Marketing de conteúdo promove a interação das equipes de marketing e vendas

Marketing de conteúdo promove a interação das equipes de marketing e vendas

Manter as áreas da empresa funcionando em harmonia não é fácil. Exige muito esforço e o famoso “jogo de cintura” para conciliar interesses, responsabilidades e até metas. Poder contar com aliados nesta empreitada é ótimo! E o marketing de conteúdo ajuda muito sua empresa a conciliar as áreas de marketing e vendas, e potencializar os resultados.

Quando sua empresa faz marketing de conteúdo, tem a oportunidade de traçar estratégias compartilhadas entre estas áreas e, já no planejamento das ações e metas de desempenho, as responsabilidades são alinhadas e uma área complementa a outra. Como? Veja este exemplo:

Durante o planejamento estratégico anual de uma empresa que fornece soluções para o varejo, foram definidas as seguintes metas para os times de Marketing e Vendas:

A área de Marketing deve trabalhar na geração de leads qualificados, e é medida por esse volume. Quando as metas de vendas são atingidas, a área também é bonificada. 

O time de Vendas foca no fechamento dos negócios. As taxas de conversão são seu objetivo, assim como o ticket médio dos negócios fechados.

  • João é responsável pela área de marketing desta empresa.
  • Esta empresa faz marketing de conteúdo há 18 meses.
  • João e seu time têm como responsabilidades, no contexto do marketing de conteúdo:
    • publicar regularmente conteúdos sobre temas relevantes para sua persona;
    • manter a empresa presente nas principais redes sociais;
    • fazer campanhas para nutrição de seus leads;
    • Analisar os resultados da empresa quanto a assertividade de sua  presença digital.
  • Os leads gerados devem ser muito qualificados ao longo das semanas, e o time de marketing deve repassar os mais maduros e preparados para o CRM da empresa.

 

  • Mário é o gerente comercial desta mesma empresa.
  • O time do Mário tem como principais atribuições, fazer contato com estes leads, para iniciar o processo de vendas.
  • Os vendedores selecionam as oportunidades no CRM, de acordo com o grau de maturidade das empresas e contatos informados pelo Marketing.
  • Esta abordagem é facilitada pelo processo de nutrição, realizado pelo time de marketing, por meio do conteúdo. O lead já reconhece seu problema, e entende que precisa de uma solução para aumentar sua eficiência.  
  • Com o lead tão nutrido e amadurecido em relação as soluções da empresa, o ciclo de vendas é encurtado e as chances de fechamento são muito maiores.
  • Com o ciclo de vendas mais curto, os vendedores também conseguem contatar mais leads do que conseguiam no passado.
  • Ao contatar mais leads, o volume de vendas também é favorecido.

É essencial para as estratégias de crescimento de sua empresa que as áreas de vendas e marketing trabalhem bem alinhadas, assim suas métricas de desempenho serão tratadas com mais eficiência, e os resultados de sua empresa serão potencializados! Com marketing de conteúdo, fica muito mais fácil!

 

Veja Também:

4 táticas para empresas de tecnologia gerarem leads digitalmente Quatro dicas sobre como gerar leads na sua empresa de tecnologia por meio do do marketing de conteúdo. No inbound marketing, para alguém comprar um p...
Topo, meio e fundo: saiba a importância de cada etapa do funil de vendas Quando o assunto é resultado das ações de marketing digital, engana-se quem se dá por satisfeito com os números de visitantes no site ou de curtidas n...
Medindo resultados: as métricas no Inbound Marketing O inbound marketing cresce de forma galopante. Segundo uma pesquisa do site Demand Metric, nos Estados Unidos profissionais de marketing gastam em méd...
Funil de vendas: qual a diferença entre suspect, prospect e lead? Ao apostar em estratégias de marketing de conteúdo, constantemente o profissional se depara com termos desconhecidos que, além de tudo, ainda são muit...

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

wpDiscuz