6 sinais de que chegou a vez do Marketing de Conteúdo na sua empresa de tecnologia

6 sinais de que chegou a vez do Marketing de Conteúdo na sua empresa de tecnologia

Beatriz é gerente de marketing de uma empresa de tecnologia que desenvolve softwares para diferentes segmentos. Ela sabe bem que o cenário de rápida evolução e mudanças do seu mercado exige do time transpiração para gerar os melhores leads para a área comercial. Não basta ter verba disponível; é preciso saber usá-la de forma a capturar leads excepcionalmente qualificados e ao menor custo.

Para isso, ela precisar chegar na pessoa certa, na hora certa, e falar de soluções de tecnologia de uma forma que atraiam o interesse deste público. Tarefa bem desafiadora, não é mesmo? Para superar este desafio, Beatriz vive buscando formas diferentes e vencedoras de gerar leads. Ela já leu sobre estratégias de marketing de conteúdo e seus benefícios, e acha que pode ser uma forma de resolver seu problema. Por ser um conceito novo, Beatriz está em dúvida se é indicado para empresas de tecnologia que atuam no B2B e não sabe se é a hora de usar esta estratégia na sua empresa. Para ajudar Beatriz a tirar esta dúvida da cabeça, elaboramos este blog post bem prático, onde listamos os 6 sinais que já está mais do que na hora de começar a usar marketing de conteúdo:

#1 Sua empresa quer ser facilmente encontrada na internet?
Com tanta informação disponível na rede, ser encontrado por seu potencial cliente é fundamental! Se o seu site não tem relevância e não consta na primeira página nos mecanismos de busca, dificilmente terá novos visitantes – leia-se clientes em potencial. Fazendo aqui um trocadilho: quem não é visto, não é clicado! Para conquistar esta relevância o seu site precisa de conteúdo qualificado. Este conteúdo qualificado é diferente de propaganda. O bom conteúdo é relevante para quem o lê, fala de soluções interessantes e valiosas para seu público-alvo. Que possibilite ser encontrado pelos buscadores quando digitado a palavra-chave no campo de busca. É este conteúdo valioso que vai atrair o visitante para o seu site.

#2 Você tem inúmeros visitantes no seu site, mas a taxa de conversão em leads é baixa.
Ótimo! O possível cliente pesquisou em um buscador na internet pelo seu assunto e chegou no seu site. E o número de visitantes tem uma curva crescente mês a mês. Então você começa a perceber que a taxa de conversão destes visitantes em leads está aquém das expectativas. Se esta atração não está acontecendo, é porque os conteúdos do site não estão interessantes o suficiente para levar o visitante a solicitar uma apresentação ou contato. Lembre-se que anúncios no Google ou no Facebook podem trazer muitos cliques e visualizações, mas quem converte em lead é o conteúdo. Este cenário é um fortíssimo sinal de que está na hora de implementar uma boa estratégia conteúdo para o seu site: blogs, conteúdos educativos em forma de ebooks ou infográficos, vídeos. Conteúdo produzido de forma atrativa, promovido no canal digital adequado, atrairá o visitante, despertando seu interesse, fazendo com que preencha os formulário para saber mais.

#3 Sua empresa quer ser lembrada como referência nos temas relacionados às soluções que oferece?
Ser referência no seu assunto é fator chave para conquistar e atrair novos clientes, e fidelizar os já clientes. Conteúdo interessante é uma das três maiores razões pela qual as pessoas seguem marcas nas mídias sociais. Vamos combinar: ser lembrado porque você faz um ótimo sistema de gestão, é ótimo! Agora, ser lembrando porque você faz um ótimo sistema de gestão e ainda oferece conteúdos falando de soluções para o dia-a-dia dos seus clientes é sensacional! E para isso, o que você precisa é conteúdo. Conteúdo de altíssima qualidade e relevância, que fale de soluções que seu público procura, e gera credibilidade sua em relação ao tema. Se é problema pro micro-empresário organizar as finanças da empresa, porque não fazer um ótimo guia sobre este tema para micro-empresários? Com certeza o micro-empresário que ler este material vai confiar ainda mais em sua empresa.

#4 Você quer gerar mais leads e não pode aumentar o orçamento?
Agora, pense no time comercial da sua empresa: constantemente solicita maior quantidade de leads qualificados para trabalhar e ter maior chance de concretizar em negócios. E você precisa se virar com a verba de marketing, que é a mesma. Um estudo realizado pelo Viver de Blog revela que o marketing de contéudo é 62% mais barato que o tradicional. Ele parte de canais e mídias próprias, com plano editorial personalizado para sua persona, e atinge público qualificado – nas redes sociais, no seu blog, ou na sua lista de emails. Este é mais um excelente motivo para sua empresa investir em marketing de conteúdo.

#5 A equipe comercial quer receber leads mais qualificados e acelerar o ciclo de vendas das soluções?
Na indústria de tecnologia, principalmente quando falamos de outsourcing de TI e softwares que automatizam e fazem gestão de processos complexos – manufatura, por exemplo, temos uma venda consultiva. Este tipo de venda possui um ciclo longo de fechamento do negócio, que vai de 4 a 9 meses em média. Neste processo são feitos muitos levantamentos de necessidades e requisitos, bem como inúmeras apresentações de projeto, demonstrações de produto e provas de conceito. Você certamente já participou de reuniões para discutir e levantar ideias sobre como acelerar o ciclo de vendas das soluções, não é mesmo? Com conteúdo relevante, além de converter visitantes em leads (como já vimos no item #2), o time de marketing monta estratégias de nutrição de leads de forma contínua e automática. Ao nutrir seu lead com conteúdos sobre possíveis soluções para seus problemas, você estabelece com ele em uma via de comunicação de mão-dupla. O resultado é uma aceleração no ciclo de vendas, pois elimina a necessidade de apresentações de levantamento macro de necessidades, passando para demonstrações práticas – que podem ser feitas em vídeo – e negociações de projeto.

#6 Ampliar a lista de contatos com público qualificado é uma necessidade?
A cada campanha que o seu time de marketing quer fazer, o mesmo dilema: temos o mailing qualificado? Você pode ter sim muitas listas de email, construídas com muito suor ao longo dos anos. A questão que vai além é: sabemos que tipo de conteúdo este público quer consumir? Quando interagimos com eles? Marketing de contéudo é uma ótima maneira de você ampliar sua lista de email de forma qualificada. Ao promover um conteúdo que é de interesse de gerentes de produção, por exemplo, você pode pedir em troca do material o preenchimento de um formulário com nome, empresa e email. Se o material é atrativo, o gerente de produção não vai se importar de deixar estas informações em troca de fazer o download do conteúdo. E você começa a criar a sua comunidade interativa, super qualificada! Estes sinais com certeza levarão a Beatriz a adotar uma estratégia de marketing de conteúdo. Ela pode começar aos poucos, e ao perceber na prática os resultados, vai explorar ainda mais esta poderosa ferramenta. Quer ser encontrado facilmente e clicado na internet? Marketing de conteúdo é a melhor solução. O número de visitantes do seu site vai bombar e sua empresa beneficia seus clientes e prospects através de conteúdo que os ajuda no dia-a-dia. Se precisar de ajuda na sua estratégia, conte com a Motor de Conteúdo, será ótimo atendê-lo!

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