Motivação do time: desafio do gestor de marketing em tempos de crise

Motivação do time: desafio do gestor de marketing em tempos de crise

Economia retraída torna o mercado mais competitivo, e os times de marketing são ainda mais pressionados para fazer mais com menos.

São metas arrojadas aliadas a cobrança de redução de custos, inclusive com pessoal. Em meio a esse cenário, manter o time motivado e produtivo é um grande desafio para Beatriz, gerente de marketing de uma empresa da área de TI.

Beatriz assumiu o cargo de gestão da área, porque reúne as qualidades técnicas, conhecimento do mercado de tecnologia, experiência no negócio, especializações e  habilidades comportamentais que um líder precisa ter. E é nesse momento de crise, que o poder de transmitir segurança e mostrar o caminho para o time, transformará as dificuldades em oportunidades. Que bom que Beatriz percebeu rapidamente que o inbound marketing seria seu grande aliado nessa batalha!

Com inbound marketing, a equipe conseguiu engajar o público-alvo, aumentar a geração de leads e ajudar a empresa a se manter competitiva no mercado. Beatriz e seu time promoveram campanhas para falar das principais dores de sua persona, apresentaram os principais ganhos que as empresas podem obter ao utilizar a tecnologia para suportar e organizar seus processos, assim como deram dicas de quais as principais características que uma solução de ponta precisa ter.

O time de marketing ficou muito animado com todas as possibilidades que o inbound marketing traz. Os conteúdos foram desenvolvidos com as técnicas de SEO aprendidas, promovidos nas redes sociais e conseguiram aparecer nas primeiras posições do Google, mesmo sem investir em campanhas pagas. Isso fez a diferença para mostrar uma equipe de marketing com alta performance.

A empresa de tecnologia na qual Beatriz trabalha, já conta com 45% dos seus leads gerados por meio do inbound marketing, e melhor, com 47% a menos de investimento, caso fossem realizadas ações tradicionais de outbound marketing. Os leads gerados pelo trabalho do time da Beatriz também são consistentemente melhor informados sobre a empresa e suas soluções, mesmo antes de ter qualquer contato com os profissionais da área de vendas. Essa familiaridade dos potenciais clientes ajudou a reduzir a duração do ciclo de vendas da empresa e a aumentar o ticket médio dos negócios.

Como disse Warren G. Bennis, “Bons líderes fazem as pessoas sentirem que elas estão no centro das coisas, e não na periferia. Cada um sente que ele ou ela faz a diferença para o sucesso da organização. Quando isso acontece, as pessoas se sentem centradas e isso dá sentido ao seu trabalho”. E foi isso que Beatriz conseguiu promover em seu time.

Ao utilizar de forma estratégica tudo que o inbound marketing pode oferecer, eles conseguiram gerar ótimos resultados mesmo em um momento tão peculiar da economia nacional. As cobranças com redução de custos foram minimizadas e, ao  mostrar resultados e serem reconhecidos, o time ficou com ainda mais vontade de produzir e muito mais motivado!

Faça como a Beatriz: use inbound marketing na sua empresa de tecnologia, mostre que marketing é muito importante para o negócio e mantenha seu time motivado mesmo em tempos de crise. Se precisar de apoio nessa missão, conte com a Motor de Conteúdo! Será uma alegria fazer parte desse caminho com você!

Veja Também:

Como fazer uso espetacular das palavras-chave no seu conteúdo? Veja como explorar o uso das keywords conscientemente no seu texto e ajudar o buscador a encontrar você na rede! Palavras Chaves Você produz cont...
Infográfico: Caminhos do Marketing de Conteúdo nas empresas de TI Infográfico gratuito para você iniciar os caminhos do marketing de conteúdo de forma eficiente na sua empresa de tecnologia! Preparamos um conteúdo m...
Os desafios de escrever sobre tecnologia no marketing de conteúdo Capacidade técnica, bagagem de conhecimento, atualização e sensibilidade formam um bom redator para o marketing de conteúdo da sua empresa de tecnolog...
Growth Hacking nas Startups: como aplicar a estratégia e acelerar seu crescimento Mesmo diante de um cenário promissor e favorável, onde o número de startups cresce a cada ano, é importante investir em estratégias que auxiliam na ac...

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

wpDiscuz