Como fazer curadoria de conteúdo na prática?

Como fazer curadoria de conteúdo na prática?

A curadoria de conteúdo hoje não é mais uma opção para as empresas que têm estratégias de marketing digital, mas sim uma necessidade. E, enquanto a internet está cada vez mais cheia de conteúdos de todos os tipos, bons e ruins, as pessoas dispõem de menos tempo para procurá-los.  

Seth Godin, um dos gurus do marketing online, disse: “Não temos uma escassez de informações, temos uma escassez de atenção”. O que isso quer dizer? Que é papel dos curadores fazer com que o material seja tão interessante que desperte a atenção do leitor e o engaje a continuar consumindo seus conteúdos.

Mas então, qual o caminho das pedras para fazer, na prática, curadoria de conteúdo? É o que você vai aprender no quarto post da série.

Como funciona o trabalho de quem faz a curadoria

O trabalho de quem faz curadoria pode parecer simples, mas não é. Ele tem como principal objetivo vasculhar a internet em busca de informações que possibilitem escrever sobre o tema definido no planejamento de conteúdo. Seu maior desafio é encontrar dados que interessem e sejam relevantes para a persona e se encaixem na etapa do funil de vendas apontadas no briefing.   

Esse redator precisa conhecer sobre o assunto que está escrevendo. Não se esqueça que quem o consumirá é um especialista no assunto! Quanto melhor e mais assertivo for o conteúdo, maiores as chances dele ser clicado, lido até o final e compartilhado.

Aprenda a fazer curadoria de conteúdo

O trabalho do curador não é uma colcha de retalhos, simplesmente copiando e/ ou editando textos e os republicando no blog da empresa, por exemplo. Há diversas maneiras de construir um conteúdo curado, mas é possível citar um modelo com 3 passos, que segue abaixo:

# Passo 1: Pesquisar

Essa fase é o início de tudo. A partir do briefing o redator precisa começar a procurar fontes que possam apoiar a produção do conteúdo. É uma tarefa complicada, já que ele pode acabar se perdendo em meio a tantas notícias interessantes.

Mas a tecnologia pode dar uma mãozinha! Algumas ferramentas ajudam o trabalho de encontrar, filtrar e selecionar informações. São elas: Flipboard, Scoop.it, BuzzSumo e Listly. Outra grande dica é utilizar alertas do Google para alguns assuntos que tenham a ver com o negócio da empresa, além de assinar RSS feeds de canais relevantes. 

Na prática: Vamos supor que a empresa desenvolve um software para contadores e deseja falar sobre a realidade e o futuro dessa profissão. Uma possibilidade é repercutir pesquisas e outros materiais que tenham esse assunto como principal objetivo.

O redator assina as atualizações do site da revista Exame e recebeu um post que tem como título “O novo perfil de uma das profissões mais estáveis do Brasil”. Ele também localizou o artigo “Profissão de contador: os desafios para 2018 e além”, feito pelo time do Blog da Conta Azul.

Assim fica mais fácil começar a escrever, não é?

# Passo 2: Contextualizar

Agora que todas as fontes já foram escolhidas, está na hora de uni-las. E o mais importante: emitir a opinião da empresa sobre o assunto.

Na prática: “Recentemente, o site da revista Exame publicou a matéria “O novo perfil de uma das profissões mais estáveis do Brasil”, que discorreu sobre o futuro do trabalho de contador. O que nos chamou a atenção foi algo que já falamos aqui no blog há algum tempo: a necessidade de se acostumar e estar preparado para o avanço da tecnologia. Essa tendência também foi mostrada pelo Blog da Conta Azul no post “Profissão de contador: os desafios para 2018 e além…”

Viu como um conteúdo curado pode ser?  Ainda que ele seja baseado em um notícias que já existem, é totalmente novo, levando em conta tanto a interpretação do curador como também a mensagem que a empresa quer passar.

# Passo 3: Divulgar

Em qual horário o conteúdo será divulgado? É importante responder essa pergunta conforme o perfil da sua persona.

Na prática: Se durante o estudo de criação da persona foi identificado que ela costuma acessar o blog logo que volta do almoço, antes de reiniciar suas atividades, o horário ideal será entre 12h30 e 14h30.

# Dicas extras

Curadoria não é plágio: Curar e plagiar são dois conceitos totalmente diferentes! Para não correr o risco de deixar o conteúdo parecido demais com o original vale a pena utilizar uma ferramenta online que compara e encontra materiais iguais. Algumas são a Copyscape, Plagiarisma, Copia e Cola e Plagium.

Não esquecer do crédito: Percebeu que no exemplo do passo 2 colocamos links para o site da Exame, blog da Conta Azul e também para os textos? Então, colocar os créditos dá credibilidade aos dados, mostra para o leitor onde a informação foi postada originalmente e prova que o que está sendo falado não é uma invenção.   

Cuidado com as imagens e vídeos utilizados: Já pensou ser processado por utilizar uma imagem ou vídeo que tenha direitos autorais? O ideal é utilizar conteúdos do YouTube por exemplo, ou de bancos de imagens profissionais como o ShutterStock ou BigStock.

Resumo da semana: Fazer um post no blog com um resumo do que aconteceu sobre determinado tema de mercado durante a semana é muito útil. Isso dará ao leitor uma fonte única de informação sobre o tema que ele procura, sem que precise ler em diferentes fontes. Esse mesmo conteúdo pode ser enviado via newsletter, levando ainda mais comodidade ao leitor. Veja um exemplo prático de post aqui.

Conteúdos ricos: Uma boa alternativa é apresentar conteúdos de maneira visual, como um infográfico. As tendências para o futuro da profissão do contador, por exemplo, podem ser mostradas em tópicos, com informações relevantes para o público. Incluir este tipo de curadoria no planejamento de marketing digital pode ser uma tática fundamental para alcançar os objetivos esperados.

Mídias sociais: Compartilhar conteúdo curado e relevante nos canais sociais é uma excelente maneira de atrair novos seguidores para a marca e torná-la relevante. Aqui neste link é possível ver como fazer isso de forma eficiente.

Curadoria de conteúdo no mundo

Quem pensa que a curadoria é apenas para conteúdos corporativos, se engana. O jornal americano The New York Times usa esse recurso em sua página principal. O objetivo é dar aos leitores uma razão para navegarem pela sua página mais vezes, e passarem mais tempo online.

O jornal inglês de negócios Financial Times disponibiliza o FirstFT, mais um movimento em direção à curadoria de conteúdo. O serviço, que é pago, tem como objetivo oferecer as grandes histórias do dia, muitas delas curadas. É possível ler as notícias, salvá-las como favoritas e também ter acesso a resumos diários e semanais dos principais temas.

A Intel lançou uma revista digital chamada iQ. Disponível em português, todo o seu conteúdo é curado e baseado nos assuntos mais comentados da internet. Como eles fazem isso? Levantam as hashtags mais utilizadas e as transformam em textos. Uma estratégia interessante que vale a pena ser aproveitada pelos mais diversos tipos de empresas.

Nós mesmos aqui no blog da Motor de Conteúdo costumamos produzir materiais curados. Um deles é o whitepaperCustomer Experience – Tendências Cisco 2020”, onde falamos sobre como as tendências de tecnologia que irão definir o futuro da experiência do cliente.

Conte com a Motor de Conteúdo

Como você percebeu, fazer curadoria de conteúdo não é simples. Exige organização, planejamento e especialização. Caso você ou seu time de marketing digital não se sintam preparados para colocar em prática esse tipo de estratégia, nós da Motor de Conteúdo podemos ajudar.  

Veja abaixo como:

  • Auxiliando com as pesquisas de materiais e fontes relevantes para o seu mercado, sugerindo fontes para serem usadas como base na produção das curadorias;  
  • Fazendo as pesquisas e releituras ou extraindo os pontos mais importantes dos conteúdos curados, deixando-os prontos para publicação;
  • Incluindo pautas de conteúdos curados no seu planejamento de conteúdo, bem como produzindo a curadoria dos conteúdos.

Quer saber mais sobre como a curadoria de conteúdo é capaz de transformar a maneira como sua empresa se comunica com a persona? Agende uma conversa!

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1 Comentário em "Como fazer curadoria de conteúdo na prática?"

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Jean Paul
Visitante
Jean Paul
9 dias 17 horas atrás

Que show esse post!!

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