Recursos audiovisuais: seu Marketing de Conteúdo já usa?

Recursos audiovisuais: seu Marketing de Conteúdo já usa?

O marketing de conteúdo vem de um crescimento bastante expressivo, inclusive no mercado de TI, se tornando diferencial para geração de resultados. Uma recente pesquisa com 600 empresas de tecnologia, constatou que essa estratégia já é utilizada em 70% delas. E diante dos resultados alcançados, 39% dessas empresas devem aumentar seus investimentos no marketing digital.

Mas não basta investir, é necessário um direcionamento preciso das ações para obter retorno. E uma característica importante, que faz toda a diferença no consumo do seu conteúdo, é o formato dele. Você viu no post Escolha o formato certo e garanta o sucesso do seu conteúdo de tecnologia, que existem vários formatos para transmitir o conteúdo que você deseja.

A utilização de recursos audiovisuais, por exemplo, vem se tornando cada vez mais uma ótima opção para disseminar conteúdo relevante para sua persona. Você já usa esses recursos na sua estratégia de marketing de conteúdo?

# Vídeos online ou vídeos marketing

Segundo Dr. James Mcquivey, da Forrester Research, “Um minuto de vídeo vale mais que 1.8 milhões de palavras!”. Essa é uma excelente maneira de demonstrar produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa, tornando mais fácil para sua persona entender como sua solução de tecnologia pode se encaixar como uma luva e solucionar situações críticas da empresa. Nos vídeos, você pode combinar videografismos (imagens em movimento baseadas na técnica de storytelling), telas do seu produto, narração ou um apresentador, por exemplo. Veja como a ContaAzul, empresa de software de gestão integrada para micro e pequenas empresas, desenvolveu essa ideia:

  • Resultados de buscas de vídeos tem uma taxa de cliques 41% maior do que resultados de buscas de textos simples..
  • Vídeos no e-mail marketing podem aumentar as taxas de cliques em até 96%.
  • 59% dos executivos prefere assistir vídeos ao invés de ler textos, se os mesmos estiverem disponíveis na mesma página.

Fonte: Viver de Blog


# Webinars

Os webinars são eventos ou seminários online, geralmente transmitidos ao vivo, sobre um determinado tema. Em um webinar, uma pessoa (o apresentador ou palestrante) se expressa, e os demais participantes apenas assistem, não podendo se comunicar por voz. A interação entre os participantes é realizada por meio de chat, onde podem conversar entre si ou enviar perguntas ao palestrante. O eventos em formato de webinar, de acordo com o Content Marketing Institute, é o segundo formato mais eficaz no marketing de conteúdo.

Os webinars também podem ser acessados também após sua realização, apenas com a diferença de acesso ao chat, que não estará disponível. A Softplan faz uso deste formato para a divulgação da solução Sienge, focada no segmento da construção civil. Veja como é na prática, clicando aqui.

  • No ano de 2015, 67% dos compradores utilizaram webinars para direcionar sua decisão de compra.
  • 64% % das técnicas de marketing de conteúdo mais eficientes são baseadas em webinars.

Fonte: ION Interactive


# Podcasts

Os podcasts podem ser comparados a “blogs falados”. Isso mesmo, eles são uma forma de transmissão de arquivos multimídia na internet, que sua empresa  de tecnologia pode criar (usuários em geral podem fazê-lo) para expor suas soluções e mostrar para sua audiência abordagens diversas sobre os temas mais relevantes para ela. Esses arquivos de áudio digital ficam disponíveis em uma lista e podem ser ouvidos a qualquer hora por sua persona.

O interessante dos podcasts, é que eles podem inclusive ser escutados em em um player portátil, fomentando seu consumo nos momentos mais inusitados, como na sala de espera do consultório médico ou nas salas de embarque dos aeroportos. O CanalTech, site de notícias sobre tecnologia, divulgou uma informação sobre a TOTVS em um podcast. Confira o resultado:


Que tal variar um pouco os formatos dos seus conteúdos? Ideias e formas para apresentar sua solução e como ela ajuda sua persona não faltam:

  • Você pode apresentar uma solução de Business Intelligence  por meio de um vídeo marketing e explicar como as informações do ERP (software de gestão) são utilizadas.
  • Pode criar webinars para a demonstração de uma função crítica e muito relevante para uma exigência legal que esteja prestes a entrar em vigor.
  • Criar um podcast com uma lista de conteúdos sobre os conceitos que envolvem sua principal solução, ou como a tecnologia ajuda a aplicar esses conceitos na empresa da persona.

Conteúdo de qualidade e relevância, em formatos atrativos, são imprescindíveis para mostrar a sua audiência toda a versatilidade da sua empresa!

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