A importância do hyperlink em sua estratégia de marketing de conteúdo

A importância do hyperlink em sua estratégia de marketing de conteúdo

Boa parte das plataformas de texto permitem incluir outras páginas em seu conteúdo por meio do recurso chamado hyperlink. Essas páginas podem ser tanto internas, do site da própria empresa, ou de outros sites de referência. O uso do hyperlink, seja interno ou  externo, é fundamental para um bom funcionamento de sua estratégia de marketing de conteúdo. Sua importância se dá desde a retenção de público em seu portal, até a indexação da página nos buscadores.

A produção de conteúdo qualificado vai muito além da execução e distribuição, tendo sua primeira etapa no planejamento do mesmo. Dessa forma, ao planejar a estratégia, é importante pensar em como suas peças irão se comunicar entre si e como será possível, com o uso dos hyperlinks, relacioná-las de forma assertiva.

Entenda por que relacionar seus conteúdos é tão importante:

  • Indexação em sites de busca: os buscadores analisam a autoridade e a credibilidade de determinado site pelos links que este recebe. Quanto mais vezes uma página for linkada, seja no site de sua origem, seja em outros portais, melhor posicionada ela estará nas pesquisa, de modo que os links se tornam um motor para o seu conteúdo. Portanto, posts relacionados também fazem parte da otimização de SEO. Mas cuidado, o algorítimo do Google avalia também a coerência dos links em relação ao texto relacionado, ou seja, se realmente fazem sentido para aquele conteúdo.
  • Reter tráfego: é muito importante que, ao chegar em seu blog, os leitores fiquem o maior tempo possível consumindo seus conteúdos. Assim, os hyperlinks são convites e recomendações para outras páginas de seu portal. Quando convence o leitor a continuar navegando em seu site, o hyperlink garante um tempo de permanência maior do usuário. Além disso, relacionar conteúdos é dar uma segunda chance a materiais antigos, que podem servir como leituras complementares, impulsionando suas visualizações e posicionamento em sites de busca. Grandes portais de comunicação do país, como a Folha de S. Paulo, o Estadão e o Nexo Jornal, já incorporam esta prática em seus conteúdos, cientes das dificuldades encontradas para manter o fluxo interno.
  • Reduzir taxa de rejeição: o bounce rate, ou taxa de rejeição, é um indicador que aponta a porcentagem de usuários que entraram e saíram de seu blog pela mesma página. Ou seja, entrarem com o objetivo de buscar alguma informação e logo saíram. Uma taxa de rejeição elevada não está relacionada à qualidade do conteúdo, mas sim ao seu relacionamento com outras páginas. Ao adicionar hyperlinks ao longo de seu material, você convida o leitor a ficar um pouco mais e, a partir do momento em que o usuário visita uma segunda página, o bounce rate do blog cai.
Hyperlink, como fazer:

Qualquer plataforma de texto tem este recurso, que é realmente básico. Seu ícone é geralmente indicado por dois elos de corrente ligados, basta clicar e colar o link no espaço indicado. Plataformas como o WordPress permitem alterar a mensagem exibida quando passamos o mouse sobre o texto linkado, assim como abrir o link em uma nova guia de navegação automaticamente.

Outro recurso interessante para relacionar conteúdos é o Call to Action (CTA):

Os CTAs – em tradução livre, chamadas para ação -, são botões de captação para outras páginas de seu blog. Seu propósito é orientar a navegação do leitor e não representa uma alternativa para os hyperlinks, mas sim uma prática complementar de relacionamento de conteúdos. Os CTAs devem contar com um layout caprichado e textos que possam ser lidos em três segundos ou menos. Saiba mais sobre como fazer CTAs atrativos aqui.

CTA_Ebook (1)

Assim, ao planejar sua estratégia de marketing de conteúdo, não se esqueça de levar em consideração os benefícios que os posts relacionados podem trazer. Ofereça ao leitor a oportunidade de conhecer diferentes materiais que podem ser úteis a ele no decorrer da leitura e, além de entregar um material mais completo e qualificado, este se torna melhor rankeado nos buscadores e com indicadores favoráveis.

Veja Também:

Gamification: o que é, como aplicar e quais os resultados? Para compreender sua importância para captar novas oportunidades no mundo dos negócio, é preciso entender o momento que vive o marketing digital. Voc...
OKR: o que é e como aplicar – tudo que você precisa saber Acelerar o crescimento da empresa é o sonho de todo empreendedor. Por isso, de tempos em tempos, novas tendências vão surgindo para ajudar nessa taref...
O marketing de conteúdo como aliado dos projetos de TI Como engajar toda a empresa, e fazer quem não é da área de Tecnologia da Informação entender a importância dos projetos de TI? Essa é a dificuldade de...
Marketing de Conteúdo: é melhor fazer interna ou externamente? O que é mais vantajoso, montar um time interno, ou contratar exteriormente? A resposta para essa questão depende da realidade da sua empresa e alguns ...

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

wpDiscuz