MARKETING DE CONTEÚDO PROMOVE A INTEGRAÇÃO DAS EQUIPES DE MARKETING E VENDAS

MARKETING DE CONTEÚDO PROMOVE A INTEGRAÇÃO DAS EQUIPES DE MARKETING E VENDAS

Manter as áreas da empresa funcionando em harmonia não é fácil. Exige muito esforço e o famoso “jogo de cintura” para conciliar interesses, responsabilidades e até metas. Poder contar com aliados nesta empreitada é ótimo! E o marketing de conteúdo ajuda muito sua empresa a conciliar as áreas de marketing e vendas, e potencializar os resultados.

Quando sua empresa faz marketing de conteúdo, tem a oportunidade de traçar estratégias compartilhadas entre estas áreas e, já no planejamento das ações e metas de desempenho, as responsabilidades são alinhadas e uma área complementa a outra. Como? Veja este exemplo:

Durante o planejamento estratégico anual de uma empresa que fornece soluções para o varejo, foram definidas as seguintes metas para os times de Marketing e Vendas:

marketing de conteúdo,investimento, custo, resultado, tecnologia, vendas

  • João é responsável pela área de marketing desta empresa.
  • Esta empresa faz marketing de conteúdo há 18 meses.
  • João e seu time têm como responsabilidades, no contexto do marketing de conteúdo:
    • Publicar regularmente conteúdos sobre temas relevantes para sua persona;
    • Manter a empresa presente nas principais redes sociais;
    • Fazer campanhas para nutrição de seus leads;
    • Analisar os resultados da empresa quanto a assertividade de sua  presença digital.
  • Os leads gerados devem ser muito qualificados ao longo das semanas, e o time de marketing deve repassar os mais maduros e preparados para o CRM da empresa.

 

  • Mário é o gerente comercial desta mesma empresa.
  • O time do Mário tem como principais atribuições, fazer contato com estes leads, para iniciar o processo de vendas.
  • Os vendedores selecionam as oportunidades no CRM, de acordo com o grau de maturidade das empresas e contatos informados pelo Marketing.
  • Esta abordagem é facilitada pelo processo de nutrição, realizado pelo time de marketing, por meio do conteúdo. O lead já reconhece seu problema, e entende que precisa de uma solução para aumentar sua eficiência.
  • Com o lead tão nutrido e amadurecido em relação as soluções da empresa, o ciclo de vendas é encurtado e as chances de fechamento são muito maiores.
  • Com o ciclo de vendas mais curto, os vendedores também conseguem contatar mais leads do que conseguiam no passado.
  • Ao contatar mais leads, o volume de vendas também é favorecido.

É essencial para as estratégias de crescimento de sua empresa que as áreas de vendas e marketing trabalhem bem alinhadas, assim suas métricas de desempenho serão tratadas com mais eficiência, e os resultados de sua empresa serão potencializados! Com marketing de conteúdo, fica muito mais fácil!

Veja Também:

O conteúdo ideal e a escolha da solução perfeita na jornada de compras Como marketing de conteúdo pode gerar o senso de urgência para a aquisição do seu produto ou serviço durante a Jornada de Compras? Como você já leu a...
Como a engenharia tornou-se fundamental para o Marketing Digital? O marketing por muitas vezes foi visto com olhares de incerteza. Empresas questionavam a importância do setor, afirmando que o retorno sobre investime...
Como o Marketing de Conteúdo ajuda empresas a educar clientes Como o conteúdo inteligente transforma a educação e o que a tecnologia têm ajudado os profissionais nesse processo De acordo com pesquisas, a tecnolo...
Por que as ações de Marketing Digital e Vendas devem estar alinhadas? Tudo que o time de marketing digital executa deve estar alinhado com as metas do time de vendas. Mesmo com metas distintas, o objetivos final é sempre...

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

wpDiscuz