ROI do Marketing de Conteúdo: quando medir?

ROI do Marketing de Conteúdo: quando medir?

O mercado competitivo e a economia instável fazem com que as empresas, mais do que nunca, tomem como base para investimentos e continuidade de projetos, o ROI (Return On Investment) de cada iniciativa. O marketing de conteúdo ajuda sua empresa em tempos difíceis, isso é fato. Entretanto você, como gestor de marketing de uma empresa de tecnologia, precisará prestar contas quanto a relação entre os ganhos que sua empresa teve e os investimentos feitos por ela nesse processo. A grande questão é: qual o momento ideal para medir o ROI ou ROMI (Return on Marketing Investment) do marketing de conteúdo na sua empresa de TI?

COMO MENSURAR RESULTADOS NO MARKETING DE CONTEÚDO EM 4 DICASJá é sabido que o marketing de conteúdo é uma estratégia importantíssima, onde os resultados vão aparecer no decorrer no tempo. O volume e a qualidade do conteúdo que sua empresa publica serão grandes influenciadores – lembre-se dos desafios de escrever um bom conteúdo de tecnologia. Se sua empresa definir como variável para encontrar o ROI, apenas o resultado gerado em vendas, pode ser necessária muita paciência para começar a ter dados para essa aferição.

Como alternativa, lance mão de um planejamento com objetivos e metas a serem alcançados por etapas, a partir da publicação dos seus conteúdos e sua divulgação nas redes sociais. Isso será fundamental para que excelentes resultados sejam alcançados, porque você terá condições de entender gradativamente e sob vários aspectos, como seu marketing de conteúdo está conduzindo a presença digital de sua empresa de TI.

Veja essa sugestão:

  • Comece determinando um período para formação da massa de informações a serem avaliadas. Esse tempo deve considerar, entre outros fatores, o perfil da persona e o segmento que sua empresa atende, assim como a duração do ciclo de vendas da sua solução. Suponhamos que 4 meses seja uma tempo adequado para gerar e publicar conteúdo relevante e começar a entender o comportamento e o consumo da sua audiência.
  • Decorridos esses 4 meses, você pode começar a analisar resultados como movimento nas redes sociais. As redes sociais são grandes aliadas do marketing de conteúdo, e você pode medir a quantidade de interações que cada conteúdo teve – entre curtidas, compartilhamentos e comentários. Com essa informação comparada ao PPC (Pay Per Click) que cada rede social apresentaria para sua empresa, caso optasse por campanhas pagas, você poderá obter o retorno aproximado de seus posts.
  • A visibilidade da marca também pode começar a ser medida já a partir desse período, por meio da identificação das palavras-chave que direcionam mais tráfego por busca orgânica para seu site. Então, você pode fazer um exercício similar ao descrito acima: no Google Adwords, fazer uma pesquisa dessas palavras-chave para saber o custo de cada uma delas para uma campanha de links patrocinados. Ao multiplicar esse o custo por clique pela quantidade de visitas que seu conteúdo trouxe, você vai encontrar o investimento que seria necessário sem o marketing de conteúdo!
  • Quando o acervo de seu blog estiver bem robusto, e suas campanhas de nutrição de leads estiverem a todo vapor, você já pode medir o retorno quanto as vendas. Relacione o investimento de todo seu processo de marketing de conteúdo: criação do conteúdo, diagramação, manutenção do blog, entre outros. Ao deduzir esse montante, do valor recebido com as vendas originadas pelos leads nutridos pelo marketing de conteúdo, você encontra o ROMI da sua empresa em relação as vendas.

Lembre-ROI DO MARKETING DE CONTEÚDO: QUANDO MEDIR?se: os resultados colhidos com o marketing de conteúdo vêm com o decorrer do tempo, mas são duradouros e sólidos. Nem pense em cancelar essa frente por não conseguir medir resultados de vendas já no início. Planeje a medição de seus resultados por etapa e mãos à obra!

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