Qual é o ROI do Marketing de Conteúdo na sua empresa de tecnologia?

Qual é o ROI do Marketing de Conteúdo na sua empresa de tecnologia?

Você sabe qual é o ROI (Return On Investment) do marketing de conteúdo na sua empresa de tecnologia? O ROI é a forma utilizada para medir o desempenho de um investimento. Você, o corpo de executivos e os investidores da sua empresa devem ter isso na ponta da língua para decidir que investimentos continuar ou parar. Então, vamos ver como você pode aplicar esta métrica para saber se a sua estratégia de marketing de conteúdo está dando resultado?

De uma forma direta e simples, você pode calcular o ROI fazendo a relação entre os ganhos que a empresa teve e os investimentos feitos somente em marketing de conteúdo.

ROI = LUCRO LÍQUIDO / INVESTIMENTOS EM MARKETING DE CONTEÚDO 

O que você deve considerar nesta conta? marketing de conteúdo, retorno, investimento, ROI, tecnologia

Todos os custos envolvidos para colocar a estratégia no ar: produção do conteúdo, campanhas de marketing digital (links patrocinados, email marketing e mídias sociais), manutenção de ferramentas como blog e soluções de automação de marketing, gastos com a equipe de redatores, design e profissionais de marketing, entre outros.

Com o total do investimento calculado, você deve compará-lo aos resultados obtidos. Aqui é fundamental ter bem claro com qual (ou com quais) métrica será feita a comparação. Se o objetivo é gerar mais leads, a comparação deve ser feita com a quantidade de leads novos gerados por meio dos conteúdos. Já se sua estratégia tem como principal meta aumentar vendas, compare com o valor de vendas novas que tenham como origem conteúdos publicados.

Destaque então para a importância de ter uma estratégia de marketing de conteúdo bem definida, com objetivos e métricas claras, como já foi falado aqui no blog.  Se você não fez esta etapa, é hora de voltar um passo e ajustar a estratégia.

Agora, planilha na tela do computador, vamos a um exemplo prático. No nosso exemplo, a estratégia de marketing de conteúdo tem como principal objetivo gerar vendas de uma solução de BI (Business Inteligence) direcionada para PMEs (pequenas e micro empresas), que tem como valor de ticket médio R$ 20.000,00. O ciclo de vendas da solução é 3 meses. A persona desta solução é composta por gerentes e diretores das PMEs.

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O ROI no nosso exemplo é de 8X o valor investido.

Simples, não é mesmo? Lembre-se: você deve ter estratégia, objetivos e métricas claras, os custos na ponta do lápis e ferramentas para medir o resultado. Com o ROI na mão, você consegue decidir sobre como aplicar seu orçamento de marketing na ação que dá mais retorno, sem desperdícios.

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