Marketing para startups: a importância dos chatbots

Marketing para startups: a importância dos chatbots

O marketing para startups sempre teve que se adaptar à mudanças constantemente de forma ágil e precisa, seja implementando conteúdos mobiles estratégicos a fim de educar o cliente sobre assuntos importantes, seja testando otimizações das funcionalidades de seus aplicativos a fim de proporcionar uma melhor experiência para seus usuário. Agora, mais uma tendência exige uma atenção especial do marketing e outras áreas estratégicas nas startups para aprimorar suas soluções e seus apps: os chatbots.

Não é novidade de que os apps crescem ano após ano e estão a cada dia que passa, mais presentes na vida das pessoas. Uma pesquisa revelou que cada pessoa passa cerca de 85% do tempo utilizando aproximadamente 27 apps por mês, sendo que durante a maior parte do tempo, somente 5 desses aplicativos são utilizados. O fato é que a concorrência é acirrada, pois existe uma super oferta de apps e não existe demanda suficiente para todos, por isso, se torna cada vez mais necessário se destacar e é nesse momento, que chatbots fazem a diferença.

Segundo uma matéria da Exame, especialistas no assunto preveem que os aplicativos como conhecemos hoje irão acabar em breve, viveremos uma era “pós aplicativos” e que os chatbots são os protagonistas desse cenário no futuro.

Confira nesse post o que é um chatbot, quais as áreas que podem usá-lo e como o conteúdo impacta nas estratégias dessa tendência!

O que é o chatbot?

Um chatbot é um robô que foi desenvolvido a partir de um sistema de comunicação automatizada, ou seja ele é um software que tem como função principal gerenciar trocas de mensagens. Os chatbots podem ser instalados em aplicativos ou sites de acordo com as necessidades da empresa e de seu público-alvo.

Quais os tipos de chatbots?

A maioria dos chatbots é desenvolvido baseado em regras simples, com perguntas pré-definidas e comandos fechados. Como por exemplo no caso dos atendimentos eletrônicos:

  • “pressione 1 para continuar”;
  • “pressione 2 para ouvir essa mensagem novamente”;
  • “pressione 3 para falar com um de nossos atendentes”.

Caso o usuário escreva algo que não foi previsto e por isso não está em sua base de regras o chatbot pede desculpa e informa que não entendeu o comando realizado pela pessoa.

Mas nem todos os chatbots são assim. Alguns chatbots, os mais avançados no caso, possuem inteligência artificial e por isso, são capazes de aprimorar seus conhecimentos a cada conversa e assim, se tornam capazes de interagir cada vez melhor com as pessoas a cada conversa realizada.

Aplicação de chatbots nos negócios

A aplicação de chatbots no mundo dos negócios tem dado resultados positivos, tanto que empresas grandes já têm usufruído dessa tecnologia. Mas afinal, onde os chatbots podem ser utilizados?

Sua utilização pode ocorrer em diversas áreas para otimizar um determinado negócio e, é nesse momento, que o gerente de marketing entra em ação, mostrando para a empresa as possibilidades que essa tecnologia proporciona. Alguns exemplos de áreas e atividades que uma empresa pode aplicar esses robôs são:

  • E-commerce
  • Marketing
  • Vendas
  • Pesquisas e atendimento ao cliente
  • Agendamento e reservas
  • Qualificação de dados e CRM
  • Ensino e Aprendizado
  • Entretenimento

A aplicação dessa tecnologia nas empresas geram muitas vantagens. As principais vantagens de utilizar os chatbots são:

  • Redução de custos por eliminar a necessidade de utilizar pessoas para determinadas funções que podem ser supridas por essa tecnologia, o que reflete principalmente nos custos relacionados ao SAC da empresa.
  • Facilidade na comunicação quando a empresa se comunica com seus clientes por meio de aplicativos já conhecidos por eles, como é o caso do Facebook Messenger.
  • Engajamento o chatbot é capaz reproduz um atendimento humanode qualidade e assim, cativar os clientes e gerar engajamento.
  • Qualidade de atendimento 24hs e 7 dias por semana.

Conheça algumas empresas que já adotaram chatbots:

Uber

A tecnologia de chatbots na Uber possibilita que seus clientes solicitem  corridas a partir de conversas com outras pessoas, basta que alguém mande um endereço e o consumidor clique sobre ele e requisite uma corrida baseada naquele local. Outra facilidade é solicitar corridas diretamente pelo Facebook Messenger.

Os chatbots proporcionam para a empresa um ganho na demanda de seus serviços. Isso acontece porque em certas ocasiões o lugar onde o cliente se encontra não possui wifi ou o cliente não possui memória em seu celular para baixar o app e assim, pode solicitar a corrida sem a necessidade de fazer download do app da empresa.

Ebay

Por meio do Facebook os chatbots  ajudam os clientes a buscarem produtos em suas compras no e-commerce. O cliente precisa apenas informar o tipo de produto, estilo, cor e faixa de preço e então, o robô pesquisa o produto que melhor se enquadre nas informações fornecidas por seus clientes e as guarda para utilizar no futuro como referência.

American Express

A tecnologia de chatbots na American verifica as informações das transações realizadas no cartão de crédito dos seus clientes e a partir disso, oferece o conteúdo relacionado com o objetivo de conversar melhor com seus clientes. Por exemplo:

Se o cliente American comprar uma passagem de avião, automaticamente ele passa a receber conteúdos relacionados à viagens, como: dicas de hospedagem, alimentação, roteiros, entre outros.

O conteúdo qualificado aliado à tecnologia de chatbots é a chave do sucesso. Veja um pouco mais sobre isso no próximo tópico.

A importância do conteúdo qualificado para a estratégia de chatbots

Com o auxílio de chatbots o marketing para startups, pode ser trabalhado de uma forma revolucionária. Suas estratégias de marketing de conteúdo permite que a empresa entregue para seus clientes conteúdos de entretenimento e de rápido consumo.

Por outro lado, deixar de trabalhar conteúdos ao utilizar essa tecnologia de comunicação, faz com que seus clientes deixem de utilizar os chatbots da sua empresa e consumam o conteúdo oferecido por outra.

As pessoas têm diferentes interesses todos os dias, algumas vezes, interesses que nem mesmo elas perceberam que possuem. Quando sua empresa oferece conteúdo que atendam às necessidades desses interesses e oferecem soluções e mais conhecimento sobre esses assuntos, seus clientes se tornam muito mais fiéis e passam a procurar sua empresa primeiro do que outras, tudo isso porque sua empresa adquire um status referencial sobre esses assuntos e atrai a confiança desses clientes.

Sua startup deve procurar fornecer conteúdos do interesse do seu consumidor e isso aliado à chatbots, proporciona algo parecido como uma conversa inteligente com um amigo, mesmo que quem esteja oferecendo essas informações seja uma máquina.

Por exemplo: empresas de viagens ou de locação de casas ou hotéis, podem oferecer conteúdos sobre roteiros de viagem, sobre o clima da região, locais para compras, sugerir atividades recreativas nos principais destinos, curiosidades sobre a cultura, entre outros, tudo isso via chatbot.

Entenda que:

As empresas que investem em chatbots estão melhorando a experiência do usuário com sua marca. Isso porque, com esses robôs o usuário é o centro das atenções, os robôs oferecem uma alta qualidade no atendimento e opções que tornam a experiência dos clientes de determinado app, muito mais dinâmica e facilitada.

Utilizar Chatbots com toda a certeza é vantajoso para sua startup. Já pensou em adotar essa estratégia no marketing para startups da sua empresa e oferecer algo muito valioso, por meio de um processo inovador e encantar seus clientes? Muitas marcas renomadas já têm feito isso, como a Uber, Sephora, American Express, entre outras.

Aproveite essa tendência e faça isso você também! Se precisar de ajuda na hora de produzir conteúdo conte com a Motor.calculo-roi-marketing-de-conteudo-1

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