O time de marketing produz conteúdo internamente, mas precisa de orientações?

O time de marketing produz conteúdo internamente, mas precisa de orientações?

Se na sua empresa, o seu time de marketing já produz ou tentou produzir internamente e percebeu que não é tão simples assim, talvez seja momento de avaliar sobre o conhecimento e ferramentas de apoio necessárias. Aliás, esta pode ser uma ótima forma de percorrer de forma muito mais acelerada a curva de aprendizado sobre o marketing de conteúdo.

Levanta a mão aí quem é do time de marketing de empresa de tecnologia e está bem tranquilo com os resultados do marketing digital! Aliás, levantar só a mão não vale, vai ter que contar o segredo do sucesso. Quem começa?

Sim, nós aqui sabemos que o time de marketing é cada vez mais demandado para entregar também, cada vez mais resultados.

Convocando o time interno para a produção de conteúdo digital

Temos visto casos de empresas de tecnologia que decidem convocar o time interno para o processo de produção e gestão do conteúdo digital. Parece que tudo está ok, afinal, é só sentar e produzir os conteúdos e depois postar ou enviar por e-mail para a base de contatos, certo? Errado, afinal fazer marketing de conteúdo envolve muito mais do que produzir conteúdo.

Só quem já passou pelo desafio sabe como realmente é na prática. É comum o time não ter clareza de qual é a melhor estratégia, ou de como conseguir produzir de forma escalável, ou como produzir conteúdo que entregue resultado, entre tantas razões, que muitas vezes colocam em dúvida se a empresa está trabalhando a melhor estratégia. Mas não se preocupe, a dúvida não é exclusividade sua e do seu time. Talvez seja preciso apenas uma ajuda para organizar a estratégia do conteúdo digital.

 Para a Omie, contar com a capacitação consultiva foi o melhor caminho para acelerar o aprendizado na prática

Aqui na Omie, tomamos uma decisão importante: produzir conteúdo internamente. Mas não bastava escrever, era preciso acelerar o conhecimento do time, e isso precisava ser feito com especialistas na área.

A Motor de Conteúdo que até então já nos apoiava na produção do conteúdo foi a parceria certa para a nossa necessidade. Um projeto de capacitação construído de forma modular que trouxe aplicação prática desde o encontro inicial e nos trouxe conhecimento sobre:

  • estratégias e planejamento do conteúdo digital
  • ferramentas para organizar e suportar o processo
  • templates para escalar a produção
  • metodologia de produção das personas
  • calendário editorial
  • metodologias de produção do conteúdo
  • orientações sobre formato diferentes
  • entre outras orientações e exemplos práticos de valor para o time.

A cada novo encontro um tema era apresentado e o time ficava com tarefas de execução prática para o encontro seguinte. Ao final do projeto tínhamos não só o aprendizado, mas um planejamento construído para os próximos meses de trabalho.

Ana Lucia Meneguini, Gerente de Marketing da Omie e Flávio Teixeira, Coordenador de Marketing da Omie.

Como performar melhor a produção de conteúdo do time interno?

Contar com o apoio de uma empresa especializada na produção do conteúdo para o segmento de tecnologia garante acesso às melhores práticas por meio de processos e padrões já validados que permitem:

  1. Capacitação prática de como acontece a produção de conteúdos relevantes;
  2. Implementação de um processo adequado ao marketing de conteúdo;
  3. Conhecimento de ferramentas mais práticas para implementação da produção de conteúdo;
  4. Aumento da produtividade e a velocidade da produção de conteúdo;
  5. Utilização de templates e modelos já validados na prática;
  6. Check-lists e orientações para validação do conteúdo;
  7. Otimização de recursos com um processo bem estruturado;
  8. Orientação para apresentar para toda empresa empresa a importância do trabalho do time de marketing na criação de bons conteúdos;
  9. Desenvolvimento e expansão das suas estratégias de marketing;
  10. Aumento do nível de conhecimento do time interno na gestão do conteúdo;
  11. Ajudar o time de marketing a se tornar ainda mais estratégico para a empresa.

Contar com capacitação consultiva em marketing de conteúdo para implementar as melhores práticas e começar já a elevar o nível do marketing de conteúdo da sua empresa, vai impactar não só nos resultados mas na motivação e nível de conhecimento do time.

Parceiro na produção de conteúdo especializado

Ah, se a sua empresa decidiu produzir internamente porque enfrentou problemas no passado, talvez porque contou com um parceiro que não era especializado em tecnologia. De fato, este é um segmento que demanda conhecimento de negócio e que exige sim um conhecimento mais específico. Aqui somos especializados em tecnologia, sabemos que este conhecimento faz toda diferença.

Agora, se o seu momento é de dúvida, sobre contar ou não com uma empresa parceira para ajudar na produção do conteúdo, talvez você precise conhecer alguns motivos pelos quais a terceirização representa uma ótima solução e começar para poder avaliar.

Mas se você já tentou produzir internamente, percebeu que não é tão simples assim e está avaliando a estratégia e pensando em terceirizar parte da produção do conteúdo é bom ficar atento sobre como escolher o melhor fornecedor de conteúdo especializado em tecnologia. E cuidado com os mitos sobre a terceirizar a produção do conteúdo digital.

 

Veja Também:

Marketing de Conteúdo: organize sua produção com ferramenta gratuita Diversas empresas de tecnologia tem optado por estratégias de marketing de conteúdo. Este movimento se dá porque o mercado está percebendo a importânc...
4 mitos sobre terceirizar a produção do marketing de conteúdo Infelizmente, existem, sim, diversos casos de empresas que tiveram experiências ruins ao terceirizar sua produção de conteúdo. Isso se deve, muitas ve...

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

wpDiscuz