Regras de pontuação e e marketing de conteúdo para tecnologia: conheça a relação

Regras de pontuação e e marketing de conteúdo para tecnologia: conheça a relação

A pontuação escolhida pode mudar completamente o sentido de uma frase e o leitor pode não entender o que você está querendo dizer. No marketing de conteúdo esse detalhe é valiosíssimo. EmOs desafios de escrever sobre tecnologia no marketing de conteúdo você teve contato com alguns dos requisitos necessário para a produção de bons conteúdos. Agora vamos falar um pouco das regras de pontuação.

Os sinais de pontuação representam pausas ou entonações na fala. E vão além disso, eles são capazes de reproduzir, na escrita, as emoções, intenções e anseios que a mensagem quer passar. Quando utilizados de forma imprópria, podem ter um efeito desastroso.

O grande crescimento no uso de e-mail e mensagens instantâneas como ferramentas de comunicação nas corporações, evidenciaram ainda mais os erros no uso da pontuação. Quem nunca recebeu um e-mail que não não conseguiu entender por falta de vírgulas e pontos para clarificar a mensagem?

Mais recentemente, com a presença digital das empresas, publicando conteúdos nos blogs e redes sociais, a necessidade de escrever bem e com o uso correto da pontuação ficou ainda maior. É bom saber também, que a pontuação pode inclusive ajudar os redatores da sua área de marketing a sair de algumas enrascadas! Como por exemplo, em mensagens onde o tamanho precisa limitado, como nos meta description (descrição do conteúdo de uma página e do seu site para os buscadores). Utilizando de forma estratégica a pontuação, fica mais fácil tornar a mensagem mais objetiva, Veja:

Mensagem original: “O eSocial é um projeto do Governo Federal que unifica o envio de informações pelo empregador. Informações previdenciárias, tributárias e fiscais relativas à contratação e utilização de mão de obra. Devem ser enviados dados tanto de funcionários com ou sem vínculo empregatício.” – 236 caracteres sem espaço

Mensagem reduzida: “O eSocial, projeto do Governo Federal, unifica o envio de informações pelo empregador. Informações previdenciárias, tributárias e fiscais relativas à contratação e utilização de mão de obra, com ou sem vínculo empregatício.” – 192 caracteres sem espaço

Com o uso estratégico da pontuação, foram reduzidos 44 caracteres!

O uso correto da pontuação, torna seu conteúdo legível, sofisticado e objetivo, além de não dar  margens à interpretações ambíguas. Utilizar a pontuação adequadamente nos conteúdos produzidos para sua empresa de tecnologia, trazem mais acuracidade e inteligência a sua mensagem.

Quer mais dicas para produzir conteúdo de tecnologia com muita qualidade, leia aqui!

 

Veja Também:

Gamification: o que é, como aplicar e quais os resultados? Para compreender sua importância para captar novas oportunidades no mundo dos negócio, é preciso entender o momento que vive o marketing digital. Voc...
OKR: o que é e como aplicar – tudo que você precisa saber Acelerar o crescimento da empresa é o sonho de todo empreendedor. Por isso, de tempos em tempos, novas tendências vão surgindo para ajudar nessa taref...
O marketing de conteúdo como aliado dos projetos de TI Como engajar toda a empresa, e fazer quem não é da área de Tecnologia da Informação entender a importância dos projetos de TI? Essa é a dificuldade de...
Marketing de Conteúdo: é melhor fazer interna ou externamente? O que é mais vantajoso, montar um time interno, ou contratar exteriormente? A resposta para essa questão depende da realidade da sua empresa e alguns ...

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

wpDiscuz