Por que Marketing de Conteúdo é prioridade em 2016?

Por que Marketing de Conteúdo é prioridade em 2016?

A popularização da Internet trouxe ao mercado de tecnologia uma nova dinâmica de mudanças e inovações, de forma que é preciso estar todo o tempo se atualizando. Dessa forma, quem consegue se antecipar às tendências e “prever o futuro” fica sempre um passo a frente da concorrência e, hoje, algumas empresas trabalham basicamente com isso: pesquisas e previsões para o mercado, como as americanas IDC e Forrester Research, que fizeram algumas previsões para o ano de 2016 e que irão repercutir nos próximos anos.

O CMO da Forrester Research, Victor Milligan, já havia dito, em entrevista, que o ano de 2016 será decisivo para as empresas de tecnologia e que o digital está se tornando o DNA dos negócios. Para ele, quem não se adequar a esta realidade, será descartado. Já a IDC é enfática ao dizer que, até o final de 2017, dois terços dos CEOs das 2000 empresas mais influentes do mundo já terão como centro de sua estratégia corporativa a Transformação Digital. 

No Brasil, o uso de celulares para se conectar à web triplicou nos últimos 3 anos. É o que indica a pesquisa Tic Domicílios 2014, divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). O estudo mostra também que aproximadamente metade dos brasileiros com 10 anos ou mais utilizam dispositivos móveis para navegar na Internet e 84% dos usuários de Internet pelo celular afirmaram acessá-la todos os dias ou quase todos os dias. Em 2011, de acordo com a CGI.br, apenas 15% dos brasileiros se conectavam à web utilizando dispositivos móveis.

O mundo está se tornando digital e, com o passar dos anos, os benefícios que acompanham o avanço das tecnologias tem alcançado mais e mais pessoas. A Internet oferece às pessoas a praticidade de encontrar, rapidamente, exatamente o que elas buscam. Reflexo disso, é que 74% dos brasileiros pesquisam conteúdos online antes de efetuar uma compra, seja ela digital ou não.

Ou seja, sua empresa de tecnologia precisa estar preparada para essa realidade e ter uma estratégia de marketing adequada para esse momento. Para isso, é fundamental ter uma forte presença digital e ser encontrado. Marketing de conteúdo é a estratégia ideal para este cenário e guiará sua empresa a resultados mais efetivos, sem comprometer seu orçamento de marketing. Veja:

#1 Convergência: uma das vantagens do marketing de conteúdo é a possibilidade de ser combinado com outras estratégias digitais. Mais que isso: o marketing de conteúdo pode ser o centro de sua estratégia de marketing. A partir das peças de conteúdo produzidas, pode-se criar campanhas em redes sociais, e-mail marketing e Google Adwords.

#2 Melhor ranqueamento nas buscas orgânicas: o investimento em campanhas patrocinadas em sites de busca é bastante eficaz e, dependendo da dinâmica da sua empresa, seu tamanho e sua realidade financeira, optar por esse caminho é fundamental para gerar tráfego em seu blog em um espaço de tempo reduzido. Contudo, uma boa campanha de marketing de conteúdo exige um trabalho cuidadoso com o SEO dos seus materiais para elevar seus posicionamentos e ter um melhor desempenho nas buscas orgânicas.

#3 Custo-benefício: a economia retraída não permite que as empresas de tecnologia  arrisquem seus orçamentos de marketing em estratégias duvidosas. Segundo a Demand Metric, o marketing de conteúdo é até 62% mais barato que as estratégias tradicionais, gerando uma média de três vezes mais leads. Isso acontece porque outras estratégias consistem em investir grandes cifras pela exposição da marca ao maior público possível, sem direcionamento, enquanto marketing de conteúdo é totalmente direcionado para sua persona. Assim, suas peças dificilmente chegarão até pessoas que não tenham o interesse em comprar seu produto ou serviço. Marketing de conteúdo busca atrair o cliente e engajá-lo com material relevante.

#4 Leads qualificados: a partir do momento que sua empresa atrai e desperta o interesse do cliente, ele entrará em contato, ou deixará seus dados para ter acesso a algum conteúdo de maior valor. É o momento em que sua empresa deve fornecer a ele mais materiais relevantes e que facilitem seu trabalho, de forma educativa e didática. Assim, o lead saberá ainda mais sobre sua empresa, suas soluções e chegará mais maduro ao momento da compra.

#5 Métricas precisas: o melhor de tudo é que, no fim do processo, é possível calcular todos os resultados e calcular o ROI (Retorno sobre o investimento), estimando quanto custou cada lead. Este é o momento de entender o que deu certo, o que não deu e onde melhorar nas próximas tentativas, antecipando-se a possíveis falhas.

Portanto, marketing de conteúdo é a solução para as empresas que buscam um posicionamento excelente nos meios digitais sem comprometer o orçamento de marketing. Confira este infográfico gratuito que preparamos: “As ações de marketing digital mais eficientes para o setor de tecnologia”, que mostra quais os melhores caminhos a se seguir na sua estratégia. 

E lembre-se: neste exato momento seus concorrentes devem estar bem ocupados produzindo conteúdo para facilitar serem encontrados pelos potenciais clientes. Se precisar de ajuda, entre em contato conosco!

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