Marketing de Conteúdo: é melhor fazer interna ou externamente?

Marketing de Conteúdo: é melhor fazer interna ou externamente?

É comum muitas empresas pensarem que montar uma equipe própria é mais vantajoso que contratar o serviço exteriormente. Empresas de tecnologia se veem diante dessa dúvida frequentemente, quando se pensa, por exemplo, em investir no time de desenvolvimento de software ou contratar um fornecedor terceirizado; ou em formar uma equipe de recrutamento e seleção interna de RH ou contratar uma empresa especializada.

Essa dúvida também ocorre quando se decide investir em marketing de conteúdo. Afinal, o que é mais vantajoso, montar um time interno, ou contratar exteriormente? A resposta para essa questão depende da realidade da sua empresa e alguns pontos devem ser considerados antes de tomar essa decisão:

#1- Economia: é economicamente viável para sua empresa de tecnologia montar um time próprio para se responsabilizar pelo marketing de conteúdo? Se sim, essa pode ser a melhor opção. O custo é elevado, porém, com um time interno dedicado à produção de conteúdo da sua empresa, tem-se maior autonomia, podendo alterar projetos em tempo real manter uma supervisão mais rigorosa. No entanto, se a realidade econômica da sua empresa não permite isso, terceirizar é o caminho a se seguir.

#2- Qualidade: antes de montar um time de marketing de conteúdo é preciso se perguntar se a equipe será capaz de fornecer um material de qualidade elevada para sua empresa. Um time apto, com amplo conhecimento em estratégia de marketing inbound requer tempo, dedicação e dinheiro.

Contratar uma empresa especializada em marketing de conteúdo, com profissionais experientes e competentes pode ser a solução. Contudo, é preciso se assegurar que essa qualidade será entregue. Para isso, é recomendável que, antes de contratar, sejam verificados os serviços prestados pelo fornecedor anteriormente. Certifique-se também de que a empresa está interessada em entender a fundo o seu projeto, coletando informações específicas com o intuito de entender com profundidade o seu negócio. Caso contrário, o resultado pode deixar a desejar.

#3- Recursos tecnológicos: uma boa campanha de Inbound Marketing requer  também investimento em ferramentas de software e no amplo conhecimento delas. Neste caso, um fornecedor externo especializado já terá estes recursos tecnológicos à disposição, economizando tempo e dinheiro para sua empresa.

De qualquer forma, montando um time interno ou terceirizando o serviço, o mais importante é que o conteúdo seja de qualidade elevada, sendo desenvolvido e publicado com frequência.

Veja Também:

Motivação do time: desafio do gestor de marketing em tempos de crise Economia retraída torna o mercado mais competitivo, e os times de marketing são ainda mais pressionados para fazer mais com menos. São metas arrojad...
Marketing de Conteúdo: qual a influência dos dispositivos móveis? Uma pesquisa realizada pela Litmus apontou que 54% dos emails são abertos em dispositivos móveis. Você está no consultório odontológico esperando a s...
Como escolher o melhor fornecedor de conteúdo para minha empresa de TI? A utilização das mídias digitais é uma excelente estratégia para aumentar a audiência e qualificar o lead para alavancar o giro dos negócios. As empre...
O que é Growth Hacking e os seus resultados nos negócios Cada dia se torna mais necessário se manter competitivo no mercado e a melhor saída é buscar um diferencial competitivo para se destacar no meio dos s...

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

wpDiscuz