As 5 ferramentas essenciais para o planejamento de marketing digital

As 5 ferramentas essenciais para o planejamento de marketing digital

Então você decidiu investir em um planejamento de marketing digital, mas ainda não sabe como colocar suas ideias em prática para atingir seu público no universo online? Sabemos o quão difícil pode ser montar uma estratégia eficaz para divulgar sua marca no universo virtual (contar com uma agência de marketing digital pode ser uma boa ideia! Ainda mais quando não temos certeza sobre quais ferramentas usar para atingir nossos objetivos.

Atualmente existem milhares de plataformas, aplicativos, softwares e serviços que visam auxiliar e automatizar grande parte desse trabalho — o mais difícil é escolher quais delas oferecem os melhores resultados. Contudo, a dúvida não é uma desculpa para o desleixo. Pesquisar e conhecer a fundo os recursos das principais ferramentas para marketing digital disponíveis no mercado é algo primordial para quem deseja compor uma estratégia efetiva.

Quer conhecer algumas das opções disponíveis e saber quais delas são as mais utilizadas no Brasil e no mundo? Então continue lendo este post!

MailChimp (para e-mail marketing)

Quando vamos falar sobre ferramentas de e-mail marketing, é impossível não citar o MailChimp. A solução — que existe desde 2001 — se destaca principalmente pela sua capacidade de integração com outras plataformas, como WordPress, Magento, Shopify, PrestaShop e BigCommerce. Essa característica é preciosa para empreendedores que possuem uma loja virtual e que queiram manter contato constante com o seu mailing de clientes.

Com esta poderosa ferramenta para marketing digital, você consegue compor e-mails visualmente elaborados, criar regras automáticas (enviar um recado para aquele internauta que colocou itens no carrinho de compras e fechou o site, por exemplo) e até mesmo usufruir de relatórios que analisam o seu grau de envolvimento com o público. O MailChimp possui um plano gratuito, mas que conta com certas limitações; os planos pagos têm preços a partir de US$ 10.

Marketo (para automação de marketing)

Fazer um planejamento de marketing digital eficiente não é uma tarefa fácil — é necessário rastrear e identificar leads em tantas plataformas que ficaria inviável fazer tudo isso manualmente. Felizmente, o mercado já dispõe de soluções de automação de marketing, que nada mais são do que ferramentas que facilitam a administração de captação de clientes, relacionamento com consumidores, análise de dados de tráfego e outras questões relacionadas.

O Marketo é uma das plataformas de marketing digital mais famosas nesse setor. Ela lhe permite gerenciar campanhas e obter relatórios aprofundados sobre o desempenho de cada uma delas, tal como calcular seu impacto direto nos lucros da sua empresa.

Unbounce (para landing pages)

Uma das principais ferramentas de marketing digital para a criação de landing pages (ou seja, páginas web feitas para capturar informações de um visitante e transformá-lo em um lead) é a Unbounce. Esta plataforma é tão respeitada que tem, em sua carta de clientes, nomes famosíssimos como a agência de jornalismo Thomson Reuters e até mesmo a plataforma de e-commerce Shopify.

A solução facilita a criação e otimização de landing pages e não exige que o usuário tenha conhecimento técnico de programação — é tudo muito prático e intuitivo, sem a necessidade de digitar uma linha de código sequer. Além disso, esta ferramenta para marketing digital conta com mais de 125 modelos prontos para você utilizar e converter mais visitas. Os planos começam em US$ 79, sendo possível testar os recursos gratuitamente durante trinta dias.

Google Analytics (para análise de dados)

Você não pode dizer que está surpreso — o Google Analytics é uma das principais ferramentas de marketing digital há anos, e tudo indica que esse cenário não mudará tão cedo. Esta poderosa plataforma é essencial para qualquer profissional que deseja rastrear o tráfego em seu website, sabendo de onde vem e para onde vão os seus visitantes.

Mas seus recursos vão além: a solução também conta com análise de conversões e de campanhas publicitárias. Com o Google Analytics, é possível até mesmo ter relatórios sobre aplicativos para dispositivos móveis e estratégias de mídias sociais. O melhor de tudo é que a plataforma é totalmente gratuita e relativamente fácil de usar: acabaram-se as desculpas para não estudar os dados gerados pelo seu planejamento de marketing digital!

Canva (para criação de artes)

Nascida em 2012, o Canva é uma ferramenta online projetada para atender a um propósito muito nobre: tornar o design acessível para todos. Trata-se de um serviço que facilita demais a criação de qualquer tipo de arte: infográficos, banners, convites, cabeçalhos, logotipos, apresentações, capas para ebooks e assim por diante. Até mesmo quem não possui a mínima familiaridade com conceitos de comunicação visual consegue criar uma arte vislumbrante com a ajuda do Canva.

Sendo assim, este app pode ser considerada uma excelente ferramenta para marketing digital. Quer fazer uma postagem chamativa para o Facebook? Aqui está. Escreveu um livro virtual e quer uma capa matadora? Feito. Está pensando em contar a história de sua empresa de uma forma chamativa? Desenhe uma linha do tempo em poucos minutos usando os milhares de modelos prontos. A maioria dos recursos do Canva são gratuitos, mas você pode contratar planos especiais (a partir de US$ 13) que dão acesso a alguns mimos extras.

  • Outras opções: Adobe Creative Cloud (Photoshop, InDesign, Ilustrator etc.)

Uma mãozinha sempre vai bem!

Ferramentas para marketing digital são importantes para ajudar a sua marca a ganhar mais visibilidade no mundo online. Elas ajudam na criação de campanhas, conversão de leads e análise de estatísticas importantes para você saber para onde sua empresa está indo (ou, em alguns casos, para onde ela deve ir, após alguns ajustes na estratégia).
Porém, vale lembrar que é essencial contar com a ajuda especializada de uma agência de marketing digital, que pode orientá-lo melhor sobre como atingir seu público, quais canais utilizar e qual linguagem é a mais efetiva para cada caso. 

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