O que é Growth Hacking e os seus resultados nos negócios

O que é Growth Hacking e os seus resultados nos negócios

Cada dia se torna mais necessário se manter competitivo no mercado e a melhor saída é buscar um diferencial competitivo para se destacar no meio dos seus concorrentes, e aí entra o growth hacking.

Caso você ainda não conheça, growth hacking é um marketing orientado a experimentos. Em outras palavras, growth hacking é uma estratégia onde o seu principal objetivo é encontrar oportunidades para a aceleração de crescimento, seja pelo meio de estratégias em marketing digital, ou até mesmo em mídia offline.

O uso do growth hacking é ainda pouco disseminado no Brasil. No entanto, as startups do Vale do Silício (grande polo tecnológico dos Estados Unidos), por exemplo, já utilizam da estratégia como forma de aceleração de crescimento.

Como o Growth Hacking pode se tornar um diferencial competitivo?

Com a concorrência aumentando cada ano mais, não há tempo a perder para esperar que os primeiros resultados comecem a surgir. O uso do growth hacking possibilita que a sua empresa, em pouco tempo, conquiste espaço e amplifique a sua atuação no mercado.

Essa ampliação pode acontecer de diferentes formas, tudo depende do objetivo de crescimento da empresa, por exemplo: uma empresa percebe que o mercado onde atua está saturado, fazendo com que acabe caindo na competição por preço. Avaliando seus concorrentes, foi identificado que nenhuma empresa possui uma forte presença no meio digital.

Identificando esse ponto nos concorrentes, é possível entender qual será o objetivo do growth hacking: fortalecer o marketing digital. Agora com objetivo definido, a empresa precisa investir na atuação online – utilizando do marketing de conteúdo e mídias sociais, por exemplo – como forma de ampliar a sua atuação e possuir um diferencial competitivo diante dos seus concorrentes.

Resultados gerados pelo Growth Hacking

Agora que você já conhece o que é o growth hacking  e como pode se tornar um diferencial competitivo para a sua empresa, está na hora de conhecer os casos de sucesso. A seguir, confira uma lista de empresas que utilizaram do growth hacking como forma de alavancar os negócios.

Airbnb

A maior plataforma de aluguel de acomodações do mundo investiu em growth hacking para acelerar o seu crescimento. O objetivo da estratégia foi aumentar os usuários e ampliar a imagem da empresa no mercado. A partir disso, o Airbnb teve a ideia de replicar todas as suas acomodações para o site CraigsList (famoso portal internacional de aluguel).

O resultado da estratégia de growth hacking é invejável. O Airbnb, em pouco tempo, acelerou o seu crescimento aumentando os seus usuários e a imagem da empresa no mercado e, atualmente, é uma das startups mais valiosas do mundo, chegando ao valor de U$13 bilhões de dólares.

LinkedIn

Certamente que você conhece o LinkedIn, que, atualmente, é a maior rede social empresarial do mundo. Algo que talvez você não conheça é sobre o growth hacking adotado com o intuito de aumentar os usuários na plataforma. A estratégia se resume em permitir que os usuários já existentes pudessem criar perfis público na rede social.

Isso possibilita que os usuários apareçam nas buscas no Google, assim outras pessoas puderam encontrar seus amigos, empresas e colegas de trabalho. O resultado obtido com a estratégia foi o estrondoso aumento de 2 milhões de usuários para 200 milhões!

YouTube

A estratégia é tão popular que até mesmo o YouTube já utilizou para a aceleração de crescimento. Na época, o YouTube aproveitou a vulnerabilidade do MySpace onde era muito complicado compartilhar vídeos e disponibilizou a função de inserir qualquer vídeo do YouTube em sites, blogs e até mesmo no MySpace.

Isso fez com que se tornasse mais fácil e acessível visualizar os vídeos, uma vez que todas as páginas poderiam inseri-los em qualquer lugar e a qualquer momento. Essa estratégia auxiliou na popularização e disseminação da marca YouTube, hoje o maior site de vídeos do mundo.

Mint

Famoso aplicativo de gestão de finanças pessoais, o Mint utilizou da estratégia de marketing de conteúdo – antes mesmo da versão beta do aplicativo estar no ar – para o seu growth hacking. Criando conteúdo relevante e educativo para o seus clientes e potenciais cliente, tornou-se referência no mercado quando o assunto é finanças.

O resultado da estratégia de aceleração de crescimento adotada foi mais que satisfatório. A Mint, com a produção de conteúdo e otimização para SEO, conquistou mais de 20 mil pré-usuários cadastrados em seu site com interesse no aplicativo. Fazendo com que, além dos usuários conquistado, a imagem da startup fosse ampliada no mercado.

A competição entre empresas não é nenhuma novidade. Há muito tempo que é preciso se diferenciar para se destacar no meio da multidão, e o growth hacking é estratégia perfeita para esse objetivo. Treine a sua equipe, mapeie seu cenário, defina objetivos e, assim, a aceleração de crescimento não será algo difícil de se conquistar.

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