Veja dicas de como oferecer conteúdo interativo

Veja dicas de como oferecer conteúdo interativo

Fazer o leitor interagir com o conteúdo ajuda a aumentar o engajamento. Veja dicas de como implantar essa ferramenta em sua estratégia de marketing de conteúdo.

Quem digita “receita de brigadeiro” no Google, encontra 12.400.000 resultados. Já quem escreve a palavra “presente” recebe 583.000.000 opções de link para clicar. É nesse momento que o conteúdo interativo vai ajudar.

No meio dessa montanha de informações e de sites, você precisa fazer com que as publicações produzidas pela sua empresa estejam  bem ranqueadas, nas primeiras páginas. Mas só isso não é suficiente. É preciso que cada peça atraia o leitor e o instigue a  interagir, seja nos comentários ou no compartilhamento nas redes sociais.

Dentro das diversas alternativas lançadas pelo marketing de conteúdo, essa nova maneira de transmitir a sua mensagem e de enriquecer o texto, promete ajudar você que quer garantir o destaque do seu texto. A ideia, é usar mais do que linhas escritas e algumas figuras para despertar a atenção e a curiosidade do leitor. Ferramentas acessórias ajudarão você a fazer com que o leitor goste, interaja e compartilhe as informações e, consequentemente, a marca com os amigos.

O conteúdo interativo vai ajudar você a oferecer o melhor serviço para os seus clientes. Preparado para usá-lo?

Afinal, quais são as vantagens do conteúdo interativo?

Quantas palavras possui um conteúdo ideal? 500? 800? 1000? No conteúdo interativo isso é o que menos importa. Claro que o texto rico e com informações úteis é necessário, mas a ideia principal dele é usar de métodos que façam com que o leitor não o deixe poucos segundos depois de acessar o texto.

As alternativas são diversificadas como o uso de jogos no meio do texto, vídeos que convidem o leitor a participar de alguma forma, testes, enquetes, entre outros. O importante é oferecer algo que faça com que a pessoa queira permanecer um pouco mais na página. Com isso, ele consegue trazer benefícios como:

  • Engajamento: as enquetes, os jogos ou vídeos, fazem com que o leitor se interesse mais pelo conteúdo oferecido e, consequentemente, interaja mais com a marca e naturalmente compartilhe as publicações;
  • Gamificação: essas ferramentas alternativas usadas dentro do texto também tornam o conteúdo oferecido mais atrativo. Isso ajudará a fidelizar o leitor, que pode voltar para lê-lo e tornar-se um consumidor frequente do blog ou do site;
  • Experiências: com as novas formas de interação com o público que a marca quer atingir, a empresa tem mais possibilidade de impressioná-lo e atraí-lo para o seu produto ou serviço.

Exemplos de sites que usam o conteúdo interativo

Embora o conteúdo interativo venha se destacando dentro das estratégias de marketing digital, para que ele seja eficaz é preciso saber direcioná-lo. A primeira coisa é definir qual objetivo ele deve cumprir. Quer divulgar o nome da empresa? Aumentar o tempo do leitor no blog? Fazer com que o lead volte ao site ou que divulgue a marca nas redes sociais?

Além disso, você precisa pensar em quem é o público-alvo a ser atingido com esse tipo de conteúdo. Será que esses possíveis clientes gostarão de enquetes ou vão preferir assistir a vídeos?

Para ficar mais fácil compreender como isso tudo funciona e até servir de inspiração, antes de conhecer algumas dicas de ferramentas interessantes, é aconselhável ver alguns exemplos.

Um deles é o site Printerinks, que aposta em conteúdo interativo para manter o leitor interessado em suas informações. O leitor participa ativamente de histórias e depende da sua interação para chegar até o final dela.

Outro site que merece a sua visita e pode servir como inspiração é o Save the Rainforest. Ele oferece as informações ao usuário através de imagens 3D, mapas e áudio, que são administrados pelo próprio leitor.

Já o BuzzFeed, um grande sucesso de compartilhamentos nas redes sociai e de interação de usuários, aposta nas listas de curiosidades e testes para engajar o leitor.

Agora que você já consegue visualizar como um conteúdo assim poderá ser aplicado em um site de uma empresa qualquer, confira dicas de ferramentas que podem ajudar a revolucionar a interação dos seus leitores com os textos que fazem parte da sua estratégia de marketing de conteúdo.

Ideias de conteúdo interativo

Clicar, responder, optar ou reproduzir, se a pessoa pode realizar pelo menos uma dessas atividades é porque o conteúdo é interativo. Há várias formas de oferecer esse tipo de atividade para o seu leitor como os seguintes.

#Enquetes

Quantas vezes você respondeu a uma pergunta curiosa só para saber o resultado? Provavelmente muitas. Assim como você, vários leitores querem e gostam de se divertir com esses questionamentos, que são uma boa aposta de conteúdo interativo.

Além disso, esse tipo de interação poderá ajudar você a conhecer melhor o público e direcionar os próximos posts. Outro ponto positivo é que o leitor entende que a opinião dele é muito importante para a sua marca, o que ajuda a criar vínculo.

# Sorteios e concursos

Quem nunca participou de uma promoção online levante a mão! A maioria não levantará, pois os sorteios são praticamente irresistíveis. As pessoas gostam de interagir e tentar a sorte. O único cuidado com esse tipo de interatividade é oferecer ao seguidor algo que realmente identifique a marca.

# Infográficos interativos

Eles estão em alta, por aumentarem o engajamento em relação à informação que transmitem e fidelizam o leitor. Um bom exemplo deles é o “A evolução do insight”, que depende totalmente da interação do leitor para transmitir as informações. Uma forma divertida de reunir dados importantes e “entreter” o seu público-alvo.

# Vídeos interativos

Sozinhos já entretêm e atraem o leitor, mas quando são interativos, prendem ainda mais a atenção do visitante. Deixar a pessoa escolher o rumo de uma história ou direcionar o vídeo de maneira que a informações que ela julgue mais importante sejam oferecidas primeiro, é uma das maneiras de atrair leitores por mais tempo no post. Outras forma é realizar live no Youtube, para interagir com as pessoas e sanar dúvidas.

Gostou das dicas? Conheça outras no blog da Motor!

 

Veja Também:

Infográfico: Caminhos do Marketing de Conteúdo nas empresas de TI Infográfico gratuito para você iniciar os caminhos do marketing de conteúdo de forma eficiente na sua empresa de tecnologia! Preparamos um conteúdo m...
Como fazer uso espetacular das palavras-chave no seu conteúdo? Veja como explorar o uso das keywords conscientemente no seu texto e ajudar o buscador a encontrar você na rede! Palavras Chaves Você produz cont...
Seis passos para criar a estratégia de marketing de conteúdo Pode não parecer tão simples, mas a estratégia de produção de conteúdo para o digital se resume em seis principais passos. Há quem imagine que market...
Os desafios de escrever sobre tecnologia no marketing de conteúdo Capacidade técnica, bagagem de conhecimento, atualização e sensibilidade formam um bom redator para o marketing de conteúdo da sua empresa de tecnolog...

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

wpDiscuz