Regras de pontuação e e marketing de conteúdo para tecnologia: conheça a relação

Regras de pontuação e e marketing de conteúdo para tecnologia: conheça a relação

A pontuação escolhida pode mudar completamente o sentido de uma frase e o leitor pode não entender o que você está querendo dizer. No marketing de conteúdo esse detalhe é valiosíssimo. EmOs desafios de escrever sobre tecnologia no marketing de conteúdo você teve contato com alguns dos requisitos necessário para a produção de bons conteúdos. Agora vamos falar um pouco das regras de pontuação.

Os sinais de pontuação representam pausas ou entonações na fala. E vão além disso, eles são capazes de reproduzir, na escrita, as emoções, intenções e anseios que a mensagem quer passar. Quando utilizados de forma imprópria, podem ter um efeito desastroso.

O grande crescimento no uso de e-mail e mensagens instantâneas como ferramentas de comunicação nas corporações, evidenciaram ainda mais os erros no uso da pontuação. Quem nunca recebeu um e-mail que não não conseguiu entender por falta de vírgulas e pontos para clarificar a mensagem?

Mais recentemente, com a presença digital das empresas, publicando conteúdos nos blogs e redes sociais, a necessidade de escrever bem e com o uso correto da pontuação ficou ainda maior. É bom saber também, que a pontuação pode inclusive ajudar os redatores da sua área de marketing a sair de algumas enrascadas! Como por exemplo, em mensagens onde o tamanho precisa limitado, como nos meta description (descrição do conteúdo de uma página e do seu site para os buscadores). Utilizando de forma estratégica a pontuação, fica mais fácil tornar a mensagem mais objetiva, Veja:

Mensagem original: “O eSocial é um projeto do Governo Federal que unifica o envio de informações pelo empregador. Informações previdenciárias, tributárias e fiscais relativas à contratação e utilização de mão de obra. Devem ser enviados dados tanto de funcionários com ou sem vínculo empregatício.” – 236 caracteres sem espaço

Mensagem reduzida: “O eSocial, projeto do Governo Federal, unifica o envio de informações pelo empregador. Informações previdenciárias, tributárias e fiscais relativas à contratação e utilização de mão de obra, com ou sem vínculo empregatício.” – 192 caracteres sem espaço

Com o uso estratégico da pontuação, foram reduzidos 44 caracteres!

O uso correto da pontuação, torna seu conteúdo legível, sofisticado e objetivo, além de não dar  margens à interpretações ambíguas. Utilizar a pontuação adequadamente nos conteúdos produzidos para sua empresa de tecnologia, trazem mais acuracidade e inteligência a sua mensagem.

Quer mais dicas para produzir conteúdo de tecnologia com muita qualidade, leia aqui!

 

Veja Também:

É por isso que você desperdiça dinheiro em marketing de conteúdo Sabemos quanto trabalho é necessário para produzir um conteúdo de qualidade, mas nem sempre tudo que é feito traz o retorno esperado. É, então, o mome...
Infográfico: Caminhos do Marketing de Conteúdo nas empresas de TI Infográfico gratuito para você iniciar os caminhos do marketing de conteúdo de forma eficiente na sua empresa de tecnologia! Preparamos um conteúdo m...
Agências: não há espaço para fornecedor, apenas para parceiro Parceria entre agências de marketing e os clientes aumenta a confiança e a liberdade entre as partes. Sua agência já percebeu que entregar o que o cl...
Gamification: o que é, como aplicar e quais os resultados? Para compreender sua importância para captar novas oportunidades no mundo dos negócio, é preciso entender o momento que vive o marketing digital. Voc...

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

wpDiscuz