Aprendizados ao participar de um processo de votação aberto na Internet

Aprendizados ao participar de um processo de votação aberto na Internet

Você já participou de algum concurso ou de alguma votação na sua vida? Se já participou, vai se identificar com o que vai ler aqui neste post. Se não participou, aproveite este post para refletir sobre os aprendizados e ganhos que eu e minha empresa tivemos ao participar da uma votação aberta na internet.

Antes de mais nada, preciso enfatizar que eu tinha uma trava enorme para participar de votações, abertas ou fechadas, na internet ou presenciais. Até então, eu nunca tinha me inscrito em nenhum tipo de concurso ou votação, nem para as eleições de representante de classe! O receio de me expor num processo destes era algo assustador e impedia que eu desse qualquer passo nesta direção.

Quando veio o email do BeDream Fund comunicando que haveria uma rodada de votação especial para quem quisesse concorrer a uma mentoria com o time da Bel Pesce e se preparar para o Prêmio Cartier de Mulheres Empreendedoras, algo inexplicável me instigou. Para ajudar, uma amiga muito especial me mandou uma mensagem: “Vai lá, inscreve a Motor de Conteúdo! Nosso orgulho!”. Deu medo, confesso.

Pensei o final de semana todo sobre porque eu inscreveria a minha empresa em tal votação. Quando a resposta veio, de forma genuína, peguei o computador e pronto: fiz a inscrição. Deixei o medo pra lá, e fui! E qual seria a minha surpresa com tantos aprendizados que vieram com este processo? Confira aqui o que ganhamos (eu, minhas sócias, nosso time e a Motor) e quem sabe no próximo você também se encoraja!

#1 A dúvida some quando você encontra seu verdadeiro porquê: encontrar qual é a verdadeira razão que me levaria até a inscrição foi fundamental para  vencer a trava que tinha em mim. Quando a resposta do verdadeiro porque ficou clara na minha mente, nada mais me deteve. Eu agi imediatamente, fazendo a inscrição da Motor de Conteúdo. Automaticamente todas as dúvidas, medo e barreiras que existiam, foram embora. Eu me senti super confiante para fazer a inscrição.

Na prática, encontrar seus verdadeiros porques, para você, e não para os outros, é fundamental para dar um passo na direção da superação.

#2 Você sempre pode ver algo novo e diferente em seu negócio: no processo de inscrição, já percebi que era algo bem diferente. Não era só fazer um cadastro. Era preciso responder questões sobre a Motor de Conteúdo, que automaticamente me fizeram ver a empresa de forma diferente, sob uma ótica que eu ainda não tinha parado para pensar!

E sempre tem algo novo sobre o seu negócio para você descobrir ! Aqui eu tive muitos aprendizados sobre a Motor, que até me deram insights de coisas para mudarmos no nosso posicionamento. Não subestime as possibilidades de ver sua empresa de sob um novo ângulo, você pode ter gratas surpresas !

#3 Pedir votos não dói: como é uma votação aberta, eu precisava de votos para ficar bem posicionada e ser avaliada pela equipe do BeDream Fund. E para conseguir votos, não tem outro jeito a não ser: fazer campanha e pedir votos! Lá fui eu, minhas sócias e nosso super time compartilhar e pedir votos nas redes sociais, nos grupos do whatsapp, pra família, amigos, colegas de trabalho, grupo de mães do colégio dos filhos, amigos do grupo de corrida… ninguém escapou! A surpresa aqui foi: quando você explica qual é o propósito da votação e porque você se inscreveu, as pessoas entendem e votam! E aí você percebe que pedir votos não dói, não dói nada! O máximo que vai acontecer é a pessoa não votar, e até aí, tudo certo, pois todos temos o livre arbítrio para exercer, não é mesmo?

#4 Há muita gente disposta a ajudar: quando você explica o propósito da votação, os votos começam a surgir. Eu olhava a contagem e via o contador aumentando, uau! Neste processo, houveram muitas pessoas ajudando a multiplicar, espalhando o pedido de voto entre os amigos e rede de relacionamento delas! Muitos amigos e familiares fizeram isso. O time da Motor se engajou e multiplicou também! Um grupo em especial ajudou muito a multiplicar: os mais de 100 alunos do curso Criando Oportunidades 4. Ah, esta turma é demais! Ao final, o que percebi é que o número de pessoas que ajuda e vota é muito , mas muito maior do que o número de pessoas que não vota. Isso é engajamento e é sensacional!

#5 O medo de se expor é superável: se expor numa votação aberta na internet dá medo, gente, dá muito medo. Muito mais medo do que aquela eleição do representante de classe lá dos tempos do colégio. A exposição é muito maior, o alcance da internet é incomensurável. Muita gente que votou eu nem conheço! A dica aqui é focar no seu verdadeiro porque, e agir! O medo fica bem tímido, mas bem tímido mesmo quando você age! Quem deu esta dica foi a própria Bel Pesce em um dos seus cursos, e está validado na prática.

Passada a votação, conseguimos sensacionais 370 votos e ficamos entre os 10 projetos mais votados! Ainda não sei se vamos receber a mentoria, pois a equipe do BeDream Fund vai avaliar os mais votados e escolher entre estes. O que eu sei é que neste processo, independente do resultado final, nós só ganhamos! Ganhamos aprendizados, superamos travas, e ganhamos engajamento de 370 pessoas que acreditaram junto conosco na Motor de Conteúdo. Isso é fenomenal e muito valioso, gente!

Deixo aqui nosso muito obrigada por terem acreditado conosco! Espero que este post ajude você a se encorajar para entrar em uma experiência fantástica como esta.

GRADITÃO IMENSA!

#somostodosconteudo  

CTA_Ebook (1)

Veja Também:

Em entrevista, John Doerr conta como as OKRs foram adotadas no Google e Intel Em entrevista especial com John Doerr, ele compartilha como a metodologia das OKRs (Objectives and Key Results) foi adotada pela Intel e, mais tarde, ...
Origens do marketing de conteúdo: como tudo começou? Que o marketing de conteúdo caiu no gosto do meio empresarial no Brasil e no mundo não é novidade para ninguém. Muita gente acreditou que pudesse se t...
Faça um plano de negócios e surpreenda-se! Você já investiu um tempo para detalhar o plano de negócios da sua empresa? Já parou para pensar em qual é o seu verdadeiro diferencial e qual é o seu...
Prêmio Cartier: depois da votação, o que vem por aí? Foi muito valioso todo o aprendizado que tivemos ao participar do processo de votação do BeDream Fund para receber uma mentoria que irá nos orientar p...

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

wpDiscuz