Importância dos testes A/B na experiência do cliente

Importância dos testes A/B na experiência do cliente

Uma das vantagens do marketing digital é a possibilidade de medir o resultado de cada ação da sua estratégia: o que funciona e não funciona e como melhorar.

Com os testes A/B você pode fazer dois testes mudando apenas uma variável e, no final, avaliar qual gerou melhores resultados. Os testes A/B podem ajudar a descobrir o caminho certo para melhorar as suas estratégias de marketing. Estes testes são fundamentais para entender as preferências de navegação do público com base em dados e ações reais.

Testes A/B são diferentes de testes multivariados. Testes multivariados testam mais de uma variável de uma vez só, enquanto testes A/B testam apenas uma variável (duas variações) de cada vez com o objetivo de escolher a melhor entre as duas.

Além de educar para que os testes A/B sejam feitos, é necessário que estes sejam realizados com certa frequência. A importância de um teste A/B está na eliminação de barreiras que possam atrapalhar o sucesso de um site, incluindo as dúvidas de quem gerencia e os elementos visuais e funcionais das páginas. A eficiência dessa técnica dá-se pela coleta de ações reais e pela precisão nos resultados, o que contribui para a tomada de decisões mais corretas para fazer seu site converter mais leads.

Teste A/B para profissionais de Marketing segundo Gartner

Os testes A/B e multivariados são projetados para permitir que os profissionais de marketing saibam quais mensagens, conteúdo, ofertas e elementos visuais contribuem para aumentar as conversões. Com efeito, essas técnicas de teste permitem que os clientes sinalizem que variações nas mensagens, imagens e outros elementos em um site ou outro canal digital levaram a uma conversão, como registrar-se em um site ou fazer uma compra.

James Meyers, principal analista de pesquisas da Gartner, afirma em um artigo que o maior benefício dos testes A/B e multivariados é “uma maior propensão para a tomada de decisão baseada em dados”. E acrescenta ainda que “os profissionais de marketing ganham confiança ao entregar as experiências preferidas dos clientes quando eles têm dados que apóiam a decisão. Afinal, os resultados dos testes são prova numérica de que os clientes preferem uma experiência a outra”.

Surpreendentemente, muitas empresas de marketing ainda precisam implantar a tecnologia para realizar esses testes. A Pesquisa de Tecnologia de Marketing da Gartner, com 206 profissionais de marketing, descobriu que apenas 33% usavam regularmente a tecnologia de testes A/B ou multivariada e 28% estavam no processo de implantação de uma solução.

A diretora de pesquisa  Jane-Anne Mennella aconselha os profissionais de marketing focados na experiência do cliente a usar uma combinação de experiência do usuário, experiência do cliente e análise de marketing, como análise de funil, taxas de devolução de páginas para determinar onde concentrar os testes.

Teste A/B: principais ganhos para a sua empresa

Os testes eliminam a necessidade de fazer suposições e permitem que você tome decisões baseadas em números, o que diminui a chance da sua decisão resultar em falhas no futuro.

Testes A/B em Call to Action são muito comuns para otimizar taxas de conversão. Portanto, o melhor teste de um Call to Action em uma página é a localização dele, pois ele pode revelar dados interessantes e aumentar sua conversão. Aprenda como fazer call to action para empresas de tecnologia.

Testes A/B são mais simples de serem realizados e como o número de variações testadas é pequeno, não necessita de um grande volume de tráfego. Além disso, o resultado é obtido mais rapidamente devido ao número de variações testadas ser menor. Pode também contemplar mudanças radicais no layout de uma página, e não apenas variações em elementos específicos dela.

É importante ressaltar que testes A/B conseguem determinar uma variação vencedora mais rapidamente, o que pode torná-los vantajosos mesmo em um cenário no qual se deseja testar diversas combinações de vários elementos em uma mesma página.

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