O poder de influência das agências de marketing digital

O poder de influência das agências de marketing digital

Você até produz conteúdo para a sua marca, mas não consegue analisar o desempenho nos canais digitais e nem ter o controle da qualidade do que é postado? Isso é bem comum entre as empresas que tentam fazer tudo sozinhas.

Não faz muito tempo que, no mundo dos negócios, as marcas passaram a incluir no plano de marketing uma forma de poder aproveitar o conteúdo digital como uma poderosa força de vendas. E é dessa maneira que o investimento em ações de conteúdo digital, utilizando o marketing de conteúdo para ter resultados digitais.

No entanto, nessa corrida para acelerar a produção de conteúdo, muitas empresas descobriram que não possuíam recursos e conhecimento necessário para avaliar o desempenho de suas publicações. Não demorou muito para que empresas de marketing digital começassem a surgir para fazer este trabalho. Afinal, não é só postar conteúdo: mas pesquisar, analisar, construir, avaliar e monitorar!

Para preencher este vazio, agências de marketing digital começaram a surgir e a tomar forma com o objetivo de ajudar as marcas a educar seus públicos e ganhar sua confiança.

giphy

(Fonte: Giphy)

Criadas a partir da necessidade do mercado online, com a propagação da internet, as pessoas começaram a consumir cada vez mais produtos e serviços através da web. É aí que entra as agências de marketing digital, com o papel fundamental de apoiar e dar auxílio às empresas. 

Muitas delas nasceram de uma ou duas pessoas trabalhando em casa. Sim, é isso mesmo! Observando a necessidade de investir em conteúdo digital, muitas pessoas interessadas no negócio começaram a procurar cursos de capacitação como forma de aprimorar seus conhecimentos e aplicar o formato de marketing online.

Pode parecer surpresa, mas não foram só profissionais de marketing que tiveram essa sacada! Profissionais de todas as áreas se interessaram pelo meio e começaram a oferecer trabalhos freelancer para empresas.

Obviamente isso gerou muitas oportunidades e contribuiu para o nascimento de muitas empresas de marketing digital.

Por que contar com uma agência de marketing digital tem sido um diferencial significativo?

Já é bem claro que no mundo tecnológico que vivemos, as empresas de marketing digital desempenham um papel fundamental no sucesso de muitos clientes. Elas oferecem serviços que muitas vezes é quase impossível aplicar a um time interno. Não é só a questão de desenvolver conteúdo online, mas estar por dentro de toda novidade e estratégias de marketing digital que podem dar resultado para o seu negócio.

Existem inúmeras razões para contratar uma agência, e nós listamos as 10 que consideramos mais relevantes:

#1 Velocidade de mudanças nas tendências digitais: a tecnologia está mudando rapidamente, e pode ser quase impossível manter-se atento a todas elas. É só observar a frequência que mudam as métricas do Facebook. Recentemente, por exemplo, a plataforma realizou mudanças nas análises de vídeo, como minutos de visualização, benchmark e ordenação.

Isso funciona de acordo com seus concorrentes, como é o caso do YouTube, quando o assunto é vídeo. E só uma agência de marketing digital é capaz de manter-se atualizada a todas as tendências relevantes na indústria.

#2 Abordagem estratégica sincronizada com o que há de novo no mercado: nós sabemos que não é tão fácil ficar atualizado às tendências do mercado. Muitas vezes é um tempo que não existe dentro da empresa, onde os profissionais precisam dedicar energia a outras estratégias.

Neste caso, uma agência de marketing digital pode ajudar o seu negócio a criar ou atualizar a estratégia digital atual da sua marca. Isso quer dizer que, com base no posicionamento e nas metas da sua empresa, uma agência de marketing pode criar um plano para refletir seu posicionamento nos canais digitais e atingir seus objetivos de negócio, sob uma nova perspectiva – de acordo com o que há de mais novo no mercado.

#3 Profissionais experiente e focados nas mudanças: isso sem dúvidas! As agências possuem profissionais experientes e focados nas mudanças, antenados, de olho em tudo que muda para adaptar rapidamente às ações e estratégias da empresa as novas ferramentas e conceitos do mercado digital. Isso garante ainda mais consistência!

#4 Acesso às ferramentas mais modernas de marketing digital: nada melhor do que medir o sucesso do marketing e ROI, não é mesmo? Mas, muitas vezes, isso pode significar ter acesso a sistemas e softwares caros.

As agências de marketing digital  têm acesso a essas ferramentas, como RD Station, Woopra, Social Bakers, diminuindo o investimento da sua empresa.

#5 Acessibilidade – Ao contratar uma agência de marketing digital, você tem acesso total a uma equipe de profissionais pelo preço de uma única contratação da equipe de marketing interna.

#6 Especialização em Marketing – Com uma agência de marketing digital, você pode ter certeza de que apenas as melhores práticas estão sendo usadas para o marketing online. Eles têm uma vasta experiência em lidar com vários negócios. Você tem acesso à profissionais de redes sociais, profissionais de SEO, redatores de conteúdo, web designers e muito mais.

Pode ser arriscado contratar pessoas internas para este propósito, uma vez que elas podem não ter o mesmo conhecimento que uma agência de marketing digital.

#7 Avaliação de concorrentes – Uma vez que as agências de marketing digital lidam com várias indústrias e clientes, eles têm melhor conhecimento na medição de concorrentes. Se, como chefe de negócios, você achar que o seu concorrente está sendo mais bem sucedido do que você, é hora de contratar uma agência de marketing digital que estudou o seu concorrente e saberá quais são as melhores estratégias para o seu negócio.

#8 Benefício da análise objetiva – Embora seja verdade que você sabe sobre sua empresa mais do que qualquer outra pessoa, isso também pode fazer seu julgamento fique tendencioso. Isso dificulta a análise objetiva dos desempenhos.

Com uma agência, você obtém a vantagem de uma análise objetiva e de terceiros da situação, que pode ajudar a construir melhores estratégias de marketing digital e planos para um maior crescimento.

#9 Concentração na execução do seu negócio – Na maioria dos casos, o marketing online significa contratar novos talentos para executar as campanhas. Além disso, exige a sua atenção porque você trabalhará com uma equipe interna. Não se esqueça de que também terá recursos e tempo para configurar o time e a própria campanha.

Uma agência pode ser útil para levar esse peso do ombro. Muitas vezes, o tempo que você passa treinando sua equipe poderia ser usado para investir na expansão do seu negócio internamente.

Com uma agência, você simplesmente precisa compartilhar seus objetivos e seu prazo. Não há treinamento, adiantamento ou gerenciamento de outra equipe.

#10 Redução de custos gerais – Ao deliberar sobre a contratação de uma agência de marketing digital, muitas empresas geralmente comparam o custo de uma operação interna com o preço da agência. Você ficará surpreso ao saber que uma agência é muito menos dispendiosa ao longo do tempo, como já abordamos acima.

As agências funcionam como contratadas independentes, para que você elimine a necessidade de impostos sobre a folha de pagamento. Você também reduz os custos recorrentes de ter empregados em tempo integral, como benefícios, custos de saúde e salários.

Algumas das ferramentas que você precisa para executar as campanhas também podem vir a um pagamento ou assinaturas de uma única vez. A maioria das agências já tem as ferramentas essenciais de marketing digital, então você não vai precisar gastar para isso. Melhor estratégia não há, não é mesmo?

Os mitos sobre terceirizar a produção de marketing de conteúdo

Muitos gerentes de marketing têm dificuldade em provar que contar com um parceiro de conteúdo digital é vantajoso para a empresa.  No entanto, isso faz surgir alguns mitos sobre terceirizar a produção. Confira, a seguir, quatro mitos comuns sobre terceirização.

giphy (1)

(Fonte: Giphy)

#1 Teremos menos controle!

Muitas pessoas tem a ideia de que quando terceiriza seu marketing de conteúdo, automaticamente perde 100% do controle. Afinal, em vez de confiar em seus próprios instintos, você está colocando seu programa de marketing de conteúdo digital em mãos externas. E isso pode ser sim assustador.

Mas se você contratar o parceiro certo – um que está disposto trabalhar de mãos dadas com o seu time, conhecer seu negócio, entender profundamente a jornada do seu cliente e a cultura da sua empresa, e fazer ajustes ao longo do caminho – o projeto fluirá na direção dos resultados almejados.

O marketing se tornará menos um jogo de adivinhação e mais uma série de ações baseada em dados e resultados obtidos. Um parceiro certo é aquele que é tão engajado que parece que faz parte da sua equipe de marketing.

#2 O gerenciamento será muito demorado!

Se você optar por manter a função de gestão do seu marketing em casa e dividir a produção entre um grupo de freelancers, você provavelmente verá menos benefícios.

Uma agência de marketing competente é capaz de gerenciar todo seu programa de marketing de conteúdo e não só algumas produções. Além do mais, é  responsabilidade também da agência de mantê-lo informado sobre o seu progresso das ações e do bom desempenho do plano de marketing. E, vamos combinar, eliminar as dores de cabeça da administração é um dos grandes benefícios de contar com a terceirização.

#3 Não obteremos resultados!

Esta é talvez a sua maior preocupação, porque realmente acontece com frequência – as empresas acabam pagando muito dinheiro por um excelente trabalho e a agência de marketing apresenta poucos resultados.  

Mas a boa notícia é que não precisa ser assim. As empresas de marketing terceirizadas de qualidade são capazes de fornecer consistentemente os resultados seguindo um processo comprovado de 3 etapas: definir metas realizáveis; medir e relatar o progresso; teste hipóteses alternativas; repetir o processo.

#4 Teremos muito retrabalho!

É normal pensar que pelo fato da agência muitas vezes não ser especialista no seu negócio, pode gerar um grande retrabalho nos conteúdo. Mas engana-se quem pensa assim!

Os profissionais são qualificados o suficiente para entender a fundo o seu negócio e apresentar os melhores conteúdos, como alguém que está realmente engajado no meio. São muitas pesquisas e estudos e o resultado? Um conteúdo de qualidade – sem que você tenha que ficar ajustando a todo momento.

E quais são os tipos de agências que existem?

Muitas empresas não têm uma noção clara de qual caminho seguir e vão em busca de um parceiro. Então, a empresa se depara com a grande diversidade de agências que existem no mercado, divididas em diversos campos de especialização. Com tantas possibilidades, qual caminho tomar?

Confira alguns tipos de agência de marketing digital e quais vantagens cada uma pode trazer para sua estratégia:

Tabela BP 210

Determinar como gerenciar seu marketing digital é difícil se você ainda não possui uma equipe. Os custos envolvidos com a contratação de uma equipe interna não são muito baratos e também podem drenar seu orçamento anual de marketing. Uma agência de marketing digital é acessível, flexível e apresenta o resultado desejado.

Esperamos que estas dicas tenham dado uma ideia de por que você deve contratar uma agência de marketing digital para o seu marketing digital. Se você ainda está preso com sua equipe de marketing interna, certifique-se de que eles aderem às coisas mencionadas acima. Caso você mude de ideia, podemos ajudar você!

Veja Também:

Consultoria de marketing digital: o que analisar ao contratar uma? A tecnologia mudou o perfil do marketing de tal forma que as descrições de trabalho, as expectativas e as responsabilidades dos gerentes de marketing ...
Consultoria de marketing digital – como saber se a sua empresa precisa? Sabemos bem que o mercado é altamente competitivo - nos últimos anos isso se fortaleceu - e é difícil alcançar uma boa visibilidade para uma marca. Às...
As 5 ferramentas essenciais para o planejamento de marketing digital Então você decidiu investir em um planejamento de marketing digital, mas ainda não sabe como colocar suas ideias em prática para atingir seu público n...
Marketing digital: confira os tipos de agência e como podem ser úteis O cenário de mundo cada vez mais globalizado e digital, agravado pela necessidade de gerar leads qualificados, exige que as empresas invistam em marke...

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

wpDiscuz