Marketing de conteúdo: o que é, como fazer, benefícios

Marketing de Conteúdo

Marketing de conteúdo: o que é, como fazer, benefícios

12 Minutos

15 de dezembro de 2021

Conheça tudo sobre o marketing de conteúdo e veja como a estratégia ajuda sua empresa tech a atrair leads qualificados.

Quando surgiu, o marketing de conteúdo se apresentou ao mercado como uma alternativa certeira que se tornou tendência ao redor do mundo pelo seguinte aspecto: é a estratégia perfeita para o nosso tempo. Por isso, cada vez mais profissionais da área buscam entender o que é marketing de conteúdo e conhecer  exemplos.

A abordagem tem se mostrado tão valiosa, que Rafael Rez, co-fundador da Nova Escola de Marketing. escreveu um livro com o título: “Marketing de conteúdo: a moeda do século XXI”.

A seguir, explicamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Bom proveito!

O que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo consiste em desenvolver e compartilhar materiais úteis e de valor, com o propósito de adquirir, reter e educar clientes e leads. Este conteúdo deve estar sempre orientado pelos interesses de seu receptor. Por isso, é importante que seja pensado para ser relevante e atraente para quem é destinado. 

O intuito, com a estratégia, é convidar o lead a consumir os materiais como forma de encontrar respostas para suas dores e receber orientações em seu negócio. Via de regra, ajudando seu potencial cliente a vencer seus obstáculos, é bem provável que ele lembre da sua empresa mais tarde, aumentando, assim, as chances de negócio e indicações.

Isso já é motivo suficiente para sua empresa tech começar a adotar a estratégia. Para reforçar ainda mais a importância dessa prática, Rafael Rez, no livro “Marketing de conteúdo a moeda do século XXI”, comenta que:

“É sem dúvidas, a única estratégia capaz de integrar e centralizar todas as outras ações. Nenhuma outra estratégia de marketing digital individualmente consegue alimentar, nutrir e estruturar todas as outras. Só o conteúdo é parte integrante de cada uma das diferentes etapas de marketing. (…). Grave isso”.

Para você entender como o marketing de conteúdo ganhou força, basta fazer uma breve análise para perceber que, há anos, a publicidade vive o que, talvez, seja a maior crise de sua história.

Com o advento da internet e a quase total absorção das plataformas digitais na sociedade, as empresas descobriram um novo perfil de consumidor. Na era digital, quem consome conteúdo tem total liberdade para escolher o que quer (quando quer) e o que não ver.

Deste modo, a velha publicidade se tornou altamente descartável. O modelo de marketing onde o consumidor, para acessar o conteúdo de seu interesse, é forçado a interromper sua navegação para assistir um trecho, ainda que mínimo, de publicidade, está falido e condenado há muito tempo. É preciso inovar.

E é aí que temos o crescimento do marketing de conteúdo.

Como funciona o marketing de conteúdo 

Para que seus materiais cheguem até o público desejado e possam gerar resultados reais para a empresa, é importante planejar com calma sua estratégia. Para isso, recomendamos avaliar os seguintes pontos:

Persona

A persona é uma personagem fictícia que reúne as características mais marcantes dos perfis de pessoas que sua empresa precisa impactar com marketing de conteúdo. 

Em suma, o delineamento de uma persona é o que irá orientar toda a execução de suas ações. Isso porque todo o conteúdo vinculado à sua campanha deve ser baseado nos interesses dessa pessoa e planejado estrategicamente para impactá-la da melhor maneira.

A fim de defini-la, deve-se conversar com profissionais de empresas do segmento e entrevistar clientes que correspondam ao perfil desejado. O objetivo é obter informações como:

  • Os interesses e o tipo de conteúdo que costumam consumir;
  • As temáticas prediletas e como interagem com informações que lhes são disponibilizadas.

Sabendo disso, será possível mapear a persona e atingir profissionais mais dispostos a engajar-se com suas ações e converter em futuras vendas.

Assim que tiver suas personas mapeadas e detalhadas, é o momento de pensar nos formatos de conteúdo que irão compor sua estratégia.

Formatos

As plataformas digitais oferecem uma vasta gama de possibilidades, de modo que seus materiais podem assumir diversos formatos. Em outras palavras, no marketing de conteúdo, o limite é a criatividade. Além disso, é preciso estudar também os canais mais interessantes para divulgar seus materiais e fazê-los alcançar seu público-alvo.

Neste whitepaper, elencamos 30 modelos de conteúdo que toda empresa de tecnologia pode (e deve!) explorar nas suas estratégias de marketing digital. A seguir, falamos um pouco sobre os  principais formatos:

1 – Blogs

Criar um blog corporativo é uma das ações mais utilizadas e apresenta bons resultados paraposicionar a marca no mercado e se comunicar com seu público-alvo. 

Produzindo conteúdo em um blog, a empresa tem a possibilidade de gerir sua própria imagem. Deste modo, passa a ter total domínio sobre o que é vinculado ao seu nome e não depende de intermediários, como é o caso das redes sociais

Além disso, um blog permite uma comunicação direta e mais próxima com os clientes e visitantes em geral. 

No entanto, para que esta ferramenta consiga atrair visitantes qualificados, e com o perfil adequado para a sua empresa, e gerar conversões, , é importante atentar para os seguintes pontos:

  • Foco no seu negócio: não basta postar qualquer coisa. É essencial que o blog siga um conceito fiel ao seu negócio. Por isso, os temas abordados não podem ser escolhidos de forma aleatória. Suas pautas devem ser planejadas estrategicamente, tendo em vista o impacto que se deseja gerar no público.
  • Considere os buscadores: no momento de elaborar as pautas para sua estratégia de marketing de conteúdo, considere o grau de concorrência de suas palavras-chave nos sites de buscas. Tenha em mente que estar bem posicionado no Google é essencial para ser encontrado na internet.
  • Periodicidade: estude quantas postagens sua empresa consegue produzir ao mês. Consulte seu time e calcule o volume que melhor se adequa à sua demanda. A partir disso, desenvolva um calendário editorial pelo qual seja possível visualizar e gerir com mais assertividade as publicações disponíveis, além de facilitar na manutenção de um padrão para a empresa. Se precisar de uma mãozinha, use nosso modelo de calendário de publicações.
  • Atenção à estrutura: ao planejar seus conteúdos, tenha em vista a plataforma na qual eles estarão inseridos. A leitura de um blog post é absolutamente diferente da leitura de um livro, de uma revista, de um jornal, ou de um e-book.

Destacamos ainda que o blog post deve entregar rapidamente toda a informação que o visitante busca. Por isso, não enrole e abuse de subtítulos e tópicos que possam ajudar o leitor a se localizar no tema com maior clareza. Em outras palavras, facilite a vida da sua audiência e seu esforço em marketing de conteúdo será recompensado.

2 – Materiais Ricos

Se o propósito da produção e divulgação de blog posts é atrair mais visitantes para o site de sua empresa, os materiais ricos têm como objetivo converter e qualificar os leads. Dessa forma, disponibilizá-los para sua audiência é fundamental para acelerar o processo de venda.

Materiais ricos devem impactar, majoritariamente, aqueles contatos que já manifestaram algum interesse em sua empresa, mas que ainda não estão preparados para fechar negócio. Essa tática tende a funcionar muito bem, pois ao consumir conteúdos mais aprofundados sobre sua solução e que ajude a superar desafios, a tendência é que, em um futuro próximo, o lead esteja maduro o bastante para ser abordado pelo time de vendas.

Mas não se assuste. O seu desenvolvimento não precisa ser algo trabalhoso e desgastante. O formato também pode variar e os materiais ricos podem ser variados. Algumas delas são:

Uma vez mais, o único limite é sua imaginação, portanto, não tenha medo de inovar. E para que o marketing de conteúdo traga bons resultados por meio de materiais ricos, foque em auxiliar seus leads em seus desafios, responder suas dúvidas mais importantes e curar suas dores urgentes.

3 – Redes Sociais

Por se tratar de canais multifuncionais, as redes sociais são de extrema utilidade tanto no papel de atração quanto no relacionamento com clientes e visitantes.

A palavra da vez, quando se fala em mídias sociais, é engajamento. Explicando melhor, não basta atingir muitas pessoas se elas não são efetivamente impactadas por sua mensagem. Para isso, é preciso encontrar onde está seu público e se comunicar com ele da maneira mais adequada para a plataforma escolhida.

Neste sentido, é importante ter em mente que redes sociais vão além do Instagram ou Facebook. É possível encontrar oportunidades valiosas de negócio espalhadas por outras plataformas. Inclusive, para empresas de tecnologia, o LinkedIn costuma ser uma boa ferramenta para atração de leads qualificados

E para não perder tempo e dinheiro na mídia errada, busque compreender em quais redes sociais seu público se encontra e como ele interage com os conteúdos que chegam até ele. Assim, será possível encontrar a maneira mais eficaz de atingir e engajar sua audiência e gerar melhores resultados com marketing de conteúdo.

4 – E-mail marketing

Engana-se quem pensa que e-mail marketing é coisa do passado. Essa é uma ferramenta que se adaptou, resistiu à passagem do tempo e é, até os dias de hoje, uma das mais utilizadas por empresas de diversos ramos.

Ressaltamos que o e-mail marketing não se limita ao envio de mensagens para clientes e leads. Trata-se, de todo modo, de uma plataforma ágil, de baixo custo e alto retorno. E o melhor: o e-mail marketing se encaixa nos mais diversos tipos de negócios e em suas dinâmicas.

No entanto, novamente, para que sua ação seja bem executada e atinja resultados efetivos, é preciso saber as melhores maneiras de se comunicar com sua audiência. 

Para isso, segmente os contatos que chegam até você por grupos de interesse e grau de maturidade em relação ao seu negócio. É possível fazer isso, por exemplo, por meio de uma análise dos conteúdos acessados por cada contato em seu blog.

Ou seja, para um contato que consome mais conteúdos de topo e meio de funil não é interessante oferecer materiais destinados às pessoas que estão em fases mais avançadas na jornada de compras. Portanto, a segmentação de e-mails possibilita uma distribuição mais assertiva dos conteúdos, e a tendência é impulsionar as taxas de conversão da sua empresa.

E o storytelling?

A técnica de storytelling, que em português quer dizer “contar histórias”, é utilizada para partilhar uma narrativa, de uma empresa ou um produto. A prática enriquece os conteúdos e cria proximidade, envolvendo seu potencial cliente. Dentre as vantagens de contar histórias no marketing, apontamos:

  • Destaque da concorrência;
  • Identidade para a marca;
  • Facilidade para transmitir conhecimento;
  • Envolvimento do público;
  • Criação de memórias;
  • Fidelização de clientes.

Podemos dizer ainda que o storytelling é um jeito muito interessante de conquistar a atenção e ajudar o leitor a assimilar melhor o que o conteúdo visa transmitir.

De fato, as histórias são oportunidades para criar empatia com a persona do seu negócio. Por esse motivo, adotar o storytelling no marketing de conteúdo tem a ver não apenas com conquistar a atenção, mas também com buscar tocar o coração das pessoas.

Aqui, não nos prolongamos muito no tema, mas para não deixar você na mão, após terminar a leitura deste artigo, leia também: Storytelling: o que é e como fazer.

Quais os impactos da estratégia no marketing?

Você entendeu o que é marketing de conteúdo e exemplos de formatos que podem ser utilizados. Mas, será que vale o esforço de elaborar uma estratégia? Respondemos a pergunta apresentando seis de suas vantagens:

1 – Impactar as pessoas certas com marketing de conteúdo

É desnecessário dizer que atingir um grande público de pessoas que não têm nada em comum com seu negócio, tampouco têm a menor intenção em comprar sua solução, não é vantajoso para nenhuma empresa do segmento de tecnologia, não é mesmo?

O marketing de conteúdo, por trabalhar com o desenvolvimento de personas para aprimorar a acuracidade de seu conteúdo junto a seu público, tem como uma de suas bases mais sólidas a busca pelo consumidor certo, no momento ideal. Isso se dá porque, pela estratégia, é o lead que vem até a empresa e não o contrário.

Em outras palavras, com conteúdo qualificado e valioso para sua audiência e divulgado nos canais adequados, as chances de atingir um público mais propenso a continuar conversando com sua empresa são muito maiores.

2 – Qualificar seus leads

Nem todas as pessoas que chegarão até seu conteúdo terão um conhecimento aprofundado de sua solução. Isso não significa que seu esforço foi em vão. Se seu lead não está, no momento, considerando soluções do mercado para aplicar em seu negócio, este cenário pode mudar em um futuro próximo.

O marketing de conteúdo conscientiza e orienta o lead, ajudando-o a vencer seus desafios e atingir suas metas. Ao receber e consumir materiais qualificados com frequência, o potencial cliente aprende mais sobre sua solução e avança com maior velocidade pelo funil de vendas, chegando mais preparado para o momento da compra. Consequentemente, isso acaba facilitando também o trabalho do time de vendas.

3 – Clientes engajados

O marketing de conteúdo pode assumir uma condição de estratégia de pós-venda. Afinal, depois que o lead já foi qualificado, chegou ao mais avançado estágio do funil de vendas e concretizou o negócio, sua empresa não vai virar as costas para ele, não é mesmo?

Com a estratégia, fideliza-se o cliente e estabelece-se com ele um relacionamento a longo prazo. Além disso, uma solução de conteúdo personalizado e impactante fará com que seu cliente se torne também um divulgador espontâneo de sua marca. 

4 – Leads a um custo menor

Um erro recorrente e gravíssimo entre diretores de empresas tech é enxergar no marketing um custo, e não um investimento que gerará retorno direto. Isso porque, durante muito tempo, o setor de marketing teve limitações gigantes para mensurar seus resultados e comprovar sua eficiência.

Contudo, com o marketing de conteúdo, todas as ações são mensuráveis. Ou seja, tudo que uma empresa faz para divulgar sua marca pode ter seu resultado comparado ao seu custo e esforço. 

Ou seja, marketing de conteúdo é investimento!

5 – Trabalho da imagem da empresa no mercado

Utilizando blogs para se comunicar com sua audiência, a empresa ainda tem a vantagem de ser a única responsável pela gestão de sua imagem do mercado. Desse modo, há total liberdade para a aprovação de pautas, escolha de temas e tamanho dos conteúdos.

Além disso, é uma oportunidade única para ver sua organização como autoridade máxima em seu negócio. Com conteúdo qualificado e bem distribuído, seu negócio tech tem a chance de estar sempre em evidência e se consolidar entre aquelas marcas que lideram seu mercado.

6 – Gerar receita com marketing de conteúdo

Um dos fatores com maior potencial de influência em uma decisão corporativa é, sem dúvidas, como determinada solução impactará financeiramente a empresa. 

Se compararmos o marketing de conteúdo com outras estratégias, o custo médio para cada lead gerado é inferior aos indicadores de ações tradicionais, como investir em um anúncio em uma revista do setor, por exemplo.

Como mensurar os resultados das ações de marketing de conteúdo?

Cada ação de marketing que uma empresa realiza exige, fundamentalmente, um investimento de capital e energia. Logicamente, quem investe espera uma contrapartida. Por essa razão, é muito importante para qualquer gestor ter uma visão clara e objetiva dos resultados alcançados e do retorno obtido.

Uma das grandes vantagens em se investir em mídias digitais é que, nelas, tudo é mensurável. Colocando em outros termos, nada foge ao radar da empresa, uma vez que é possível acompanhar o retorno de cada investimento precisamente.

Este é um dos motivos que consolidaram o marketing de conteúdo como queridinho das empresas de tecnologia: ele não parte necessariamente de suposições aleatórias. 

É a análise do retorno obtido em ações anteriores que permite o avanço nas campanhas que virão a seguir. Deste modo, se pode identificar o que está funcionando, convertendo e engajando, assim como diagnosticar quais ações estão sendo menos efetivas. Partindo deste diagnóstico, o time pode tomar decisões mais assertivas.

No entanto, é preciso ter em mente que praticamente todos os canais de marketing digital possuem suas próprias métricas. Essa diversidade, ao mesmo tempo em que permite fazer diferentes comparações para avaliar os resultados obtidos, dificulta a organização destes dados de modo descomplicado e direto. 

Pensando nisso, desenvolvemos este modelo de apresentação dos resultados do marketing digital que vai guiar você e ajudar a estruturar suas análises de forma simples e objetiva.

O material foi preparado de modo totalmente adaptável para que se possa avaliar e decidir quais das sugestões apresentadas serão acompanhadas.

Modelo de apresentação: mostre os resultados do marketing da empresa tech

E a fim de garantir que os esforços em marketing tragam os resultados esperados, a regra é: construa conteúdo que conecta!

Como reconhecer um conteúdo que conecta?

Se um conteúdo tem a capacidade de conectar, esteja certo de que o lead reconhecerá que a sua empresa tem propósitos parecidos com os dele próprio e pode ajudá-lo a vencer desafios, dos mais simples às dores mais complexas. É assim que se promove o engajamento.

Digamos que você tenha um lead engajado, que já tenha entrado em várias jornadas de conteúdo, mas ainda não tenha estreitado relações. Esse consumidor assíduo do seu blog ainda não está no momento de decisão, mesmo que tenha chegado ao fundo do funil.

Conectar-se a tal lead significa compreendê-lo além da persona. Ou seja, quer dizer trabalhar técnicas como a do ABM (Account Based Marketing) e criar produções mais direcionadas e personalizadas.

Um conteúdo que conecta pode, então, ser reconhecido por quatro características principais:

  • Especialização;
  • Personalização;
  • Aprofundamento;
  • Originalidade.

Ser relevante e atrair a atenção do potencial cliente em um mar de informações é questão de metodologia e técnica. Ademais, é fundamental contar com profissionais capacitados e experientes na produção de conteúdo tech.

Conclusão

Os objetivos com o marketing de conteúdo podem ser diferentes, mas os mais comuns são: 

  • Aumentar o número de visitantes no site;
  • Converter o número de visitantes em leads qualificado;
  • Tornar a sua marca mais conhecida.

Não podemos esquecer ainda que, se sua empresa de tecnologia quer ter um relacionamento mais duradouro com seus clientes, uma excelente maneira de conseguir isso é investindo em marketing de conteúdo

Descubra como encontrar a parceria certa para o seu marketing de conteúdo.

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