Por que as ações de Marketing Digital e Vendas devem estar alinhadas?

Por que as ações de Marketing Digital e Vendas devem estar alinhadas?

Tudo que o time de marketing digital executa deve estar alinhado com as metas do time de vendas. Mesmo com metas distintas, o objetivos final é sempre o mesmo: gerar mais conversões e vendas para a empresa, tornando o negócio rentável e lucrativo. Assertividade na comunicação e empatia são palavras-chave para unificar os dois setores.

Em time vencedor, ninguém joga sozinho

Imagine que sua empresa é um time de futebol. Nele, onze jogadores jogam juntos, e cada um desempenha uma função dentro de campo. Estes onze jogadores estão distribuídos no gramado em setores: há um goleiro, dois zagueiros, dois laterais, quatro meio-campistas e dois atacantes. Cada um destes setores exerce uma função dentro de campo. Enquanto o goleiro fica sob as traves defendo os chutes adversário, os zagueiros defendem a área, os meias armam as jogadas e os atacantes a finalizam.

Em time vencedor, ninguém joga sozinho, e para  marcar gols e conquistar vitórias, é preciso que cada setor do campo compreenda suas funções dentro de campo. É necessário entrosamento para que, por exemplo, os defensores entendam que quando o time está no ataque, pressionando o adversário, fazer a linha de impedimento pode evitar que a equipe sofra gols em contra-ataques.

Esse tipo de comunicação e entendimento é tão importante quanto no meio corporativo. Para extrair o melhor de seu time de marketing, é fundamental estar em plena sintonia com a equipe de vendas. Entenda de que modo as ações de marketing podem ser influenciadas pelos objetivos de vendas:

Planejamento 

Quem é sua torcida? O time de marketing deve conversar com o time de vendas para compreender quem é o cliente final desejado para gerar mais conversões? Entrevistas com clientes, aliadas a um estudo detalhado de palavras-chaves mais eficientes ao se comunicar com a persona também são ações que incrementam as ações de marketing para impactar seu público mais assertivamente.

O mapeamento da buyer persona é uma ação chave para o planejamento de uma estratégia de marketing digital bem-sucedida. Contar com o apoio da equipe de vendas ajuda no sentido de entender também padrões de persona indesejável, que não estão alinhadas aos valores e interesses da empresa e, por isso, resultam em tempo perdido com reuniões improdutivas.

Execução  

Agora que conhece sua torcida, jogue por ela! Com um mapeamento detalhado e qualificado de sua buyer persona, realizado junto ao time de vendas da empresa, o time de marketing digital dispõe de uma arma poderosa para converter mais leads. Assim, poderá produzir conteúdo relevante e mais eficaz.

A partir disso, o time de marketing digital poderá adequar a linguagem utilizada, os formatos escolhidos e os canais de distribuição de conteúdo mais assertivamente para impactar um público qualificado. Este fator influencia também, diretamente, na comunicação que se estende por toda a jornada de compras, fazendo com que o lead chegue ao momento da venda muito mais preparado, elevando as chances de conversão e sucesso.

Venda e mensuração

Jogar bonito conta, mas é preciso resultados. A comunicação eficiente ajuda tanto o time de marketing digital quanto o time de vendas. É preciso que o time de vendas tenha acesso e busque se manter atualizado quanto às ações do time de marketing. Em uma situação hipotética onde um cliente em potencial cita alguma material disponibilizado pelo marketing da empresa, o profissional de vendas deve saber do que ele está falando. Além disso, o time de vendas deve compreender o argumento que levou o lead até ali e deve ser reforçado na etapa final.

Já para o time de marketing digital, os indicadores de vendas devem ser parâmetros para mensuração de suas ações. Os resultados finais da estratégia são o que conta para a empresa no final das contas, e a partir destes apontamentos, é possível planejar as próximas campanhas de modo mais eficaz.

Dessa forma, em cada etapa de uma estratégia bem-sucedida, juntos, os times de marketing digital e vendas só têm a vencer. Por isso, alinhe as ações de cada setor e marque um golaço!

Veja Também:

O conteúdo ideal e a escolha da solução perfeita na jornada de compras Como o marketing de conteúdo pode gerar o senso de urgência para a aquisição do seu produto ou serviço durante a Jornada de Compras? Como você já leu...
Como a engenharia tornou-se fundamental para o Marketing Digital? O marketing por muitas vezes foi visto com olhares de incerteza. Empresas questionavam a importância do setor, afirmando que o retorno sobre investime...
Como o Marketing de Conteúdo ajuda empresas a educar clientes Como o conteúdo inteligente transforma a educação e o que a tecnologia têm ajudado os profissionais nesse processo De acordo com pesquisas, a tecnolo...
Customer Success: conteúdo qualificado para reter e fidelizar clientes Customer Success nasceu com o propósito de ajudar empresas do mundo inteiro a não somente aumentar suas vendas, mas a reter seus clientes e garantir r...

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

wpDiscuz