Gamification: o que é, como aplicar e quais os resultados?

Gamification: o que é, como aplicar e quais os resultados?

Você já ouviu falar de Gamification? Trata-se de uma tendência do marketing digital que pode ser decisiva para sua empresa divulgar sua marca, engajar seu público e atrair novos clientes para o seu negócio. Para compreender sua importância para captar novas oportunidades no mundo dos negócio, é preciso entender o momento que vive o marketing digital.

Nos últimos anos, palavras como “alcance” perderam espaço no vocalurário do marketing digital para palavras como “impacto” e “engajamento”. O que isso quer dizer? Hoje, alcançar um grande número de pessoas não é o suficiente. É preciso engajar, ser útil, para dessa forma impactar da melhor forma com seu conteúdo.

Neste sentido, o Gamification é uma tendência que ganha força dentro deste cenário. Entenda por quê:

O que é Gamification?

Gamification é uma estratégia que utiliza mecanismos de jogos (sim, como video games) para potencializar a interação do visitante com a marca e gerar maior engajamento com o público para o qual o conteúdo é destinado. Essa interação geralmente é realizada por meio do oferecimento de incentivos que instiguem o visitante a se relacionar com a marca.

As empresas podem, por exemplo, desenvolver um modelo de jogo onde os participantes são desafiados a cumprirem tarefas pré-determinadas, idealizadas de modo estratégico e visando a divulgação, indicação, avaliação ou conversão em vendas para a empresa.

O propósito da estratégia é impulsionar os resultados das empresas explorando duas características fundamentais das pessoas: a cooperação e a competitividade. Jogos são, por si só, competitivos e este é seu maior atrativo.

Exemplo de sucesso: a DePaul UK, empresa britânica que beneficia crianças sem teto, criou um aplicativo chamado iHobo. Nele, o visitante adota uma criança virtual e precisa cuidar dela. Ele deve dar alimentação, abrigo e agasalhos para a criança que vive nas ruas por três dias. Os resultados foram impressionantes: o aplicativo atingiu a marca de 600 mil downloads, além da arrecadação de aproximadamente R$ 9 milhões a partir da divulgação espontânea da causa em revistas, televisão, jornais e blogs.


Como aplicar o Gamification?

Portanto, uma estratégia de Gamification deve oferecer mecanismos que se assemelham a um jogo  e oferecer ao participante “recompensas” com o objetivo de gerar mais conversões e divulgação da marca. No entanto, como fazer isso? Pense no seu jogo como um sistema de milhagens de uma companhia aérea:

  • Sistema de pontos: ofereça a possibilidade do jogador contabilizar pontos. Ele deve saber quantos pontos deve alcançar até atingir seu objetivos e compreender que o resultado que ele atingirá será variável de acordo com seu esforço e habilidades. Em um sistema de milhagens, por exemplo, quanto mais vezes um viajante escolhe viajar com uma companhia, ele acumulará milhas e mais benefícios ele terá.
  • Ranking: permita que o jogador compare seus números aos de outros competidores e que consiga acompanhar seu desenvolvimento e progresso. É possível também desenvolver sistemas em que o competidor possa escalar um ranking e atingir novos “níveis”. Em um sistema de milhagem de companhias aéreas, isso pode ser observado na atribuição de cartões distintos, como “Platinum”, “Gold”, entre outros.
  • Troféus: o jogo deve ter resultados variáveis e mensuráveis. Ou seja, o jogador deve entender que seus resultados serão proporcionais ao esforço dedicado, e deve saber quando atingiu sua meta e qual será sua recompensa. No caso dos programas de milhagens estes prêmios podem ser acesso à zonas reservadas dos aeroportos, poltronas mais confortáveis nas classes executivas, ou até mesmo passagens aéreas.

Adeque essas indicações às condições de seu negócio. Busque alternativas para oferecer recompensas justas e atrativas para os participantes e desenvolva seu jogo com profissionais qualificados. Atendendo estes pontos, as chances de sua estratégia de Gamification ser bem sucedida são muito maiores, basta divulgar o jogo e esperar os resultados aparecerem.

O que esperar de uma estratégia de Gamification?

Alguns indicadores:

  • Até 2018, o Gamification movimentará mais de cinco U$ 5 bilhões no mundo inteiro (Fonte: Gartner);
  • 61% dos executivos fazem pausas em seu trabalho para jogar (Fonte: Ryan Jerkins);
  • Desde 2010, mais de 350 grandes empresas adotaram a estratégia (Fonte: Huffington Post)

Ou seja, o mercado já está, aos poucos, absorvendo este modelo. Gamification já é amplamente utilizado nos setores de educação e jornalismo, para transmitir um conceito de modo mais assertivo.

A Superinteressante, por exemplo, para apresentar de que modo a máfia napolitana atua nos dias de hoje, criou um newsgame onde o leitor é um agente da Interpol infiltrado na organização criminosa e deve ascender até os cargos mais destacados e, dessa forma, prender o chefão, ao mesmo tempo que o jogador pode fazer uma fortuna com o mundo do crime. No decorrer do game, o leitor aprende de forma lúdica quais os mercados de atuação dos mafiosos, o que a máfia busca em cada parte do mapa, e como é a hierarquia na organização.

Uma pesquisa conduzida pela TalentLMS, empresa estadunidense especializada em eLearning, apontou que 89% das pessoas consultadas afirmaram que um sistema de pontos no ensino impulsionaria seu interesse pelos conteúdos oferecidos.

Logo, se seu objetivo é gerar mais engajamento com marketing digital e realmente impactar seu público positivamente, Gamification é uma alternativa valiosa! Desenvolva seu jogo de modo estratégico, voltado para os objetivos da empresa e dê um grande passo na interação com seus visitantes!

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