Em entrevista, John Doerr conta como as OKRs foram adotadas no Google e Intel

Em entrevista, John Doerr conta como as OKRs foram adotadas no Google e Intel

Em entrevista especial com John Doerr, ele compartilha como a metodologia das OKRs (Objectives and Key Results) foi adotada pela Intel e, mais tarde, pelo Google – e como ele vê o futuro da definição de metas.

Kris Duggan: Onde você aprendeu a aplicar a definição de metas por OKRs Objectives and Key Results?

John Doerr: Meu primeiro contato com as OKRs  foi em 1970 na Intel. Na ocasião a Intel estava em uma transição importante, transformava-se em uma empresa de microprocessadores, e a equipe precisava de pessoas focadas em um conjunto de prioridades para garantir que a transição acontecesse de forma bem sucedida.

Criar o sistema de OKRs ajudou tremendamente e todos nós compramos a ideia. Eu lembro de ter ficado intrigado no início com a ideia de ter um farol ou uma estrela do norte para nos guiar, e que de fato ajudou muito a direcionar as prioridades.

Foi incrível também ver o poder das OKRs do Andy, as OKRs do meu gerente e as OKRs do time. Eu estava rapidamente pronto para direcionar o trabalho para as metas da empresa, e a cada novo trimestre tínhamos novas OKRs definidas.

Duggan: Fale sobre sua primeira reunião de OKR no Google.

Doerr:  Ofereci o sistema OKR para a equipe de liderança. Toda a empresa estava em pé em torno de uma mesa de Ping-Pong e apresentei os objetivos, benefícios e detalhes de implementação de OKRs. Viram o valor imediatamente, gostaram da idéia de ter um conjunto trimestral de prioridades para a empresa.

Demorou sim algumas interações, mas descobrimos a cadência e o modelo certos e, até hoje, Larry escreve seus próprios OKRs e os OKRs empresariais do Google a cada trimestre. Na minha experiência, trata-se de um processo de tentativa e erro e geralmente leva uma empresa de 1 a 2 trimestres para descobrir.

Duggan: Como empresas como o Google e a Intel conseguiram implementar com sucesso os OKRs enquanto outras empresas se esforçam para usar efetivamente as estratégias de definição de metas?

Doerr: Primeiro e mais importante é que a empresa precisa ter convicção em torno dos objetivos . Este compromisso deve vir de todos os níveis dos membros da empresa, este é o melhor caminho para o sucesso. Os executivos da Intel e Google estavam comprometidos com o seu time e apoiavam as equipes no nível certo.

A partir do momento em que a companhia se compromete a implementar o sistema da OKR, o líder OKR deve ser identificado. Será alguém que ajuda a educar o time, rastrear e querer progredir e claro, fazer os ajustes necessários.  

Este líder pode ser o COO, head de recursos humanos, líder da engenharia, ou outra pessoa que tenha espírito de liderança. Não será perfeito na primeira tentativa, por isso ter alguém de fato engajado é muito importante.

A maioria das empresas que implementou o sistema de OKR, o fez adaptando o sistema a sua cultura, e essa é achave. Faça o que precisa ser feito para fazer sua empresa funcionar.

Duggan: Por que você acha que estabelecer metas é importante para a empresa?

Doerr: O sucesso das empresas nos dia de hoje depende da capacidade de execução. As idéias são importantes, mas são fáceis em comparação com a execução. Thomas Edison disse uma vez que “A visão sem execução é a alucinação”.

A definição de metas é importante por vários motivos. Primeiro, ajuda o foco da empresa, não em 50 gols, mas nos 5 melhores objetivos que são fundamentais para o sucesso da empresa. Ao passar pelo processo de brainstorming e escrever metas, temos a certeza de que os principais objetivos irão surgir.

Essa é uma boa disciplina. A definição de metas também ajuda na responsabilização e coordenação entre equipes. Nós sabemos o que precisamos para realizar, quando precisa ser realizado, quem vai ser dono dele e como vamos trabalhar juntos para fazer isso.

Quando feito corretamente, o ajuste de metas é uma ferramenta muito poderosa. Cada membro da equipe da empresa pode vincular seus objetivos com os objetivos corporativos, sabendo que seu trabalho está tendo um impacto direto no sucesso da empresa.

E os objetivos corporativos podem incluir idéias que são criadas no nível de contribuinte individual, o que mantém a equipe de liderança sênior em sintonia com a organização.

Duggan: Que tipos de coisas as empresas precisam fazer para melhorar a definição de metas no futuro?

Doerr: Existem alguns erros comuns que vejo em relação à definição de metas, e é assim que recomendo abordar esses erros:

– Os objetivos devem ser suportados por toda a organização. Cada equipe e grupo de trabalho devem concordar com seus objetivos e prioridades.
– Os objetivos devem ser mensuráveis ​​ou ter metas quantificáveis. Talvez esteja enviando um certo número de produtos ou atingindo um cronograma de lançamento, mas, em qualquer caso, temos que ser capazes de rastrear e medir os objetivos.
– Os objetivos devem ser agressivos e realistas. Queremos nos esticar e esticar nossas equipes, mas não ao ponto de quebrar.
– Não atribua os objetivos OKR aos pagamentos de bônus, exceto as cotas de vendas. Queremos construir uma cultura arrojada e de risco.

Nos próximos anos, veremos novas tecnologias de novas empresas, como a BetterWorks, que se concentram em ajudar as empresas a melhorar a excelência operacional e o comportamento. São as ferramentas simples, bem feitas, que ajudarão esta transição. Isso é emocionante para mim, pessoalmente, porque conheço o impacto que a BetterWorks pode ter em outras empresas, grandes e pequenas.

Fonte: Betterworks

Sobre Kris Duggan

Kris co-fundou o BetterWorks com o objetivo simples, mas profundamente realizado de ajudar as pessoas a sentir que estão ganhando no trabalho. Anteriormente, ele foi pioneiro em uma nova categoria de software chamado “gamificação” para o engajamento do cliente e a produtividade dos funcionários ao fundar o líder de mercado em gamificação, Badgeville, em 2010.

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