O dia em que outras pessoas leram nosso Plano de Negócio – e o resultado foi incrível!

O dia em que outras pessoas leram nosso Plano de Negócio – e o resultado foi incrível!

Você já pensou na possibilidade mostrar seu plano de negócios para outro empreendedor? A gente nunca tinha pensado nessa possibilidade! Acabamos de fazer isso e o resultado foi simplesmente incrível! Calma, explico:

Durante a mentoria que recebemos do BeDream Fund para fazer a inscrição no Premio Cartier de Mulheres Empreendedoras, foi proposto uma atividade bem diferente e instigadora. Como são três negócios recebendo a mentoria, o time do BeDream identificou que tínhamos perfis bem complementares, e que poderíamos somar uns aos outros, se todos concordassem em abrir o plano de negócios.

Pautados no método Walt Disney de Criatividade, os mentores perceberam que cada uma de nós três tinha um dos perfis utilizados na metodologia: uma é a sonhadora, uma é a realista e outra é a crítica. Claro, todos nós temos um pouco de cada um destes perfis, mas sempre temos um que é o mais evidente, o que é mais natural de cada um. Com isso, se cada uma lesse o plano de negócios das outras duas, poderia avaliar pela ótica do seu perfil e dar sugestões valiosíssimas, que somariam muito ao resultado final do plano de negócios.

E foi o que fizemos. A regra era: deixe seu perfil natural voar alto, sem limites. Este processo gerou uma troca de ideias, de percepções, e de entendimentos única, e foi uma das experiências mais maravilhosas que já vivemos. A colaboração foi mútua, cada uma deu o melhor de si para ler com atenção o plano das outras, uma doação de corpo e alma. Foram algumas noites com poucas horas dormidas sim, pois o prazo era curto, mas isso nos gerou ainda mais energia! O que aprendemos aqui no Motor:

  1. Quando outra pessoa lê o seu plano de negócios, ela contribui com um olhar mais crítico, sem apego algum ao que está ali, e coloca dúvidas que para você nem existiam. Isso faz você parar, rever, re-escrever, até chegar em uma linguagem que fique clara para qualquer pessoa que for ler o seu plano,  do que é o seu negócio.
  2. Pare e pense: há particularidades e diferenciais no seu negócio que você se orgulha tanto, que é capaz de falar dela a cada uma hora, não é mesmo? Pois é, no nosso plano de negócios aconteceu isso. Falamos tantas vezes do nosso diferencial e da nossa metodologia, que ficou repetitivo. Mas a gente não percebeu isso. Só quando outra empreendedora leu é que ela criticou: “Não precisa falar aqui de novo sobre isso, você já disse que este é seu diferencial.”.
  3. Ler um plano de negócios não é qualquer atividade. Demanda tempo e concentração. Se você está lendo o plano de negócios de outra pessoa, demanda tudo isso em dobro. É uma responsabilidade enorme você sugerir ideias e ações no negócio que outra pessoa sonhou e idealizou. E mais: você se preocupa com o como a pessoa vai receber as sugestões, críticas, ideias que você deu. Há todo um cuidado envolvido.
  4. Deixar o seu perfil dominante “voar longe” é sensacional! É incrível como é produtivo quando você pode deixar o seu “self” trabalhar livremente, sem limites, sem nenhuma restrição ou regra. O resultado é riquíssimo!

De tudo isso, só podemos agradecer a todo o empenho e atenção das empreendedoras do Macchi Desapegos e do Engaja Brasil. Foi muito rica esta troca de olhares nos planos de negócio, multiplicou muito conhecimento e experiências. À equipe do BeDream e da Bel Pesce, queremos dizer que não queríamos que esta experiência única acabasse nunca. Vocês estão mentorando de forma muito cuidadosa e profissional. Tem sido muito intenso para nós, uma troca de emoções e de experiências realmente transformadora. Esta atividade aplicando o Método Disney de Criatividade só mostra que a COLABORAÇÃO é um elemento essencial nos dias de hoje, seja nos negócios ou na vida pessoal. Não há empreendedorismo sem a colaboração e a doação das pessoas. E nestes quesito, o time do BeDream e da Bel Pesce tira nota mil!  

Para os nossos leitores e para os que empreendem, deixamos aqui a dica para, experimentarem de forma aberta e genuína esta colaboração, troca conhecimento e avaliações no seu plano de negócios. Certeza que vocês não se arrependerão!

#somostodosconteudo

Veja Também:

Faça um plano de negócios e surpreenda-se! Você já investiu um tempo para detalhar o plano de negócios da sua empresa? Já parou para pensar em qual é o seu verdadeiro diferencial e qual é o seu...

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

wpDiscuz