O poder de influência das agências de marketing digital

Marketing Digital

O poder de influência das agências de marketing digital

27 de novembro de 2017

Você até produz conteúdo para a sua marca, mas não consegue analisar o desempenho nos canais digitais e nem ter o controle da qualidade do que é postado? Isso é bem comum entre as empresas que tentam fazer tudo sozinhas.

Não faz muito tempo que, no mundo dos negócios, as marcas passaram a incluir no plano de marketing uma forma de poder aproveitar o conteúdo digital como uma poderosa força de vendas. E é dessa maneira que o investimento em ações de conteúdo digital, utilizando o marketing de conteúdo para ter resultados digitais.

No entanto, nessa corrida para acelerar a produção de conteúdo, muitas empresas descobriram que não possuíam recursos e conhecimento necessário para avaliar o desempenho de suas publicações. Não demorou muito para que empresas de marketing digital começassem a surgir para fazer este trabalho. Afinal, não é só postar conteúdo: mas pesquisar, analisar, construir, avaliar e monitorar!

Para preencher este vazio, agências de marketing digital começaram a surgir e a tomar forma com o objetivo de ajudar as marcas a educar seus públicos e ganhar sua confiança.

(Fonte: Giphy)

Criadas a partir da necessidade do mercado online, com a propagação da internet, as pessoas começaram a consumir cada vez mais produtos e serviços através da web. É aí que entra as agências de marketing digital, com o papel fundamental de apoiar e dar auxílio às empresas. 

Muitas delas nasceram de uma ou duas pessoas trabalhando em casa. Sim, é isso mesmo! Observando a necessidade de investir em conteúdo digital, muitas pessoas interessadas no negócio começaram a procurar cursos de capacitação como forma de aprimorar seus conhecimentos e aplicar o formato de marketing online.

Pode parecer surpresa, mas não foram só profissionais de marketing que tiveram essa sacada! Profissionais de todas as áreas se interessaram pelo meio e começaram a oferecer trabalhos freelancer para empresas.

Obviamente isso gerou muitas oportunidades e contribuiu para o nascimento de muitas empresas de marketing digital.

Por que contar com uma agência de marketing digital tem sido um diferencial significativo?

Já é bem claro que no mundo tecnológico que vivemos, as empresas de marketing digital desempenham um papel fundamental no sucesso de muitos clientes. Elas oferecem serviços que muitas vezes é quase impossível aplicar a um time interno. Não é só a questão de desenvolver conteúdo online, mas estar por dentro de toda novidade e estratégias de marketing digital que podem dar resultado para o seu negócio.

Existem inúmeras razões para contratar uma agência, e nós listamos as 10 que consideramos mais relevantes:

#1 Velocidade de mudanças nas tendências digitais: a tecnologia está mudando rapidamente, e pode ser quase impossível manter-se atento a todas elas. É só observar a frequência que mudam as métricas do Facebook. Recentemente, por exemplo, a plataforma realizou mudanças nas análises de vídeo, como minutos de visualização, benchmark e ordenação.

Isso funciona de acordo com seus concorrentes, como é o caso do YouTube, quando o assunto é vídeo. E só uma agência de marketing digital é capaz de manter-se atualizada a todas as tendências relevantes na indústria.

#2 Abordagem estratégica sincronizada com o que há de novo no mercado: nós sabemos que não é tão fácil ficar atualizado às tendências do mercado. Muitas vezes é um tempo que não existe dentro da empresa, onde os profissionais precisam dedicar energia a outras estratégias.

Neste caso, uma agência de marketing digital pode ajudar o seu negócio a criar ou atualizar a estratégia digital atual da sua marca. Isso quer dizer que, com base no posicionamento e nas metas da sua empresa, uma agência de marketing pode criar um plano para refletir seu posicionamento nos canais digitais e atingir seus objetivos de negócio, sob uma nova perspectiva – de acordo com o que há de mais novo no mercado.

#3 Profissionais experiente e focados nas mudanças: isso sem dúvidas! As agências possuem profissionais experientes e focados nas mudanças, antenados, de olho em tudo que muda para adaptar rapidamente às ações e estratégias da empresa as novas ferramentas e conceitos do mercado digital. Isso garante ainda mais consistência!

#4 Acesso às ferramentas mais modernas de marketing digital: nada melhor do que medir o sucesso do marketing e ROI, não é mesmo? Mas, muitas vezes, isso pode significar ter acesso a sistemas e softwares caros.

As agências de marketing digital  têm acesso a essas ferramentas, como RD Station, Woopra, Social Bakers, diminuindo o investimento da sua empresa.

#5 Acessibilidade – Ao contratar uma agência de marketing digital, você tem acesso total a uma equipe de profissionais pelo preço de uma única contratação da equipe de marketing interna.

#6 Especialização em Marketing – Com uma agência de marketing digital, você pode ter certeza de que apenas as melhores práticas estão sendo usadas para o marketing online. Eles têm uma vasta experiência em lidar com vários negócios. Você tem acesso à profissionais de redes sociais, profissionais de SEO, redatores de conteúdo, web designers e muito mais.

Pode ser arriscado contratar pessoas internas para este propósito, uma vez que elas podem não ter o mesmo conhecimento que uma agência de marketing digital.

#7 Avaliação de concorrentes – Uma vez que as agências de marketing digital lidam com várias indústrias e clientes, eles têm melhor conhecimento na medição de concorrentes. Se, como chefe de negócios, você achar que o seu concorrente está sendo mais bem sucedido do que você, é hora de contratar uma agência de marketing digital que estudou o seu concorrente e saberá quais são as melhores estratégias para o seu negócio.

#8 Benefício da análise objetiva – Embora seja verdade que você sabe sobre sua empresa mais do que qualquer outra pessoa, isso também pode fazer seu julgamento fique tendencioso. Isso dificulta a análise objetiva dos desempenhos.

Com uma agência, você obtém a vantagem de uma análise objetiva e de terceiros da situação, que pode ajudar a construir melhores estratégias de marketing digital e planos para um maior crescimento.

#9 Concentração na execução do seu negócio – Na maioria dos casos, o marketing online significa contratar novos talentos para executar as campanhas. Além disso, exige a sua atenção porque você trabalhará com uma equipe interna. Não se esqueça de que também terá recursos e tempo para configurar o time e a própria campanha.

Uma agência pode ser útil para levar esse peso do ombro. Muitas vezes, o tempo que você passa treinando sua equipe poderia ser usado para investir na expansão do seu negócio internamente.

Com uma agência, você simplesmente precisa compartilhar seus objetivos e seu prazo. Não há treinamento, adiantamento ou gerenciamento de outra equipe.

#10 Redução de custos gerais – Ao deliberar sobre a contratação de uma agência de marketing digital, muitas empresas geralmente comparam o custo de uma operação interna com o preço da agência. Você ficará surpreso ao saber que uma agência é muito menos dispendiosa ao longo do tempo, como já abordamos acima.

As agências funcionam como contratadas independentes, para que você elimine a necessidade de impostos sobre a folha de pagamento. Você também reduz os custos recorrentes de ter empregados em tempo integral, como benefícios, custos de saúde e salários.

Algumas das ferramentas que você precisa para executar as campanhas também podem vir a um pagamento ou assinaturas de uma única vez. A maioria das agências já tem as ferramentas essenciais de marketing digital, então você não vai precisar gastar para isso. Melhor estratégia não há, não é mesmo?

Os mitos sobre terceirizar a produção de marketing de conteúdo

Muitos gerentes de marketing têm dificuldade em provar que contar com um parceiro de conteúdo digital é vantajoso para a empresa.  No entanto, isso faz surgir alguns mitos sobre terceirizar a produção. Confira, a seguir, quatro mitos comuns sobre terceirização.

(Fonte: Giphy)

#1 Teremos menos controle!

Muitas pessoas tem a ideia de que quando terceiriza seu marketing de conteúdo, automaticamente perde 100% do controle. Afinal, em vez de confiar em seus próprios instintos, você está colocando seu programa de marketing de conteúdo digital em mãos externas. E isso pode ser sim assustador.

Mas se você contratar o parceiro certo – um que está disposto trabalhar de mãos dadas com o seu time, conhecer seu negócio, entender profundamente a jornada do seu cliente e a cultura da sua empresa, e fazer ajustes ao longo do caminho – o projeto fluirá na direção dos resultados almejados.

O marketing se tornará menos um jogo de adivinhação e mais uma série de ações baseada em dados e resultados obtidos. Um parceiro certo é aquele que é tão engajado que parece que faz parte da sua equipe de marketing.

#2 O gerenciamento será muito demorado!

Se você optar por manter a função de gestão do seu marketing em casa e dividir a produção entre um grupo de freelancers, você provavelmente verá menos benefícios.

Uma agência de marketing competente é capaz de gerenciar todo seu programa de marketing de conteúdo e não só algumas produções. Além do mais, é  responsabilidade também da agência de mantê-lo informado sobre o seu progresso das ações e do bom desempenho do plano de marketing. E, vamos combinar, eliminar as dores de cabeça da administração é um dos grandes benefícios de contar com a terceirização.

#3 Não obteremos resultados!

Esta é talvez a sua maior preocupação, porque realmente acontece com frequência – as empresas acabam pagando muito dinheiro por um excelente trabalho e a agência de marketing apresenta poucos resultados.  

Mas a boa notícia é que não precisa ser assim. As empresas de marketing terceirizadas de qualidade são capazes de fornecer consistentemente os resultados seguindo um processo comprovado de 3 etapas: definir metas realizáveis; medir e relatar o progresso; teste hipóteses alternativas; repetir o processo.

#4 Teremos muito retrabalho!

É normal pensar que pelo fato da agência muitas vezes não ser especialista no seu negócio, pode gerar um grande retrabalho nos conteúdo. Mas engana-se quem pensa assim!

Os profissionais são qualificados o suficiente para entender a fundo o seu negócio e apresentar os melhores conteúdos, como alguém que está realmente engajado no meio. São muitas pesquisas e estudos e o resultado? Um conteúdo de qualidade – sem que você tenha que ficar ajustando a todo momento.

E quais são os tipos de agências que existem?

Muitas empresas não têm uma noção clara de qual caminho seguir e vão em busca de um parceiro. Então, a empresa se depara com a grande diversidade de agências que existem no mercado, divididas em diversos campos de especialização. Com tantas possibilidades, qual caminho tomar?

Confira alguns tipos de agência de marketing digital e quais vantagens cada uma pode trazer para sua estratégia:

Determinar como gerenciar seu marketing digital é difícil se você ainda não possui uma equipe. Os custos envolvidos com a contratação de uma equipe interna não são muito baratos e também podem drenar seu orçamento anual de marketing. Uma agência de marketing digital é acessível, flexível e apresenta o resultado desejado.

Esperamos que estas dicas tenham dado uma ideia de por que você deve contratar uma agência de marketing digital para o seu marketing digital. Se você ainda está preso com sua equipe de marketing interna, certifique-se de que eles aderem às coisas mencionadas acima. Caso você mude de ideia, podemos ajudar você!

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