O marketing de conteúdo como aliado dos projetos de TI

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo como aliado dos projetos de TI

27 de junho de 2018

Como engajar toda a empresa, e fazer quem não é da área de Tecnologia da Informação entender a importância dos projetos de TI? Essa é a dificuldade de muitos CIOs (Chief Information Officer). Se esse é o seu problema conheça 4 dicas de como os conteúdos digitais podem ajudar.

Como engajar toda a empresa e fazer quem não é da área de Tecnologia da Informação entender a importância de um projeto do tipo? Essa é a dificuldade de muitos CIOs (Chief Information Officer), que encontram no conteúdo digital a saída para informar e tirar dúvidas dos seu stakeholders – ou público estratégico.

Acostumados a resolver os problemas de negócio da companhia, infelizmente esses executivos algumas vezes não conseguem levar seus projetos adiante por falta de apoio do público interno. Mas, para isso, algumas boas práticas podem ajudar.

# A influência dos conteúdos digitais nas empresas

“É perceptível que para tornar a empresa competitiva no mercado, o papel do TI tem sido cada vez mais importante e crucial, seja na implementação de estratégias de transformação digital, cloud computing ou Inteligência Artificial”, explica Marcos Andrade, CMO da CorpFlex – empresa que oferece soluções de Cloud Computing.

Segundo a consultoria Gartner, apenas em 2018, os investimentos globais em Tecnologia da Informação vão somar US$ 3,7 trilhões, um aumento de 4,3% sobre em comparação a 2017. E, enquanto um executivo de TI tem dificuldade em fazer a empresa como um todo entender o valor do trabalho da sua área, a importância da adoção de novas ferramentas tecnológicas só cresce.

“O ser humano tem, naturalmente, uma resistência às novidades. Muitos colaboradores estão acostumados a desempenhar suas atividades da mesma maneira e não têm interesse em mudar seus hábitos”, pontua Andrade.      

Para quebrar essa resistência às transformações é necessário que a empresa esteja de portas abertas, demonstrando a todo momento que as modificações são necessárias para o crescimento e desenvolvimento do ambiente corporativo.

E qual a melhor forma de deixar claro que a TI é uma aliada, não oponente do público interno? Usando os conteúdos digitais como ferramenta de apoio. Conheça, abaixo, quatro dicas práticas de como usá-los:

1- Ser presente nas redes sociais
A empresa precisar marcar presença onde os seus colaboradores estão. Com a autorização das equipes de marketing de conteúdo e comunicação o ideal é criar perfis no Whatsapp, Twitter, Facebook e LinkedIn, divulgando-os entre a diretoria e colaboradores. São os canais ideais para, por exemplo, divulgar novidades sobre tecnologia, os projetos atuais que estão sendo desenvolvidos e os futuros;

2- Ter um blog
Os conteúdos digitais divulgados nas redes sociais podem apontar para um blog corporativo. É a ferramenta ideal para explorar a fundo todos os temas de interesse do setor de TI, além de apresentar artigos de opinião, repercutir levantamentos e até fomentar pesquisas de opinião;  

3- Enviar newsletters periódicas
Enviar newsletters periódicas é uma maneira de colocar todos os colaboradores ‘na mesma página’ e chamá-los para conhecer tanto o blog como as redes sociais. Ao fazer um e-mail com o resumo dos conteúdos abordados no período (os avanços nos projetos atuais, resultados e impactos, por exemplo), o colaborador se sentirá parte das inovações;

4- Contar as vitórias
Aproveitar os projetos que já deram certo, explorando-os inclusive em vídeos, é uma excelente alternativa. O ideal é chamar colaboradores de outras áreas que foram impactados positivamente pelas mudanças. Isso ajudará a dar mais credibilidade.

# Cuidados necessários

A estratégia de marketing de conteúdo precisa ser pensada com muito cuidado. É necessário ter na mente que sua audiência é composta por um grupo bem heterogêneo.

A linguagem é o primeiro detalhe a ser definido. O ideal é ter conteúdos leves, (quando possível) divertidos e próximos da linguagem e cultura da sua empresa. “O importante é evitar usar os jargões técnicos característicos do ambiente de tecnologia. Procure traduzir os termos técnicos para que os executivos de outros departamentos consigam acompanhar o discurso e entender a relevância do projeto para a organização. Por meio do conteúdo é possível tornar a comunicação entre TI e a toda a empresa mais próxima”, conta Tania Dagostim, CMO da Motor de Conteúdo.

Outro detalhe é ter uma abordagem humanista, demonstrando que a área de TI conhece, acompanha e é empática aos desafios e problemas das demais áreas. Dentro desse escopo é possível apresentar casos de sucesso e colocar a equipe de TI à disposição para esclarecer qualquer dúvida.

Como diz o ditado, uma andorinha sozinha não faz verão. O gestor precisa ter a equipe ao lado para que a estratégia de marketing de conteúdo dê certo. Engajar o time desde o processo de planejamento garante que ele seja um embaixador do projeto, além de ajudar no desenvolvimento e postagem dos conteúdos.

Mas, se a empresa não puder contar com a ajuda da equipe de tecnologia, não tem problema. É cada vez mais comum ter a ajuda de fornecedores especializados para para fazer o planejamento, gestão e produção desse conteúdo digital.

Outra alternativa é montar um fluxo de marketing de conteúdo internamente, capacitando o time interno por meio de um trabalho de coaching. Ele é focado em ajudar no entendimento das demandas e como dar os primeiros passos em direção a colocar esta estratégia no ar, entregando informação de valor ao público.

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