Futebol e marketing: o que a Islândia pode nos ensinar?

Futebol e marketing: o que a Islândia pode nos ensinar?

Afinal, qual a relação entre a lógica do marketing e o mundo do futebol? A princípio, pode parecer que não existe relação alguma, que uma coisa está totalmente desprendida da outra. No entanto, os dois têm mais em comum do que pode se pode imaginar. E seu time de marketing tem muito a aprender,  especialmente com a campanha da Islândia nessa Eurocopa.

O futebol é um esporte onde vinte e dois jogadores, onze de cada lado, tem a simples tarefa de colocar a bola pra dentro do gol adversário. O time que o fizer mais vezes, vence a partida e faz a festa de sua torcida. Atualmente, o futebol está inerentemente associado ao bilionário negócio que ele movimenta. Dessa forma, alguns times são muito mais ricos que os demais. Com um orçamento maior, estes times contratam os melhores jogadores, montam os melhores times e, consequentemente, acabam por vencer a maior parte dos campeonatos. Parecido com o mundo empresarial, não é mesmo?

Neste cenário, onde é cada vez mais difícil encontrar times que se destaquem sem um amplo apoio financeiro, sua empresa precisa ficar de olho no que fez a seleção da Islândia na Eurocopa 2016:

Quem é a Islândia no futebol mundial?

A Islândia é uma ilha nórdica que fica entre o continente europeu e a Groenlândia. Sem nunca participar de uma Copa do Mundo, a tradição da Islândia no futebol se baseia nessas comemorações bizarras que chamaram a atenção do mundo inteiro em 2011.

Apesar de sua tradição nula no futebol mundial, a Islândia conquistou vaga no maior torneio entre seleções da Europa, a Eurocopa, que neste ano está sendo disputada na França. O país tem somente 120 jogadores profissionais e nenhum dos 23 convocados para disputar o torneio atua em seu país de origem, estão espalhados por outras ligas europeias. Um de seus treinadores é também dentista.

Evidentemente, esperava-se que a seleção islandesa fosse o saco de pancadas da competição. No entanto, o time surpreendeu o mundo ao chegar às quartas de final, após derrotar a poderosa seleção inglesa nas oitavas de final. Apesar de ter sido derrotada pela França, anfitriã do torneio e dona de vasta tradição futebolística, a Islândia garantiu seu lugar entre as 8 melhores seleções da Europa. Desse modo, a Islândia é um exemplo de superação esportiva, e temos muito a aprender com sua façanha.

O que a Islândia pode ensinar ao meu time de marketing?

Para compreender a mensagem que a Islândia nos deixa, é preciso entender quais características levaram a equipe a chegar tão longe na competição:

#1 Trabalho em equipe: se a Islândia não era capaz de competir de igual para igual com as demais seleções no quesito talento e tinha suas expectativas de sucesso reduzidas graças à falta deste recurso, compensou de outras maneiras. Uma delas foi o trabalho em grupo. Quando um time não conta com grandes estrelas, a única forma de reverter este cenário e barrar as equipes mais fortes é com dedicação tática e total sinergia dentro de campo.

Assim como entre as quatro linhas, dentro de qualquer empresa a perfeita sintonia entre os profissionais e entre os setores é fundamental para superar seus desafios. Isso reflete na produtividade do time, em suas relações de trabalho e também na facilitação de processos internos e externos. Por exemplo, um time de marketing precisa estar plenamente alinhado à equipe de vendas, impulsionando o rendimento de ambos os setores.

Sigurdsson abraça torcedor após derrota para a França. (Foto: Reuters)

Sigurdsson abraça torcedor após derrota para a França. (Foto: Reuters)

#2 Engajamento: estima-se que aproximadamente 10% da população islandesa viajou para acompanhar a seleção in loco na Eurocopa. Essa massa de torcedores que saíram da gelada Islândia para a França protagonizou uma das mais bonitas festas nas arquibancadas da competição. Além de fazerem muito barulho, ao contrário das habituais frias e silenciosas torcidas europeias, os torcedores islandeses demonstraram seu apoio incondicional ao seus jogadores, continuando com seus orgulhosos cantos vikings mesmo ao ver sua seleção sendo goleada, sem piedade, pelos franceses.

Agora pensa no seu time de marketing. Afinal, para quem ele joga? Independente do campo de atuação da sua empresa, é sempre importante engajar seus clientes e seguidores, estabelecendo um laço emocional de confiança, credibilidade e respeito. Essa simpatia não vem de graça, é claro. Para conquistar apoio semelhante, preste atenção na fala do zagueiro islandês Kari Arnason sobre sua torcida, após a classificação para as oitvas de final: “Eu provavelmente conheço 50% dessa multidão. Ou ao menos os reconheço”. Conhecer quem se deseja atingir é o primeiro passo para obter sucesso em engajar sua audiência e alcançar melhores resultados em suas campanhas de marketing.

A Islândia estreiou com empate contra a forte seleção de Portugal. (Foto: EFE/EPA/CJ GUNTHER)

A Islândia estreiou com empate contra a forte seleção de Portugal. (Foto: EFE/EPA/CJ GUNTHER)

#3 Inovação: já na primeira rodada da competição a Islândia enfrentou a forte seleção portuguesa, liderada por Cristiano Ronaldo, três vezes eleito melhor jogador do mundo. Em seguida, encarou a Hungria, em um duelo mais justo, e sacramentou sua classificação vencendo a seleção austríaca. Na fase de oitavas de final, a Islândia bateu a poderosa seleção inglesa, dona da liga de clubes mais disputado do mundo, uma das favoritas ao troféu, antecipando sua eliminação. Em seguida, a França barrou o sonho Islandês com uma vitória por 5 a 2. Uma campanha mais que surpreendente e vitoriosa, tratando-se de uma seleção tão modesta.

Em momentos de instabilidade econômica e incertezas, sua empresa pode se deparar com desafios tão grandes quanto os que enfrentou a seleção da Islândia, não é mesmo? Se os desafios do time de marketing não podem ser comparados ao de um time de futebol, exemplos como este podem servir de inspiração.

Como a Islândia fez para competir de igual para igual contra adversários tão mais poderosos que ela? A resposta é simples: inovação. O trabalho da Islândia consistiu em encontrar brechas nos sistemas táticos adversários, planejando seu jogo de acordo com as circunstâncias de cada partida. Para ela, a única maneira de vencer era inovando taticamente.

A inovação, no caso da Islândia, não consistiu em buscar algo nunca testado, ou totalmente novo no futebol. A inovação islandesa se deu ao estudar o estilo de jogo de seus adversários e antecipar-se aos seus intuitos. Contra a Inglaterra, por exemplo, a Islândia entrou em campo com uma proposta mais defensiva para conter o ataque inglês, formado por Rooney, Kane, Sturridge e Sterling, todos estrelas consagradas internacionalmente. Com a defesa reforçada, contendo a pressão adversário, e efetividade nos contra-ataques, a Islândia conseguiu surpreender a favorita seleção inglesa e seguir adiante.

Sua empresa deve fazer o mesmo, buscar formas de encarar seus obstáculos com inovação. Isso significa analisar seus processos, repensar suas estratégias, de modo a encontrar peças que precisem de melhorias. Então, é o momento de avaliar possíveis inovações e colocá-las em prática, apostar em algo novo para continuar crescendo sempre.

 

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