Marketing de Conteúdo: organize sua produção com ferramenta gratuita

Marketing de Conteúdo: organize sua produção com ferramenta gratuita

Diversas empresas de tecnologia tem optado por estratégias de marketing de conteúdo. Este movimento se dá porque o mercado está percebendo a importância dessa ferramenta para gerar melhores resultados. No entanto, é preciso cautela: produzir conteúdo não é brincadeira. Quando há um grande time produzindo um grande volume de materiais de forma paralela e simultaneamente, é preciso organizar todo o processo de modo que não se perca o andamento das peças.

Um controle eficiente sobre o planejamento e a produção do conteúdo também ajuda a garantir que as entregas serão feitas dentro do prazo, garantindo o nível de serviço aos clientes, no caso de fornecedores de conteúdo; e evitando atrasos nas publicações, no caso de produção interna.

Existem diversos softwares que tem o propósito de auxiliar nessa tarefa de organizar a produção de conteúdo. Seu objetivo é facilitar a gestão e otimizar o tempo da equipe, melhorando seu rendimento e produtividade. Boa parte dessas ferramentas contam com versões gratuitas e também versões pagas e mais completas.

Pode-se listar alguns, como a Runrun.it, a Asana e o Trello. Aqui no Motor de Conteúdo, utilizamos o Trello. Confira como gerenciamos nossa produção de conteúdo:

Sugestão de pauta: após um brainstorming com sua equipe, são reunidas diversas sugestões que podem ser postas em prática no decorrer do andamento da estratégia de marketing de conteúdo. Essas ideias devem ser registradas em briefings, que servirão como direcionamento para a produção das peças. Neles devem estar presentes informações como foco do conteúdo, ou seja, para qual etapa da jornada de compras ele se destina; a persona a quem se dirige o conteúdo, palavras-chave; formato do conteúdo (post, vídeo, white paper, infográfico, ebook) e descrição da pauta.

Produção de conteúdo

Aprovação de pauta: com a pauta definida e disponibilizada ao redator em um cartão da ferramenta, como demonstrado na imagem abaixo, é o momento em que começa a produção de fato. O Trello é integrado ao Google Drive, sendo possível anexar documentos do Drive diretamente na plataforma. O redator deve criar um documento e desenvolver um primeiro esboço do conteúdo. Esta versão preliminar é entregue a um revisor, que sugere mudanças cabíveis, ou libera o documento para produção.

Ferramenta de produção

Ferramente de produção

O avanço da produção deve ser acompanhando pelo avanço do cartão dentro do processo:

Produção Trello

Desenvolvimento: assim que recebe o retorno do revisor, o redator põe a mão na massa. É hora de checar informações, pesquisar a fundo o assunto tratado e desenvolver um texto que seja atrativo e fácil de ser consumido, além de ser adequado para as normas de Otimização para motores de busca, conhecido como SEO (Search Engine Optimization), que definem o posicionamento orgânico do conteúdo nos sites de busca.

Planejamento de conteúdo

Revisão: logo que o redator finaliza o texto e o edita, o revisor é novamente acionado. Agora sua tarefa é ler o conteúdo com extrema atenção, buscando identificar quaisquer erros, sejam eles gramaticais, ortográficos, de concordância, ou de checagem de informações e das fontes de referência.

Revisão de onteúdo

Revisão de conteúdo

Conteúdo finalizado e entregue: depois que o revisor faz um pente fino no conteúdo, este é considerado finalizado. São retiradas do documento e do cartão do Trello todas as marcações feitas durante o processo de produção e revisão do material e realizada a entrega do conteúdo final, seja para o cliente, seja para o profissional responsável pela postagem do material nos canais de divulgação, ou então para a etapa de criação de arte.

Produção de conteúdo

Cada uma dessas etapas tem sua importância e impactam diretamente na produtividade do time e também na qualidade do conteúdo ao fim do processo. Este modelo de trabalho exige a participação de, ao menos, dois profissionais na produção dos materiais, o que previne diversos equívocos, resultando na entrega de um conteúdo ainda mais lapidado.

Utilize ferramentas gratuitas para otimizar a gestão da produção em sua estratégia de marketing de conteúdo ou, dependendo da complexidade, opte por planos pagos. Dessa forma, a equipe será ainda mais produtiva, sem abrir mão do mais importante: a qualidade da entrega.

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