Marketing de Conteúdo: é melhor fazer interna ou externamente?

Marketing de Conteúdo: é melhor fazer interna ou externamente?

É comum muitas empresas pensarem que montar uma equipe própria é mais vantajoso que contratar o serviço exteriormente. Empresas de tecnologia se veem diante dessa dúvida frequentemente, quando se pensa, por exemplo, em investir no time de desenvolvimento de software ou contratar um fornecedor terceirizado; ou em formar uma equipe de recrutamento e seleção interna de RH ou contratar uma empresa especializada.

Essa dúvida também ocorre quando se decide investir em marketing de conteúdo. Afinal, o que é mais vantajoso, montar um time interno, ou contratar exteriormente? A resposta para essa questão depende da realidade da sua empresa e alguns pontos devem ser considerados antes de tomar essa decisão:

#1- Economia: é economicamente viável para sua empresa de tecnologia montar um time próprio para se responsabilizar pelo marketing de conteúdo? Se sim, essa pode ser a melhor opção. O custo é elevado, porém, com um time interno dedicado à produção de conteúdo da sua empresa, tem-se maior autonomia, podendo alterar projetos em tempo real manter uma supervisão mais rigorosa. No entanto, se a realidade econômica da sua empresa não permite isso, terceirizar é o caminho a se seguir.

#2- Qualidade: antes de montar um time de marketing de conteúdo é preciso se perguntar se a equipe será capaz de fornecer um material de qualidade elevada para sua empresa. Um time apto, com amplo conhecimento em estratégia de marketing inbound requer tempo, dedicação e dinheiro.

Contratar uma empresa especializada em marketing de conteúdo, com profissionais experientes e competentes pode ser a solução. Contudo, é preciso se assegurar que essa qualidade será entregue. Para isso, é recomendável que, antes de contratar, sejam verificados os serviços prestados pelo fornecedor anteriormente. Certifique-se também de que a empresa está interessada em entender a fundo o seu projeto, coletando informações específicas com o intuito de entender com profundidade o seu negócio. Caso contrário, o resultado pode deixar a desejar.

#3- Recursos tecnológicos: uma boa campanha de Inbound Marketing requer  também investimento em ferramentas de software e no amplo conhecimento delas. Neste caso, um fornecedor externo especializado já terá estes recursos tecnológicos à disposição, economizando tempo e dinheiro para sua empresa.

De qualquer forma, montando um time interno ou terceirizando o serviço, o mais importante é que o conteúdo seja de qualidade elevada, sendo desenvolvido e publicado com frequência.

Veja Também:

Tudo o que você precisa saber sobre curadoria de conteúdo digital Curadoria de conteúdo digital ou criação de conteúdo original - Qual dessas duas estratégias vai me dar mais resultados? Essa é uma pergunta que m...
Marketing para startups: organize seu conteúdo com calendário editorial Todo profissional de que trabalha com marketing para startups já deve ter se deparado com algumas dúvidas na hora de preparar conteúdo e publicá-lo. Q...
Marketing de Conteúdo para turbinar o seu Endomarketing Digital Com um cenário altamente concorrido na busca de novos talentos, no qual além de tudo há uma grande rotatividade de funcionários, o desafio do gestor d...
Fortaleça o seu negócio B2C com o Marketing de Conteúdo Você consegue pensar na magnitude da estratégia de marketing de conteúdo no mercado B2C? Maior do que qualquer um de nós podia imaginar, uma pesquisa ...

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

wpDiscuz