Marketing de conteúdo como estratégia para área de Talent

Marketing de Conteúdo

Marketing de conteúdo como estratégia para área de Talent

3 de abril de 2017

Já pensou em aplicar marketing de conteúdo na área de talent da sua empresa? Marketing de conteúdo pode ser usado como ferramenta poderosa para o impulsionamento de indicadores de satisfação profissional dentro das organizações; aprimoramento de conhecimentos de seus colaboradores, ou seja, um investimento em qualificação profissional do time interno por meio de conteúdo qualificado e útil para cada área de atuação.

Essa conexão entre marketing de conteúdo e área de talent, portanto, tem muito a oferecer a qualquer empresa. Ela possibilita que, mais qualificados, os profissionais atuem com maior produtividade e impulsiona a qualidade da entrega. Além disso, aproxima a marca e o colaborador, quebrando a barreira hierárquica que parece intransponível em determinadas organizações.

Marketing de conteúdo para atrair talentos

De acordo com pesquisa realizada pela DMRH, o Google é considerado, pelo terceiro ano consecutivo, a empresa dos sonhos do jovem brasileiro. A pesquisa levou em conta aspectos como o desenvolvimento profissional; credibilidade da empresa; trabalhar com o que gosta; desafios constantes; e a possibilidade inovação dentro da empresa.

É um sonho estar no topo dessa lista, não é mesmo? Mas sua empresa não precisa ser um Google para se tornar desejada e conceituadíssima para profissionais qualificados. Algumas ações de marketing de conteúdo podem fazer a diferença neste processo de promoção da marca para novos talentos.

Para isso, posicione-se como um lugar fantástico para trabalhar. Desenvolva uma maneira apresentar seus valores para possíveis novos talentos. Uma apresentação de power point, por exemplo, ou um vídeo onde os próprios colaboradores descrevem a experiência de atuar em sua empresa são algumas apostas.

De todo modo, considere o tom que a empresa deseja transmitir a quem é de fora. Se sua empresa atua em um nicho mais disruptivo, é necessário uma abordagem mais formal, limpa e séria. No caso de empresas voltadas para inovação e criatividade, uma pegada mais leve e descontraída é o caminho.

Para isso, identifique os canais mais utilizados pelos seus alvos e de que modo eles interagem por lá. Redes sociais, por exemplo, são fundamentais na recrutação de novos profissionais. Com um design atrativo e uma mensagem cativante, além de atrair profissionais qualificados, a marca ganha mais visibilidade, seguidores e espaço no mercado.

Conforme o processo de recrutamento avança, alguns talentos são pinçados, alguns profissionais ainda não estão lapidados o bastante para serem inseridos na vaga desejada. No entanto, é muito interessante manter este profissional por perto, seja para convocá-lo para um novo processo de recrutamento no futuro, seja para tentar colocá-lo em uma vaga mais compatível.

Neste caso, é fundamental buscar mecanismos que possibilitem este contato. Uma forma de colocar isso em prática é, a partir de um formulário, coletar informações de contato que permitam o contato contínuo, atualizando o profissional quanto às novidades da empresa, novas vagas, materiais de qualificação, entre outros.

E-mail marketing é uma ótima solução para manter contato com estes talentos. Com as ferramentas certas, é possível automatizar o processo a partir de um banco de dados segmentado.

Marketing de conteúdo para reter talentos

O profissional aceitou sua proposta! Grande conquista, agora você tem um profissional extremamente qualificado em sua empresa, seu time está mais forte que nunca, em busca de resultados inéditos, incríveis. Agora chegou a hora de trabalhar na manutenção do time.

Ações de endomarketing são muito eficazes na fidelização dos colaboradores. Ter funcionários apaixonados por sua empresa é essencial para garantir maior produtividade e uma entrega qualificada e com a cara que sua empresa quer dar ao seu produto ou serviço.

Como aplicar: sua empresa pode aplicar marketing de conteúdo para reter talentos de diversas maneiras. O marketing de conteúdo oferece uma grande diversidade de formatos, como ebooks, whitepapers, games, infográficos, vídeos, apresentações dinâmicas, posts em blogs, webinars, entre outros. O limite é sua criatividade! Depois de produzir o conteúdo, é preciso escolher os canais de divulgação. Sua empresa pode, por exemplo, desenvolver uma newsletter interna, onde os colaboradores receberão, esporadicamente, novidades do dia a dia da empresa.

Confira três empresas que estão arrasando na retenção de talentos:

Best buy: já pensou em reduzir uma taxa de rotatividade de quase 60% para 12%? Foi isso que a Best Buy conseguiu fazer. Como? Ouvindo o que seus colaboradores tinham a dizer. Parece muito simples, mas boa parte das empresas não têm essa preocupação. Por meio de uma pesquisa, a empresa de produtos eletrônicos desenvolveu uma rede social interna (Blue Shirt Nation). Nela, seus funcionários ganharam liberdade para compartilhar ideias, dicas e experiências.

WiseUp: a escola de idiomas desenvolveu um método bastante eficaz para reter seus talentos e impulsionar a satisfação interna: criou um game exclusivo para seus funcionários. Hunting Winners é um jogo que estimula seus colaboradores a conquistar novos alunos para a escola, gerando engajamento e integração entre os profissionais.

Portobello: já parou para pensar de quais maneiras uma fabricante de revestimentos cerâmicos pode se colocar como uma empresa dos sonhos para se trabalhar? A Portobello conseguiu fazer isso de uma forma bastante criativa: criou uma história de quadrinhos e um jogo de tabuleiro para apresentar o plano de carreira da empresa e caminhos para evoluir profissionalmente.

O que todos estes casos têm em comum? A integração, o trabalho para que os profissionais se sintam pertencentes a algo maior, que se preocupa com seu bem estar e seus desejos profissionais, preocupado não somente com o crescimento corporativo, mas também com o desenvolvimento profissional de cada colaborador.

Por isso, aplicar marketing de conteúdo na área de talent é uma pedida certeira para conquistar e reter novos talentos para sua organização. Além disso, não precisa ficar restrito a modelos de conteúdo mais tradicionais, podendo encontrar na inovação as respostas para sua aplicar o marketing de conteúdo da forma mais eficiente na área de talent da sua empresa, estimulando a participação dos colaboradores.

A partir da coleta de um feedback, a empresa pode identificar pontos fortes e fracos de sua estratégia de marketing de conteúdo para área de talent. Assim, é possível remanejar as ações, para uma aplicação mais eficaz e construtiva.

Para maior integração, fidelização de colaboradores, aumento na produtividade, comece já a aplicar marketing de conteúdo a sua área de talent. Caso precise de uma mãozinha, agenda uma conversa com a gente! 🙂

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