Conteúdo certo para cada etapa da jornada: aprendizado e descoberta

Conteúdo certo para cada etapa da jornada: aprendizado e descoberta

No nosso post “JORNADA DE COMPRAS: O QUE É E QUAL SEU IMPACTO NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO?”, falamos para você sobre a jornada de compras e sua importância. Com base nessa leitura, fica bastante claro que sua empresa de tecnologia precisa criar conteúdos que despertem o interesse da sua audiência. Para que isso aconteça, você precisa conhecer o perfil e hábitos de compra do consumidor e compreender por quais etapas ele passa antes de se tornar um cliente.

Até aqui tudo entendido! Mas afinal, como o conteúdo é direcionado para cada etapa da jornada de compras? Quais características um texto deve ter para conquistar a audiência na etapa da jornada na qual ela se encontra? Vamos começar falando da primeira etapa da jornada de compras: APRENDIZADO E DESCOBERTA.

CONTEÚDO CERTO PARA CADA ETAPA DA JORNADA - APRENDIZADO E DESCOBERTAQuando nessa etapa, sua audiência ainda não tem clareza sobre suas necessidades e ainda não tem certeza sobre ter um problema ou oportunidade de melhoria para sua empresa. Cabe a você publicar conteúdos que apresentem a ela temas relevantes, que chamem a sua atenção e despertem seu interesse em entender um pouco mais sobre o assunto. É importante fazer sua audiência entender a situação da empresa frente o assunto abordado para, mais a frente, na próxima etapa, levá-la a questionar se está trabalhando da melhor forma possível.

Vamos ver um exemplo para essa etapa:

  • Maria Augusta é gerente de Recursos Humanos (RH) em uma empresa do segmento industrial. Digamos que a rotatividade de pessoal (ou turnover) nesse segmento seja bastante alta, e Maria Augusta faça pesquisas na internet, tentando entender se é possível reduzir este indicador na empresa, e como os concorrentes e o mercado em geral vêm lidando com o tema. Até aqui, ela não sabe se de fato tem um problema, ou se esse comportamento é normal e comum a todos do segmento.marketing de conteúdo e a audiência no blog
  • Considere que sua empresa forneça software de gestão de RH e tenha uma solução voltada ao recrutamento, seleção e retenção de pessoas, gestão de desenvolvimento organizacional e afins. E que, em suas pesquisas, Maria Augusta encontre um post, publicado em seu blog.
  • Esse post fala que a rotatividade é um problema enfrentado por muitas empresas, mas que existem políticas de retenção (com incentivos educacionais, planos de remuneração e benefícios em geral), que ajudam a reduzir esse número. Seu post fala também que a tecnologia ajuda os gestores de RH a elaborar e controlar planos voltados a redução do turnover nas empresas.
  • Pelo momento em que Maria Augusta se encontra, ela irá se identificar com o conteúdo que leu e, sem dúvida, irá refletir sobre a como sua empresa está posicionada em relação a essa situação.

Você pode perceber como uma abordagem direcionada estará atraindo mais visitantes para seu site, em busca de mais informações. Sua audiência não conseguirá resistir, e dará um passo a frente, na direção de resolver seus desafios e buscar melhor entendimento sobre eles. Opa, aí já estamos indo para a próxima etapa!

Acompanhe nosso blog! Logo vamos falar de conteúdo para a etapa Reconhecimento do Problema. Até lá!

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