Na crise, invista em marketing de uma forma diferente: conheça o Inbound Marketing

Na crise, invista em marketing de uma forma diferente: conheça o Inbound Marketing

Existe uma grande chance de sua empresa fazer parte da estatística que diz que as equipes de marketing estão direcionando 34% de sua verba para o inbound marketing. Caso esse cenário ainda não seja realidade na sua empresa, o momento exige uma avaliação urgente sobre o assunto e como o Marketing de Conteúdo associado à uma boa estratégia de Inbound Marketing é o caminho ideal para taxas de conversão maiores.

Confira o artigo da Exame que diz: Na crise, invista em marketing de uma forma diferente: conheça o inbound marketing.

Em épocas de crise como a que estamos passando, é comum as empresas apertarem os cintos e cortarem custos. Normalmente, as campanhas de marketing, seja tradicional seja digital, são vistas como gastos e suas verbas são cortadas também, mas se os seus produtos e serviços não aparecem, como você espera conquistar novos negócios? É nesse cenário que inbound marketing, uma das ferramentas do marketing digital, surge como uma excelente alternativa para empresas que precisam crescer investindo menos. 

Nessa hora quem não mede não gerencia. Uma das métricas importantes para aferir a efetividade do marketing digital, o custo por lead, mede o custo por potencial consumidor atraído, que em etapas posteriores deve ser trabalhado para se transformar em oportunidade e em venda. Segundo pesquisa de uma das empresas que oferecem ferramentas para trabalhar o inbound marketing, o custo por lead com marketing tradicional é de R$ 19, enquanto que, com inbound marketing, esse custo cai para R$ 10.

Outra vantagem para quem investir em inbound, é que além de custar menos, seus concorrentes podem ainda não ter descoberto essa nova metologia, que consiste em criar conteúdo online em blogs, e-books, vídeos, infográficos, etc, para atrair o público-alvo com conteúdo interessante e valioso. Consequentemente, quando uma pessoa faz uma busca no Google, pode encontrar o que procura no seu site e, no fim, quem chega até a sua empresa é o seu cliente e não o que normalmente é feito em propagandas de TV, em revistas, telemarketings e com promotores de vendas.

É algo bem diferente do que os profissionais de marketing e as empresas estão acostumados, com campanhas caras em mídias que não mostram outra métrica importante para a avaliação da campanha,  o Retorno do Investimento (ROI) exato. Segundo Alexandre Monteiro, sócio da Ingage Digital, uma agência especializada em Inbound Marketing, “em inbound marketing você define quais suas metas de marketing digital e vendas e quais os indicadores que serão mensurados. É possível analisar todas as etapas do processo, desde o tráfego até a conversão de clientes e, identificar o que está dando certo, o que pode ser melhorado e o que não traz resultados.

Essas informações são usadas para aprimorar cada vez mais as campanhas e melhorar os resultados.” As campanhas tradicionais têm início, meio e fim, já em inbound todo o conteúdo criado é disponibilizado na internet e tudo o que é publicado precisa ser de interesse do seu público e não uma mera propaganda sobre a empresa. As redes sociais são usadas para divulgar e espalhar o conteúdo pela web, que será visto e compartilhado.

Enfim, é uma mudança na forma de pensar o marketing da empresa e de repensar o que realmente interessa para o cliente. Na empresa que gerencio atualmente, a Precon Engenharia, a estratégia adotada de inbound marketing fez o número de visitantes crescer mais de 100% em um ano e a taxa de conversão de visitantes para leads aumentou em mais de 300% no mesmo período, o que consequentemente trouxe melhores resultados de oportunidades e vendas concretizadas por este canal.  Veja o case completo clicando aqui.

As épocas de crise trazem muita reflexão sobre como fazer melhor com menos recursos, como repensar, como olhar de fora da caixa. É a história do copo meio cheio e meio vazio, bons profissionais aproveitam as épocas de crise para apresentarem bons projetos de melhoria alinhados  com o momento. As empresas buscam ser mais produtivas, e isso não é privilégio das áreas de produção, mas das áreas de marketing e vendas também. O entendimento do inbound marketing pode ser uma boa estratégia para os profissionais de marketing e vendas se especializarem ou se destacarem num momento conturbado como esse. E você,  já conhecia inbound marketing? Qual sua opinião sobre essa nova tendência? Comente com a gente.

Marcelo Monteiro de Miranda é o CEO da Precon Engenharia, engenheiro civil pela UFMG e MBA por Stanford, MBA em finanças pelo Ibmec e com especializações em finanças, mercado imobiliário, empreendedorismo e inovação em Harvard, Columbia e Singularity University.

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