não perca mais tempo: conheça o coaching em marketing de conteúdo da Motor, implemente as melhores práticas e comece já – ou eleve o nível – do marketing de conteúdo da sua empresa.

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