Como a engenharia tornou-se fundamental para o Marketing Digital?

Como a engenharia tornou-se fundamental para o Marketing Digital?

O marketing por muitas vezes foi visto com olhares de incerteza. Empresas questionavam a importância do setor, afirmando que o retorno sobre investimento era imensurável. Esse pensamento se dá pelo fato de que, antes da era digital, os investimentos em mídias off-line eram baseados pela abrangência do veículo. Por exemplo, uma empresa que investisse em uma revista para divulgar sua marca por conta da quantidade de leitores, não teria como mensurar quantas pessoas folhearam até achar o seu anúncio, muito menos se chegaram a ler.

Ao contrário das mídias off-line, o meio digital trouxe maior precisão e alcance dos conteúdos, algo que o marketing buscava. Certamente, os meios tradicionais ainda são utilizados e, assim como o digital, oferecem retornos diretos às empresas. Porém, a popularização da internet e políticas de aceleração de consumo permitiram que as empresas pudessem migrar seus meios de comunicação e impactassem a sociedade em suas diferentes camadas.

Apesar do Brasil, segundo estudo realizado pela empresa americana Akamai, estar em 9º lugar entre os países com pior internet banda larga, mais da metade da população brasileira está conectada virtualmente. O que mostra que temos um grande mercado em ascensão disponível para ser explorado e que, nesse contexto atual, a assertividade do Marketing Digital nos ajuda ainda mais a ter um retorno maior e com um custo de investimento inferior.

Por que investir no Marketing Digital?

Mensuração

Devido ao poder do marketing digital, hoje é possível mensurar e analisar os dados de campanhas com alcance mundial, como por exemplo: quantas pessoas assistiram o vídeo, clicaram no link, visitaram seu site ou que compartilharam seu conteúdo. A mensuração nos possibilita entender como o anúncio está impactando no público, se está rendendo retornos e engajamento.

Assertividade

Como já citado, o meio digital é onde a assertividade é fundamental e a análise de dados tão importante quanto. Tudo que fazemos no digital precisa de gestão, planejamento e métricas, tudo isso em um ambiente de pressão onde precisa-se gastar menos para se conseguir mais, e por fim, ter o melhor ROI (Return on Investment).

Alcance

É possível, com o Marketing Digital, expandir seu conteúdo muito mais rápido e facil do que os meios tradicionais. AdWords e Facebook Ads são ferramentas de publicidade que ajudam o anunciante a se conectar com o seu público. Fáceis de usar e mais em conta que as mídias offline, as ferramentas de anúncio ajudam na segmentação do conteúdo e em um maior alcance do mesmo.

Questões como essas tornaram a Internet o segundo meio de maior investimento em publicidade nos dias atuais. Porém, uma pesquisa recente mostra que em 2017 isso irá mudar e a internet se tornará o maior meio de publicidade, ultrapassando até mesmo a TV. É nesse cenário atual que o Marketing Digital se encontra, um momento de expansão e com crescimento de usuários.

Pensando nisso, surgiu a necessidade de um funcionário focado em soluções para as campanhas do meio digital, trabalhando com dados e análises para que se possa extrair o melhor de cada ferramenta disponível. Habituado com a pressão para melhores resultados, o Engenheiro de Marketing tem como objetivo a gestão de planejamento e análise de dados, para que assim, haja a possibilidade de maior alcance dos conteúdos, o que gera melhores resultados para o setor.

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Quem é o Engenheiro de Marketing?

O marketing, por tradição, é um meio criativo, intuitivo e emocional. Porém, atualmente vivemos em uma era em que há milhões de dados e o mercado exige maior assertividade. O Engenheiro de Marketing está presente nesses dois mundos. Ao mesmo tempo que a emoção é necessária para o desenvolvimento do conteúdo e campanhas, a análise de dados é importante para o aumento da assertividade e alcance com o público-alvo.

Qual a função do Engenheiro de Marketing?

O Engenheiro de Marketing é responsável pela análise de dados que ajudam na assertividade e mensuração das campanhas. A sua função é centrada – mas não exclusivamente – na gestão de planejamento, análise de dados, questões de métricas, controle e operação, medição dos resultados e o ROI (Return on Investment).

Atualmente, cabe ao engenheiro de marketing extrair todos os dados e resultados dessas ações, para que com isso, a equipe de marketing digital possa direcionar melhor as campanhas, melhorar o que precisa ser melhorado e aumentar investimento no que está dando certo.

Engenheiro de Marketing e o Big Data

A informação é um poder que, usado da maneira correta, pode ajudar em planejamentos de marketing, alteração de produto, melhoria da empresa e redução de gastos. Um modo de adquirir dados para coleta de informação é com o Big Data, termo relativamente recente, que refere-se ao gigantesco volume de dados coletado mundialmente que impactam diariamente, senão todas, a grande maioria de negócios dos mais diversos segmentos.

Os dados são colhidos de diversos lugares, como redes sociais, transações e dados de consumo, como por exemplo, o varejo. São estruturados em dados numéricos, documentos em texto, e-mail, vídeos, áudios, mensagens e até cotações da bolsa.

O engenheiro tem a habilidade de construção e manutenção de dados retirados do Big Data, sendo que o mais importante do que a quantidade de dados, é o que a empresa pode fazer com esses dados. Muito usado em previsões do mercado, é a forma de como usar os dados para analisar a situação empresarial do futuro, possíveis ganhos e perdas que podem ser revertidos com um planejamento de prevenção.

Cuidados importantes a serem tomados quando falamos nesse gigantesco banco de dados que é o Big Data, é a questão da privacidade. O Facebook e Google exploram os dados dos usuários e seus históricos de visitas em sites. Porém, como o marketing é aliado e não rival dos consumidores, precisamos entender que há o limite ainda a ser melhor estudado quando se fala na extração de dados dos usuários e que precisamos usar da melhor forma esse meio sem que acabe prejudicando um dos lados.

analytics a importancia para o engenheiro de marketing

A importância do Analytics

Com os dados coletados disponíveis, chegou a hora de analisar. É onde se encontra o engenheiro nas ações de Big Data Analytics, que com a sua capacidade analítica e ferramentas adequadas de alto desempenho, o trabalho de análise se torna um norte para as organizações, sabendo onde investir, onde deixar de investir, como atuar no mercado e até mesmo o que o seu público-alvo pensa. Tudo isso é adquirido com o Big Data Analytics e a capacidade do engenheiro de organização e análise de dados.

Igualmente como Big Data Analytics, o Google Analytics é uma ferramenta de análise de dados, essencial para acompanhamento de visitas e conversões de sites. Porém muitas vezes ferramentas Analytics tendem a ter um certo padrão de relatórios predefinidos, nesse momento, o engenheiro dispõe de conhecimentos essenciais para extrair tudo que a ferramenta de análise disponibiliza, para que assim possa disponibilizar informações valiosas para o time de marketing trabalhar com o público correto.

Habilidades do Engenheiro de Marketing

#1 Assertividade: como já citado, a diferença entre o meio de publicidade online com o off-line é a assertividade. Por exemplo, por mais que as mídias tradicionais tenham um grande alcance, a mensuração dos resultados alcançados não é exata e pouco segmentada para o público correto. No online é possível segmentar as campanhas e conteúdos para o público-alvo e medir o impacto do conteúdo, analisar a relevância, quantidade de acessos e indicadores de engajamento.

#2 Análise: características como idade, sexo, localização geográfica e dispositivos de acesso são dados que o engenheiro encontra no momento de análise de alcance do conteúdo. Sendo assim, saberá conduzir o conteúdo com base nos comportamentos e características do usuário. Um meio de utilizar esses dados é com o remarketing, que através dessa técnica, podemos disponibilizar o conteúdo com base nos interesses e características dos usuários, assim consequentemente aumentando a assertividade.

Um dos principais pontos positivos da estratégia de remarketing é poder voltar a se comunicar e fazer publicidade direcionando para o público correto que já visitou algum site ou pesquisou sobre serviços e produtos. É uma estratégia muito usada e que o engenheiro de marketing tem uma função importante com a análise de dados. Porém, há o cuidado de não exagerar nessa estratégia e bombardear o usuário com publicidade antiga e que provavelmente não o interesse mais.

O marketing digital atualmente se encontra em uma frequência frenética e extremamente online, o que gera a necessidade de conhecimento dos grandes canais de mídia digital com complexidade sistêmica. Um pensamento analítico focado na assertividade é o que o marketing digital sempre buscou e o que o profissional da engenharia tem de sobra.

#3 Interpretação de dados: na grande maioria do tempo o marketing digital está lidando com usuários, o que significa que além da mensuração e análise, os dados precisam ser interpretados. Para chegar em uma conclusão precisamos de análises mais profundas dos dados, assim conseguindo algo concreto e estabilizado, tanto positivamente como negativamente.

Existem muitas ferramentas disponíveis que podem nos ajudar a medir o alcance de ações no digital, contudo, muitas delas se limitam a predefinições que são mais utilizados na hora de gerar relatórios de alcance. Sendo assim, a medição tende a ter uma certa relatividade já que os dados foram analisados superficialmente.

O que nos mostra que o trabalho do engenheiro de marketing se torna fundamental, uma vez que sua experiência em ciências exatas nos possibilita uma análise da dados mais profunda, sendo assim, podemos mensurar o alcance, quantos cliques e qual público foi alcançado, porém, também conseguimos analisar questões como a permanência do usuário no site.

Uma campanha online pode ter altos indicadores de visualizações e acessos, mas não devemos focar apenas nesses números. O método de mensuração, antes de tudo, precisa descobrir qual público foi atingido, se os usuários têm interesse na oferta, se houve conversões de visitas em vendas ou leads, e se não houve, por quê? Como já citado, o pensamento analítico e preciso do engenheiro é o ideal para situações como essas, onde os dados precisam ser lidos para a extração de informações concretas que possam gerar resultados.

Imagine a seguinte situação: um site recebe vários visitantes ao dia porém poucos permanecem navegando por um período de tempo maior que o normal. Há variantes de problemas possíveis para essa situação, mas sabemos que uma análise profunda do usuário nesse momento é importante. Qual é o seu problema? O site está confuso? Não achou o conteúdo desejado? São perguntas que a coleta de dados e análise podem resolver em uma possível parceria com um profissional de Serviço de Design.

É essencial conhecer o seu público-alvo, afinal, será ele quem irá consumir e navegar pelo seu conteúdo. É necessário entender suas dores e seus problemas, tentar ao máximo ajudá-lo otimizando seu conteúdo para melhor atendê-lo, o que influencia diretamente na assertividade, uma vez que que o seu conteúdo será direcionado para a grande maioria de clientes em potencial.

Keywords

Uma maneira de segmentar seu conteúdo online e alcançar seu público-alvo é com as Keywords. As Keywords, ou Palavras-chave em português, consiste em uma palavra que irá resumir seu conteúdo. É a maneira de reduzir o tema em uma palavra que carrega toda a ideia central do conteúdo e impulsionar os acessos. Isso acontece porque hoje em dia há milhares de páginas na web e precisamos nos destacar nesse meio e a palavra-chave nos norteia no meio do imenso arquivo online que é a internet.

Entretanto, com milhares de páginas na internet fica difícil conseguir um bom posicionamento, por esse motivo a análise das palavras-chave é outra função essencial que o engenheiro de marketing pode nos ajudar. Além de fazer uma pesquisa sobre a abrangência da palavra-chave e o quanto ela é pesquisada, é necessário conhecer seu público-alvo para assim ter noção das possibilidades de pesquisa que podem ocorrer.

E-mail marketing

Outra estratégia muito utilizada entre empresas de diversos segmentos é o e-mail marketing. O que nem todos sabem é a importância da assertividade nesse momento. Quando você está falando da sua empresa, ou divulgando um conteúdo, você precisa conhecer o público que irá receber o seu e-mail. O marketing digital atual se encontra em um momento de um para um, ou seja, não falamos com todos, mas sim falamos com cada usuário.

O que muitas empresas fazem é comprar lista de e-mails de banco de dados e enviar para os usuários alguma apresentação ou uma oferta. O digital nos disponibilizou a mensuração e a possibilidade de ser mais assertivo, essa forma de e-mail marketing vai de contra tudo isso. Não podemos simplesmente mandar um e-mail para qualquer pessoa sem conhecê-la, provavelmente ela não conhece a sua empresa e não pretende conhecer.

Hard Bounce

Outra questão importante que afeta no envio de e-mails é o Hard Bounce. Quando um endereço de e-mail retorna, isso significa que o endereço está incorreto, não existe ou é muito antigo, e isso é Hard Bounce. Se esse tipo de situação for rotineira, em uma próxima campanha com envio de e-mails com Hard Bounce, há chances de seu e-mail ir para a caixa de spam por se tratar de um “mau enviador” o que irá gerar um resultado ruim na campanha.

Nutrição de leads

Quando falamos em e-mail marketing também falamos de nutrição de leads. O engenheiro novamente está apto a analisar os dados de clientes da empresa, separando seu público-alvo, em qual parte da jornada do comprador o cliente se encontra, para assim que possamos encaminhar um e-mail com conteúdo relevante e que será útil para o nosso cliente.

O marketing digital está em constante ampliação e renovação, a alta conectividade, expansão de mídia e aumento de acessos tornaram o meio online suscetível a investimentos e se mostrou como um ótimo lugar para ter contato direto com clientes e gerar engajamentos. Nesse cenário se encontra o engenheiro de marketing onde atua na mensuração de campanhas e conteúdos para o Marketing de Conteúdo.

Marketing de Conteúdo

Uma estratégia que é de extrema ajuda quando o assunto é engajamento e contato com cliente é o marketing de conteúdo. Cada vez tornando-se mais usado e se mostrando como uma ótima saída quando o assunto é conversão de leads com baixo custo, o Marketing de Conteúdo é estratégia online onde engloba todos as mídias online e dispositivos de acesso, uma vez que com tanto conteúdo disponível online o acesso se tornou mais rápido e remoto.

Segundo uma pesquisa do IBGE, o smartphone é o principal meio de acesso à internet no Brasil. Com a ascensão das classes e dispositivos móveis mais baratos o acesso à internet se tornou mais amplo e acessível a todos. Isso nos mostra que precisamos otimizar o conteúdo que produzimos e trabalhar na melhor maneira de direcionar para os diferentes tipos de dispositivos.

Dispositivos móveis para engenheiro de marketing digital

Dispositivos móveis

O monitoramento dos dispositivos móveis -que também pode ser feito pelo engenheiro de marketing- se tornou essencial, uma vez que é necessário a orientação do conteúdo da melhor maneira possível, analisar se a leitura está adequada ao usuário, identificar a quantidade de acessos e se algo está prejudicando no acesso.

Quando falamos de marketing de conteúdo outras situações que envolvem os dispositivos móveis precisam ser analisadas, como por exemplo o CTA (Call To Action) que precisa estar bem posicionado, legível e o mais nativo possível na página onde será colocado. Outras situações como hyperlink e monitoramento de dos conteúdos também são de extrema importância na mensuração e extração de dados para a análise.

Engenheiro nas empresas

Empresas como Netflix e Google investem constantemente em engenheiros de marketing e de outros setores, uma prova disso é que entre os 10 cargos com maiores salários do Google, o engenheiro se encontra em mais de uma posição.

Empresas de diversas áreas têm investido no funcionário de engenharia para otimizar seu campo de análise e melhorar no alcance de campanhas e extração de dados

O engenheiro se tornou o mais novo funcionário de marketing justamente pela sua capacidade analítica, facilidade com números e por estar acostumado a atuar em um meio frenético que busca resultado e produtividade. Mais do que isso, o engenheiro de marketing precisa ser hábil na hora de resolver problemas e desenvolver ideias que ajudam todo o time a melhorar a comunicação.

O marketing digital nunca esteve tão em alta, na busca constante de renovação e ampliação encontramos o engenheiro que além de extrair os dados necessários para o desenvolvimento de campanhas, nos ajuda na assertividade das mesmas e na etapa de conhecimento dos clientes e consumidores com os dados coletados.

Com o pensamento analítico do engenheiro de marketing podemos melhorar ainda mais o que o digital nos proporciona, que é a assertividade e a oportunidade de alcançar o público certo na hora certa. Tenha em mente que para extrair o melhor de todas as funções que marketing digital nos proporcionada, precisamos de dados e análises, e o melhor funcionário para exercer essa função é o engenheiro de marketing.

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