Como usar live content no seu plano de marketing digital

Como usar live content no seu plano de marketing digital

Ele já se provou uma excelente pedida em 2017 e a tendência é que, em 2018, continue sendo uma poderosa ferramenta para atingir seu público na internet.

O termo live content — ou conteúdo ao vivo, traduzindo para o português, embora tenha nascido para designar qualquer material que seja produzido e publicado instantaneamente em um canal digital, acabou se tornando sinônimo para transmissões de vídeo em tempo real.

Como você já deve saber, os hábitos dos consumidores mudaram radicalmente ao longo dos últimos anos e eles passaram a exigir uma comunicação mais íntima e interativa com as marcas. Ao mesmo tempo, as plataformas sociais vêm investindo pesado em recursos que facilitam a prática de live content: o Facebook, o Instagram, o Snapchat e o YouTube são apenas alguns exemplos de canais que passaram a oferecer a possibilidade de transmitir vídeos ao vivo.

Se bem utilizado dentro do seu plano de marketing digital, o live content pode se transformar em um diferencial valioso para captar mais leads, fidelizar seus clientes e criar uma relação de proximidade com seu público-alvoPorém, para isso, é essencial conhecer as peculiaridades desse formato e saber como utilizá-lo de forma planejada. Acredite: embora o canal seja conhecido por sua espontaneidade, planejar seu cronograma de conteúdos é essencial para uma estratégia de sucesso.

Uma estratégia com um grande potencial

Por ser uma experiência social e com um alto nível de interação entre a marca e o consumidor, o live content se prova uma excelente adição para o seu planejamento estratégico de marketing digital. Trata-se de um formato mais pessoal, flexível, informal e criativo — todas as características que a nova geração de clientes procura nas redes sociais. Em suma, conteúdos ao vivo quebram barreiras e paradigmas na comunicação corporativa e traz seu público para mais perto de você.

O primeiro benefício disso tudo, é claro, é a captação de leads. Gerando materiais engajadores e inovadores, fica mais fácil prospectar novos clientes em potencial. Além disso, o live content se destaca em qualquer plano de marketing digital pela sua capacidade de fidelizar seguidores, que passam a seguir a sua marca por confiarem mais nela e por saberem que ali encontrarão conteúdos relevantes para os seus interesses.

Os tipos de live content

Existem diversos tipos de live content, e saber exatamente como funciona cada um deles é algo essencial para que o seu plano de marketing digital seja bem-sucedido. Basicamente, podemos dividir esse conceito em três subgêneros:

  • Self streaming: sendo uma mescla de selfie e live streaming, este formato pode ser considerado o mais próximo e pessoal. Nele, o transmissor utiliza uma câmera frontal (que pode ser um aparelho profissional ou até mesmo a câmera do celular ou de um notebook) para fazer uma transmissão ao vivo cujo protagonista é ele mesmo;
  • Social live: neste formato, a marca realiza uma cobertura ao vivo de algum evento ou acontecimento importante, não apenas com vídeos, mas também com fotografias, textos ou arquivos de áudio. Essas peças multimídia se complementam para formar uma historinha, algo semelhante ao que vemos no Snapchat;
  • Live broadcast: por fim, temos a transmissão de vídeo em tempo real com maior qualidade técnica e maior duração. O live broadcast é um formato mais formal e profissional, geralmente utilizado para o registro de acontecimentos mais longos e complexos.

Nada impede que você misture esses três subgêneros ao fazer o seu planejamento estratégico de marketing digital — porém, de acordo com a natureza e com o público-alvo do seu negócio, é natural que um dos formatos se mostre mais efetivo do que os outros.

Planejamento é essencial

Embora a espontaneidade do live content seja o seu principal diferencial, isso não significa que você não possa utilizá-lo de forma planejada! Para que esse recurso seja valioso ao seu plano de marketing digital, a dica de ouro é observar seu cronograma de eventos e identificar episódios nos quais uma transmissão ao vivo caia bem. Com isso, você consegue se planejar com antecedência e gerar um material muito mais rico para o seu público-alvo.

Social lives e live broadcasts são úteis, por exemplo, para expandir o alcance de um evento físico com pouco investimento. Quer fazer um lançamento de um produto ou uma palestra presencial, mas tem pouco espaço disponível para interagir com o seu público? Fazer uma transmissão ao vivo é uma excelente forma de alcançar ainda mais pessoais e conectá-las com a sua marca sem despender ainda mais dinheiro.

Alcançando milhares em menos de uma hora

Em maio deste ano, a Livraria Saraiva organizou um evento de lançamento com a presença da autora Jojo Moyes, responsável por best-sellers como “Como eu era antes de você”. Sabendo da quantidade imensurável de fãs que a escritora tem no Brasil, a rede de varejo decidiu utilizar transmissões ao vivo para expandir o alcance do evento e aumentar ainda mais a sua audiência, sem precisar investir em um espaço físico de maior proporção.

O resultado não poderia ser melhor: a transmissão registrou uma audiência de mais de dois mil espectadores, quase 600 conversões de leads e mais de mil menções no Twitter — tudo isso em apenas 40 minutos. Além disso, durante o evento, foram trocadas mais de seis mil mensagens, uma prova inquestionável de que o live content é um conteúdo muito mais interativo do que os formatos tradicionais.

Otimizando seu plano de marketing digital

Agora que você já sabe como o live content pode ser importante para o seu plano de marketing digital, que tal aprender ainda mais dicas sobre marketing no blog da Motor de Conteúdo? Clique aqui e saiba sobre outras técnicas infalíveis para divulgar a sua marca!

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